GEO8_23UND01 - Mapa mundi
Plano de Aula
Plano de aula: América Latina: aspectos naturais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais da América Latina
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Providenciar impressão/xerox do material da atividade (disponível abaixo) para que os alunos realizem a proposta apresentada. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Material complementar:
Imagens América Latina - Contextualização:
Imagens Brasil - Contextualização:
Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TPrcQRx7parntMyY7YV6A5CkFp7pbBMyG6msj28EJNmMWuVbS3nrrmqtsGMX/geo8-23und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf
Link para o mapa
Para você saber mais:
30 maravilhas da América Latina. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/turismo/infograficos/30-maravilhas-america-latina/capa.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.
MORINI, Thiago Ferrer. América Latina foca no turismo para fortalecer sua economia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/22/economia/1529683118_375185.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.
RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio da biodiversidade e geodiversidade existentes na América Latina. Ressalte que a América Latina possui inúmeras particularidades que ocorrem devido à grande extensão latitudinal e longitudinal desta região, o que possibilita a pluralidade dos aspectos naturais latinoamericanos.
Para você saber mais:
RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO