GEO08_16UNID03 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: O Trabalho informal nas grandes cidades da América Latina
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de moradia, circulação e trabalho nas cidades latino-americanas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta ou canetinha, papel sulfite.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRjYgBszQajQtAJxkzTDgFdM4nTaMfvK3SSDrKW6KqEq2cZ5byHbCdxYj5g7/geo08-16unid03-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsHwbkzUFejWByQ9NptKVzFHC8r8MBEnvhP8cTY7xVE3dSAvEPBUhE4fjx9M/geo08-16unid03-problematizacao.pdf
Imagem disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vendedores_ambulantes_-_panoramio.jpg acesso em 21 de novembro de 2018.
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MCRmqzMdygkTWZgYMqYg8wSHH9vnJjZPRPs8PJCm4mfYQqTW3sxjMGrWXMQH/geo08-16unid03-acao-propositiva.pdf
Imagem 3 disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lazer3.jpg acesso em 08 de dezembro de 2018.
Atividade Complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTzgVftM3mMRZXfpycyjNeTwfBBuNzT4t2hkCytgKAQmF2f5qcSf9rAqZCRa/geo08-16unid03-atividade-complementar.pdf
Material complementar:
vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nkHUZgaMxio acesso em 23 de novembro de 2018. O vídeo aborda a questão do trabalho informal no Brasil e faz uma boa caracterização da base conceitual sobre a temática.
Para você saber mais:
Artigo disponível em: http://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_635395/lang--pt/index.htm acesso em 23 de novembro de 2018.
Continuação do vídeo material complementar disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u55AXRlMQ00 acesso em 23 de novembro de 2018.
Artigo disponível em www.revistas.usp.br/prolam/article/download/110375/114106/ acesso em 27 de novembro de 2018, que faz uma analise do trabalho na América Latina.
Artigo diponível em http://csbh.fpabramo.org.br/uploads/mapa_do_trabalho_informal.pdf acesso em 27 de novembro de 2018, que apresenta a estrutura completa do trabalho informal na cidade de São Paulo.
Tema
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Explique que o trabalho informal é o contrário de trabalho formal, e o que difere os dois tipos é a existência ou não de carteira assinada e os benefícios sociais gerados pela formalidade dos contratos trabalhistas, que normalmente seguem regras historicamente constituídas, que denominamos direitos trabalhistas. Neste sentido, as leis variam e modificam ao passar dos anos e de um país para outro. Lembre que no Brasil o que rege o direito trabalhista é a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. Logo, os trabalhadores informais não são abrangidos pela lei e, como consequência, são desprovidos de direitos como a aposentadoria, a seguridade social, décimo terceiro, férias entre outros.
Contextos prévios: O conceito de trabalho permeia tanto o 6º ano e o 7º ano. No 6º ano é observado a estrutura das atividades econômicas entre os setores primário, secundário e terciário, que são devidamente caracterizados conforme a evolução da produção do espaço geográfico. Já no 7º ano o trabalho é visualizado na construção do território brasileiro e na estrutura econômica das regiões e estados do Brasil. Porém, se necessário, retome estes conceitos, bem como a função social do trabalho e sua mudança ao longo do tempo na sociedade contemporânea.
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