Plano de aula: Uma Cidade, Vários Mundos!

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de moradia, circulação e trabalho nas cidades latino-americanas

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens presentes neste plano ou impressas, folha de caderno, caneta, lápis, dicionário.

Material complementar:

Problematização - Imagens para impressão caso não tenha projetor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf

Caso não consiga imprimir para todos os grupos, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou em cantos separados da sala.

Problematização - material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xknHNZffRnvGWdPpT9rP9GE6xC9FhV4NgARpkgWXHrmEa6yt85wmdHwc5qU9/atividade-complementar-localizacao-em-uma-contexto-regional-da-america-latina.pdf Esta atividade poderá ser realizada pelos alunos em outra aula, ou ainda como atividade complementar.

Para você saber mais:

Texto: Segregação Socioeconômica das Cidades Latino-Americanas Aprofunda a Violência - este texto apresenta uma série de dados sobre atual situação da segregação socioeconômica. Disponível em: https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 03 de novembro de 2018.

Artigo periódico apresenta uma análise do conceito de segregação socioeconômica. http://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/coletaneas/article/download/108/99 acesso 09 de novembro de 2018.

Ao longo da construção do conceito a ser trabalhado, alguns tópicos são de suma importância como: ação dos agentes hegemônicos, que controlam a especulação imobiliária, produzindo habitações adequadas há uma camada capaz de adquirir. O processo de periferização que historicamente marcou o processo de urbanização na América Latina, e ação dos agentes políticos que corroboram com a especulação imobiliária e relegam ao descaso a camada da população marginalizada pelo processo. Logo, essa camada adquire uma ação de expansão espacial descontroladas sem acesso ao mínimo de saneamento básico, condições de infraestrutura habitacional como ruas, problemas ligados à violência, enfim, ausência do Estado.

Vídeo diponível em : https://www.youtube.com/watch?v=puIh8Hr8tX4 acesso em 13 de novembro de 2018. O vídeo trata do crescimento das cidades e a periferização/ Sala de notícias - Canal Futura - contemplando os conceitos da aula de maneira direta e contextualizada.

Livro: A Cidade Contemporânea. Segregação Espacial: Segregação Espacial. Corrêa (Org.),Roberto Lobato; Vasconcelos (Org.),Pedro De Almeida; Pintaudi (Org.),Silvana Maria - Contexto, São Paulo, 2013, 208 p.

Contextos prévios:

Definição de Urbanização - processo histórico de crescimento das áreas urbanas em contingente populacional, fruto do êxodo rural;

Êxodo Rural - Saída das famílias do campo para a cidade, enquanto processo migratório que iniciou no século XVIII e se consolidou no século XX.

Crescimento Urbano - Processo de verticalização e horizontalização do espaço da cidade, muitas vez ocorrendo de forma desordenada, gerando os problemas urbanos: violência, saúde pública, trânsito e transporte, poluição do ar e dos rios, impermeabilização do solo, entre outros.

Observação: Boa parte destes elementos são ensinados no 7º ano em um contexto de Brasil, porém por vez é necessário estes contextos serem relembrados na contextualização, que pode ser feito de maneira integrada.

Segregação Socioeconômica

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no centro do quadro da sala. Utilize o dicionário para explicar o significado da palavra “socioeconômico”. Explique que a palavra é a junção do termo “sócio” com o termo “econômico”, e a palavra tem um sentido de caracterizar a situação de isolamento espacial em função da situação econômica de um grupo de pessoas.

Para você saber mais:

Se os alunos questionarem o que significa Segregar, explique que segundo dicionário online disponível em : www.dicio.com.br/segregacao/ acesso em 03 de novembro de 2018. Segregação significa separar, isolar, separar (caso queira leve um dicionário disponível na escola) e Socioeconômico é a junção da palavra sócio - que remete a sociedade, e econômico remete a situação econômica de um grupo social.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA