Plano de Aula

Plano de aula: Regiões Metropolitanas na América Latina

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Segregação e desigualdade socioespacial. Modernização e gentrificação.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

Materiais necessários: Papel pardo ou equipamento para projetar os slides.

Imagem de satélite da Região Metropolitana de São Paulo. Wikimedia commons. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1a/S%C3%A3o_Paulo_Landsat_%28fotografia_de_sat%C3%A9lite%29.jpg>. Acesso em: 22 mar 2019.

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BkArbm54QfBD6vxVqTfhWhCJBub7pR2X4y8wQ7ck59Tcxe7fVdGRWMqeQVXW/geo8-17und02-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

MOTA, Hugo. O que é Região Metropolitana? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-regiao-metropolitana.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Região Metropolitana de São Paulo. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 22 mar 2019.

Região Metropolitana de São Paulo. EMPLASA. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br/RMSP>. Acesso em: 22 mar 2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é conturbação? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-conurbacao.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esse plano de aula busca trabalhar com conceito de conurbação associado à formação de regiões metropolitanas, processo comum nas cidades da América Latina que tiveram rápido processo de urbanização a partir de meados do século XX. Esse crescimento urbano rápido, também foi acelerado e desordenado permitindo que as cidades crescessem horizontalmente promovendo uma fusão entre elas, o que favoreceu a formação de regiões metropolitanas, processo conhecido como conurbação.

Os alunos irão compreender o processo de conurbação e consequente formação de regiões metropolitanas. Como produto final espera-se que eles construam um mural de notícias para dialogar sobre as consequências da formação dessas regiões. Portanto, é necessária uma pesquisa prévia dos alunos acerca do assunto. Solicite-os que tragam notícias ou reportagens de problemas comuns em áreas metropolitanas, tais como: violência urbana, favelização, déficit no transporte público, falta de infraestrutura em geral (saneamento básico, saúde, moradia, educação, segurança, etc), poluição das águas e ar, congestionamentos, desemprego, marginalização e exclusão social, entre outros. Dê preferência para América Latina. Eles podem usar revistas, jornais ou mesmo sites. Se tiver a possibilidade de usar computadores ou celulares no horário de aula, a pesquisa dessas notícias pode ser feita ao longo de seu desenvolvimento.

Como adequar à sua realidade: Esses problemas são bastante comuns nas regiões metropolitanas do Brasil e, portanto, você pode explorar o tema especificamente sobre o país. Como exemplo temos São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre entre outras que se consolidam como grandes cidades e problemáticas em função da carência em infraestrutura.

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