GEO08_17UND03 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Habitações em zonas de risco: alagamentos e deslizamentos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Segregação e desigualdade socioespacial. Modernização e gentrificação.
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
Materiais necessários: imagens de acidentes em áreas de risco (deslizamentos: Angra dos Reis - RJ e Niterói -RJ; alagamentos: Paraty - RJ e Itapecuru Mirim - MA): papel; caneta.
Material complementar:
Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uu7Y9dYxHXw8D7AuvKeNUpVhUQAvxGtnN4b6bwagz2yyuGpnAmZMsbDRaeJJ/geo08-17und03-contextualizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
As imagens apresentadas nessa aula estão disponíveis em:
- Angra dos Reis (RJ) - Vista do Morro da Carioca, no centro de Angra, onde 17 pessoas já morreram por causa do deslizamento, em 04/01/2010. Fonte: Agencia Brasil, Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr, sob licença CC-BY 3.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Angra_dos_Reis-Morro_da_Carioca-2010-01-04.jpg. Acesso em 27/03/2019.
- Vista do Morro do Bumba, onde casas à beira da cratera ainda ameaçam desabar, Niterói (RJ) em 10/04/2010. Fonte: Agencia Brasil, Foto: Vladimir Platonow/ABr, sob licença CC-BY 3.0. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Morro_do_Bumba.jpg. Acesso em 27/03/2019.
- Ruas de Paraty e mais um de seus constantes alagamentos, em 05/10/2013. Fonte:Own work, Foto: Rodrigojordy, sob licença CC-BY 4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ruas_de_Paraty_e_mais_um_de_seus_constantes_alagamentos.JPG. Acesso em 27/03/2019.
- Itapecuru Mirim (MA) - Mesmo sem chuvas há três dias, o nível do rio Itapecuru ainda não baixou e mais de seis mil pessoas já foram afetadas pelas enchentes no município, em 19/05/2009. Fonte: Antonio Cruz/ABr, sob licença CC-BY 30. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Enchente_em_Itapecuru_Mirim.jpg. Acesso em 27/03/2019.
Artigo: “Mapeamento em áreas de risco”, aborda o problema da ocupação em áreas de risco e as principais medidas de correção e prevenção de deslizamentos nessas áreas. Disponível em: http://www.unicamp.br/fea/ortega/temas530/ricardo.htm. Acesso em 27/03/2019.
Artigo: “Ocupação urbana em áreas de risco de deslizamento: a "Suíça brasileira" e as favelas” de Rosa Filho, Arthur e Cortez, Ana Tereza Caceres traz o Registros de acidentes associados a escorregamentos: 1928-2005, além de contexto histórico de ocupação em áreas de risco. Disponível em: http://www.filo.uba.ar/contenidos/investigacion/institutos/geo_bkp/geocritica2010/361.htm. Acesso em 27/03/2019.
Reportagem: “A questão da ocupação humana” aborda o assunto de enchentes e deslizamentos com influência antrópica. Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/aguas_abril/parte-03.asp. Acesso em 27/03/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades suas consequências, principalmente acerca de ocupação em áreas irregulares e habitações precárias.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão dos problemas das ocupações em zonas de risco, ou seja, as consequências das habitações em áreas precárias, principalmente enchentes e deslizamentos, associados com os aspectos naturais do ambiente, como o relevo íngreme ou plano e as chuvas intensas. A ideia é a aprendizagem a partir de um jogo de perguntas. Inicialmente os alunos irão analisar 4 imagens de problemas comuns das ocupações em áreas de risco, que demonstram deslizamentos/desmoronamentos e enchentes/alagamentos. Na sequência, a sala deve ser dividida em dois grupos: um deve representar as enchentes e alagamentos em áreas de várzeas de rios e baixadas; e outro representar os deslizamentos e desmoronamentos em áreas de encostas e escorregadias. Eles devem elaborar perguntas para o outro grupo responder acerca desse assunto, com respostas que sejam Verdadeiras ou Falsas. Dessa forma, o grupo que mais acertar as questões acerca do assunto alheio, vence a partida.
Como adequar à sua realidade: A reportagem: “Com quase metade da população em áreas com risco de desabamento e alagamento, Salvador lidera índice nacional do IBGE “ aborda sobre áreas de risco potenciais no país. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/com-quase-metade-da-populacao-em-areas-com-risco-de-desabamento-e-alagamento-salvador-lidera-indice-nacional-do-ibge.ghtml. Acesso em 27/03/2019.
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