GEO08_17UND03 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Habitações em zonas de risco: alagamentos e deslizamentos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Segregação e desigualdade socioespacial. Modernização e gentrificação.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
Materiais necessários: imagens de acidentes em áreas de risco (deslizamentos: Angra dos Reis - RJ e Niterói -RJ; alagamentos: Paraty - RJ e Itapecuru Mirim - MA): papel; caneta.
Material complementar:
Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uu7Y9dYxHXw8D7AuvKeNUpVhUQAvxGtnN4b6bwagz2yyuGpnAmZMsbDRaeJJ/geo08-17und03-contextualizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
As imagens apresentadas nessa aula estão disponíveis em:
- Angra dos Reis (RJ) - Vista do Morro da Carioca, no centro de Angra, onde 17 pessoas já morreram por causa do deslizamento, em 04/01/2010. Fonte: Agencia Brasil, Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr, sob licença CC-BY 3.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Angra_dos_Reis-Morro_da_Carioca-2010-01-04.jpg. Acesso em 27/03/2019.
- Vista do Morro do Bumba, onde casas à beira da cratera ainda ameaçam desabar, Niterói (RJ) em 10/04/2010. Fonte: Agencia Brasil, Foto: Vladimir Platonow/ABr, sob licença CC-BY 3.0. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Morro_do_Bumba.jpg. Acesso em 27/03/2019.
- Ruas de Paraty e mais um de seus constantes alagamentos, em 05/10/2013. Fonte:Own work, Foto: Rodrigojordy, sob licença CC-BY 4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ruas_de_Paraty_e_mais_um_de_seus_constantes_alagamentos.JPG. Acesso em 27/03/2019.
- Itapecuru Mirim (MA) - Mesmo sem chuvas há três dias, o nível do rio Itapecuru ainda não baixou e mais de seis mil pessoas já foram afetadas pelas enchentes no município, em 19/05/2009. Fonte: Antonio Cruz/ABr, sob licença CC-BY 30. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Enchente_em_Itapecuru_Mirim.jpg. Acesso em 27/03/2019.
Artigo: “Mapeamento em áreas de risco”, aborda o problema da ocupação em áreas de risco e as principais medidas de correção e prevenção de deslizamentos nessas áreas. Disponível em: http://www.unicamp.br/fea/ortega/temas530/ricardo.htm. Acesso em 27/03/2019.
Artigo: “Ocupação urbana em áreas de risco de deslizamento: a "Suíça brasileira" e as favelas” de Rosa Filho, Arthur e Cortez, Ana Tereza Caceres traz o Registros de acidentes associados a escorregamentos: 1928-2005, além de contexto histórico de ocupação em áreas de risco. Disponível em: http://www.filo.uba.ar/contenidos/investigacion/institutos/geo_bkp/geocritica2010/361.htm. Acesso em 27/03/2019.
Reportagem: “A questão da ocupação humana” aborda o assunto de enchentes e deslizamentos com influência antrópica. Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/aguas_abril/parte-03.asp. Acesso em 27/03/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades suas consequências, principalmente acerca de ocupação em áreas irregulares e habitações precárias.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão dos problemas das ocupações em zonas de risco, ou seja, as consequências das habitações em áreas precárias, principalmente enchentes e deslizamentos, associados com os aspectos naturais do ambiente, como o relevo íngreme ou plano e as chuvas intensas. A ideia é a aprendizagem a partir de um jogo de perguntas. Inicialmente os alunos irão analisar 4 imagens de problemas comuns das ocupações em áreas de risco, que demonstram deslizamentos/desmoronamentos e enchentes/alagamentos. Na sequência, a sala deve ser dividida em dois grupos: um deve representar as enchentes e alagamentos em áreas de várzeas de rios e baixadas; e outro representar os deslizamentos e desmoronamentos em áreas de encostas e escorregadias. Eles devem elaborar perguntas para o outro grupo responder acerca desse assunto, com respostas que sejam Verdadeiras ou Falsas. Dessa forma, o grupo que mais acertar as questões acerca do assunto alheio, vence a partida.
Como adequar à sua realidade: A reportagem: “Com quase metade da população em áreas com risco de desabamento e alagamento, Salvador lidera índice nacional do IBGE “ aborda sobre áreas de risco potenciais no país. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/com-quase-metade-da-populacao-em-areas-com-risco-de-desabamento-e-alagamento-salvador-lidera-indice-nacional-do-ibge.ghtml. Acesso em 27/03/2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO