Plano de Aula

Plano de aula: Habitações em zonas de risco: alagamentos e deslizamentos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Segregação e desigualdade socioespacial. Modernização e gentrificação.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

Materiais necessários: imagens de acidentes em áreas de risco (deslizamentos: Angra dos Reis - RJ e Niterói -RJ; alagamentos: Paraty - RJ e Itapecuru Mirim - MA): papel; caneta.

Material complementar:

Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uu7Y9dYxHXw8D7AuvKeNUpVhUQAvxGtnN4b6bwagz2yyuGpnAmZMsbDRaeJJ/geo08-17und03-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

As imagens apresentadas nessa aula estão disponíveis em:

Artigo: “Mapeamento em áreas de risco”, aborda o problema da ocupação em áreas de risco e as principais medidas de correção e prevenção de deslizamentos nessas áreas. Disponível em: http://www.unicamp.br/fea/ortega/temas530/ricardo.htm. Acesso em 27/03/2019.

Artigo: “Ocupação urbana em áreas de risco de deslizamento: a "Suíça brasileira" e as favelas” de Rosa Filho, Arthur e Cortez, Ana Tereza Caceres traz o Registros de acidentes associados a escorregamentos: 1928-2005, além de contexto histórico de ocupação em áreas de risco. Disponível em: http://www.filo.uba.ar/contenidos/investigacion/institutos/geo_bkp/geocritica2010/361.htm. Acesso em 27/03/2019.

Reportagem: “A questão da ocupação humana” aborda o assunto de enchentes e deslizamentos com influência antrópica. Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/aguas_abril/parte-03.asp. Acesso em 27/03/2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades suas consequências, principalmente acerca de ocupação em áreas irregulares e habitações precárias.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão dos problemas das ocupações em zonas de risco, ou seja, as consequências das habitações em áreas precárias, principalmente enchentes e deslizamentos, associados com os aspectos naturais do ambiente, como o relevo íngreme ou plano e as chuvas intensas. A ideia é a aprendizagem a partir de um jogo de perguntas. Inicialmente os alunos irão analisar 4 imagens de problemas comuns das ocupações em áreas de risco, que demonstram deslizamentos/desmoronamentos e enchentes/alagamentos. Na sequência, a sala deve ser dividida em dois grupos: um deve representar as enchentes e alagamentos em áreas de várzeas de rios e baixadas; e outro representar os deslizamentos e desmoronamentos em áreas de encostas e escorregadias. Eles devem elaborar perguntas para o outro grupo responder acerca desse assunto, com respostas que sejam Verdadeiras ou Falsas. Dessa forma, o grupo que mais acertar as questões acerca do assunto alheio, vence a partida.

Como adequar à sua realidade: A reportagem: “Com quase metade da população em áreas com risco de desabamento e alagamento, Salvador lidera índice nacional do IBGE “ aborda sobre áreas de risco potenciais no país. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/com-quase-metade-da-populacao-em-areas-com-risco-de-desabamento-e-alagamento-salvador-lidera-indice-nacional-do-ibge.ghtml. Acesso em 27/03/2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA