Plano de Aula

Plano de aula: Cortiços e Favelas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Segregação e desigualdade socioespacial. Modernização e gentrificação.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho. Assim como a habilidade EF08GE10, que busca distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos, que pode se inspirar nesse plano de aula para buscar movimentos sociais comuns em cortiços e/ou favelas.

Materiais necessários: Vídeo Cortiço x Favela, de Maiara Lisboa, em 01/09/2009, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uCxnnuAcr5w. Acesso em 28/03/2019.

Para você saber mais:

Sobre o assunto consulte o trabalho escolar: “Favelização: As Favelas e os Cortiços” , disponível em: http://www.geografia-ensinareaprender.com/2014/07/favelizacao-as-favelas-e-os-corticos.html. Acesso em 28/03/2019.

A matéria: Os cortiços eram melhores que as favelas”, por Anthony Ling, em 25/10/2013, discorre a criação dos cortiços no Brasil no século XIXdisponível em: https://caosplanejado.com/os-corticos-eram-melhores-que-as-favelas/. Acesso em 28/03/2019.

Sobre os problemas dos cortiços consulte: “Cortiços: o mercado habitacional de exploração da pobreza”, por Luis Kohara, em 05/09/2012. disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Corticos-o-mercado-habitacional-de-exploracao-da-pobreza/5/25899. Acesso em 28/03/2019.

Sobre tipos de cortiços e suas características, disponível em: http://bibocaambiental.blogspot.com/2012/04/corticofavela.html. Acesso em 28/03/2019.

Sobre definição de favela e dados mundiais a respeito acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Favela. Acesso em 28/03/2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Nesse plano de aula os alunos irão diferenciar a origem e formação de cortiços e favelas e apontar os principais problemas nesses ambientes. Cortiços e favelas são habitações precárias comuns em cidades grandes do mundo, inclusive nos países da América Latina. Geralmente ocorrem em áreas irregulares e apresentam como principal característica a falta de infraestrutura. Os alunos vão assistir a um vídeo (2 min e 12s) que apresenta imagens de cortiços e favelas com fundo sonoro de poesia ou música (Trecho do Livro O Cortiço, e música Eu Sou Favela, Seu Jorge). Na sequência, propõe-se que discutam a temporalidade, contexto e história do surgimento desses lugares e apontem os principais problemas comuns encontrados no cotidiano da população que ali vive.

O produto final é uma encenação de alguns dos problemas levantados pelos alunos, como uma cena de teatro. Para isso, você pode dividir a sala em grupos de 3 a 5 pessoas para que exponham a maior quantidade de problemas possíveis. Lembre-se de diferenciar grupos: alguns que devem trabalhar com o contexto do cortiço e outros com contexto da favela.

Se achar interessante, pode fazer um trabalho interdisciplinar com o professor(a) de Língua Portuguesa a respeito do livro “O Cortiço” de Aluísio Azevedo e acerca da música de Seu Jorge.

Como adequar à sua realidade: Se houver alunos que vivenciam essa realidade, explique que irá abordar o assunto pelo contexto histórico e que eles podem relatar suas experiências ou problemas observados para o produto final sugerido nesse plano de aula. Sobre favelas de São Paulo consulte: http://www.sp-turismo.com/sao-paulo/favelas.htm. Acesso em 28/03/2019

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO