GEO08_16UNID02 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Há um caos no transporte Urbano na América do Sul?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de moradia, circulação e trabalho nas cidades latino-americanas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você professor possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE16) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, analisar a situação do trânsito e transporte urbano, enquanto fruto do processo de urbanização e expansão das cidades, principalmente nas grandes cidades da América Latina. A partir da análise, levantar a problemática do modo de transporte mais usado, o carro, e os problemas gerados a partir deste modal. Com isso os alunos poderão levantar possíveis soluções mais adequadas ao transporte urbano.
Materiais necessários: Lápis, folha papel sulfite, cartolina, caneta ou canetinha.
Material complementar: Imagens presentes neste plano.
Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VQjGrtjCqsJ7W66rTh6dvbwgVffSrkzp6BmJKayR47XdnqMmnpauke88efFS/geo08-16unid02-contextualizacao.pdf
Caso não haja trânsito da magnitude apresentada na contextualização, faça uma exercício de imaginação, ou apresente o vídeo diponível em: https://youtu.be/WP_gcRCs9xM (acesso em 09 de novembro de 2018) mostrando a realidade do Rio de Janeiro.
Ação propositiva - Material para impressão https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NeWNEQvwP8RthRPns8nbuDTwF7FejhUMeaAJBVQ2ARMPTBEz4dvzy9vjSEKM/geo08-16unid02-acao-propositiva.pdf
Link para os mapas:
Contextualização - MAPA - Região Metropolitana da Cidade do México - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P5wTfFsCYSFa3FnwxNq277cDERWc5YPEHMtNr6WY8Fsd4JAenBTmAQtWNhYz/mapa-regiao-metropolitana-da-cidade-do-mexico-problematizacao.pdf
MAPA - Região Metropolitana da Cidade do México. Diponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Regi%C3%A3o_Metropolitana_da_Cidade_do_M%C3%A9xico.png. Acesso em: 09 de novembro de 2018.
Atividade complementar- Esta atividade visa trabalhar leitura de tabela, integrada ao mapa e assim criar a possibilidade de leitura e interpretação cartográfica aplicada a habilidade. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4rzbSANnyM27TzRGPfPdfNZDtN5WCBChDEVvZnSaCaa9YU8GqqVkAzHz5Ns/geo08-16unid02-atividade-cmplementar.pdf
Para você saber mais: Artigo disponível em:
http://www.mobilize.org.br/noticias/10624/como-buenos-aires-esta-renovando-sua-mobilidade-urbana.html . Acesso em: 09 de novembro de 2018, apresenta um bom exemplo de mobilidade urbana na cidade de Buenos Aires, que resignifica o papel do automóvel no espaço urbano.
Sobre a metodologia ativa utilizada neste plano você pode saber mais em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem acesso em 25 de novembro de 2018.
Contextos prévios:
Urbanização: Em Geografia a urbanização é caracterizada pelo processo histórico de concentração populacional nas cidades impulsionado pelo êxodo rural, e tem como reflexo a Expansão Urbana que é a ampliação do uso do solo para construção de habitações e equipamentos urbanos, também conhecido como horizontalização e verticalização do espaço das cidades.
Uma das consequências mais marcante deste processo é refletida nos meios de transportes urbanos, dentro de um contexto histórico em que o modo de transporte mais utilizado nas Grandes cidades da América Latina, é o automóvel, o carro, moldado por uma forte política histórica ligada ao próprio crescimento urbano/industrial. Nesta perspectiva, os problemas associados a esta opção são sentidas pela densa população, como o congestionamentos, a poluição do ar, a poluição sonora, entre outros associados a expansão do solo urbano como os alagamentos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva o tema no quadro. Faça uma fala inicial sobre o tema da aula, mostrando que apesar do tema fazer uma análise do trânsito e transporte da América Latina.
Para você saber mais:
Este artigo apresenta informações sobre o congestionamento no mundo, disponível em https://g1.globo.com/carros/noticia/mesmo-com-melhora-rio-e-uma-das-10-cidades-mais-congestionadas-do-mundo.ghtml acesso em 09 de novembro de 2018.
Este trabalho está disponível em: https://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Artigo-Mobilidade.pdf . Acesso em: 27 de novembro de 2018, apresenta um relatório sobre a situação da mobilidade urbana sob perspectiva do uso da tecnologia na cidade de São Paulo.
Este capítulo do Estatuto da Cidade, apresenta um diagnóstico geral da situação da mobilidade urbana no Brasil, traça dos desafios e as perspectivas, disponível em http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/160920_estatuto_cidade_cap14.pdf . Acesso em 27 de novembro de 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO