Plano de Aula

Plano de aula: A cidade dos homens latinos americanos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de moradia, circulação e trabalho nas cidades latino-americanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, papel sulfite, régua, lápis de cor e canetinha ou nanquim

Material complementar:

Contextualização para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Xz79rZxbNBezkxGk6kSh68Z4yuKdUq5H3pzMjpSqXTjz5hju32RCZcUUUMU/contextualizacao.pdf

Problematização para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVbgP6VUwhqXuHaVPbNhvVqYVvqrEU6GytC82bNjwZUNMzpe7TyuFvajZTmu/problematizacao.pdf

Ação Propositiva para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pjZDrgN7z6hYWpQmSBZ3eSFPrZRMZx2xcUsrQzs8nDMm5gpcdCCgmBFK53Rm/geo8-16und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

4 motivos para produzir histórias em quadrinhos nas aulas de Geografia. Geografia para professores (blog). Disponível em: <https://geografiaparaprofessores.wordpress.com/2014/11/25/4-motivos-para-produzir-historias-em-quadrinhos-nas-aulas-de-geografia/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CAIADO, Ellen Campos. Como construir história em quadrinhos com os alunos. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARNEIRO, Mirian Chaves. A história em quadrinhos e suas características textuais. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27990>. Acesso em: 15 jan. 2019.

NEVES, Pedro Dias Mangolini; RUBIRA, Felipe Gomes. Histórias em quadrinhos na geografia escolar. Geografia: Ensino & Pesquisa, vol. 21 (2017), n.3, pp. 118-129. Diponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/26546/pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

TANGERINA, Rafael da Silva. De quem é a cidade? Disponível em: <http://parquedaciencia.blogspot.com/2013/09/de-quem-e-cidade.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Questione os alunos se as cidades respeitam o espaço do homem, se elas foram ou são construídas a fim de atender o conceito de cidadania, se as pessoa se sentem pertencentes às cidades. Busque fazer entender que o espaço urbano muitas vezes sucumbe a interesses que não são alinhados à demanda do homem, refletindo o conflito constante do espaço, seja por habitação, lazer, cultura, alimentação, transporte e outros.

Este tema ainda aborda as características do território, pois a identidade e o pertencimento geram esse debate entre a realidade e o convívio social no espaço das cidades.

Para você saber mais:

TANGERINA, Rafael da Silva. De quem é a cidade? Disponível em: <http://parquedaciencia.blogspot.com/2013/09/de-quem-e-cidade.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO