GEO7_11UND05 - Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: A Caatinga
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Esta é a 5ª aula de um conjunto de dez planos de aula com foco em caracterizar e reconhecer a importância dos biomas brasileiros.
Neste plano específico, o objetivo de aprendizagem é caracterizar o bioma da Caatinga e relacionar seus processos formadores com a sua distribuição no território brasileiro. Nesta aula, a Inteligência Artificial (IA) não será usada como ferramenta, mas será motivo de discussão. Os estudantes farão um debate sobre a possibilidade de implantação de um centro de dados de IA no semiárido brasileiro, para compreender seus impactos ambientais, principalmente em relação à crise hídrica.
Veja a sequência de todos os dez planos de aula aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos, estruturados com base na decomposição das aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando seu funcionamento e seus impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet e projetor.
Materiais diversos:
slide com imagem da Caatinga, anexo com mapa, anexo com enigma e anexo com reportagens.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Biodiversidade brasileira
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer o bioma Caatinga, seu processo de formação e distribuição no território brasileiro.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
Acesse
- Jornal da Unesp. Estudo revela importância da Caatinga para o sequestro do carbono no contexto brasileiro. (https://jornal.unesp.br/2025/07/28/estudo-revela-importancia-da-caatinga-para-o-sequestro-do-carbono-no-contexto-brasileiro/)
- National Geographic Brasil. Caatinga — único bioma 100% brasileiro, esconde riquezas naturais subestimadas. (https://www.nationalgeographicbrasil.com/natgeo-ilustra/caatinga)
- Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Caatinga. (https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade-e-biomas/biomas-e-ecossistemas/biomas/caatinga)
- Embrapa. Bioma Caatinga — A Caatinga. (https://www.embrapa.br/bioma-caatinga/a-caatinga)
- Revista Pesquisa Fapesp. Novo mapeamento expõe diversidade da Caatinga. (https://revistapesquisa.fapesp.br/novo-mapeamento-expoe-diversidade-da-caatinga/)
Bibliografia
- Chapada Diamantina – Caatinga [#1] | Terra Negra. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4y7nnBbl9Lo. Acesso em: 30 out. 2025.
- Climas do Brasil. Só Geografia. Disponível em: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/. Acesso em: 30 out. 2025.
- FURLAN, Sueli. Domínio das Caatingas. Disponível em: http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Sueli/2s_2015/Biogeografia/Aula_Dominio_das_Caatingas_2015.pdf. Acesso em: 30 out. 2025.
- SANTOMAURO, B.; TREVISAN, R.; FERREIRA, C. Por que não chove no sertão nordestino? Nova Escola, 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2187/por-que-nao-chove-no-sertao-nordestino. Acesso em: 30 out. 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a compreensão sobre o bioma da Caatinga, onde predomina uma vegetação adaptada ao ambiente seco (xerófita), como cactos, arbustos e alguns tipos de árvores de médio porte, como o umbuzeiro. Dos ambientes semiáridos do mundo, a Caatinga é a que apresenta a maior biodiversidade. É um bioma único no planeta. É encontrada principalmente no sertão nordestino, uma área de difícil penetração da umidade. A leste, o Planalto da Borborema bloqueia a umidade vinda do oceano. Ao sul e a oeste, as massas de ar que se aproximam vêm de muito longe e descarregam sua umidade antes de chegar à região. Além disso, trata-se de uma área de alta pressão atmosférica, que transporta o calor para outras áreas. O período de chuvas corresponde ao momento em que a Zona de Convergência Intertropical se desloca mais ao sul.
Conversa inicial/Introdução
Introdução:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: Pergunte à turma:
- Vocês conhecem o bioma Caatinga?
- O que significa Semiárido? É a mesma coisa que “ambiente seco”?
Se estiverem em uma área de Caatinga, peça aos estudantes que comentem sobre a paisagem do lugar onde moram.
Projete a imagem da Caatinga (em anexo) e peça que os estudantes escrevam no caderno uma descrição do que veem na foto. Pode ter uma ou duas linhas. Você também pode usar imagens de algum atlas ou até mesmo do livro didático disponível na escola.
Bela foto de paisagem de árvores do deserto em um campo seco, com um incrível céu azul nublado. Crédito: Wirestock/GettyImages
Oriente para que procurem observar a maior quantidade de detalhes possível. Por exemplo:
- Existe vegetação? Como ela é? O relevo é plano ou acidentado? É seco ou úmido? Como é o solo?
Amplie a discussão: peça que imaginem como deve ser viver nesse ambiente.
- Quais animais vivem ali? Onde eles se escondem? O que comem? E as pessoas dessa região: que desafios podem encontrar? Que tipos de alimentos são cultivados nesta região?
A partir da descrição dos estudantes, peça que compartilhem e escolham algumas palavras-chave para escrever, no quadro, por exemplo: seca, calor, deserto, espinhos, cactos. Caso os estudantes não participem ativamente, sugira alguns termos conhecidos pela turma ou questione-os a partir dos conhecimentos que já têm ou relacionados ao seu contexto. Por exemplo: se eles conhecem lagartixas, pergunte-lhes se eles acham que esses animais vivem em um ambiente de deserto e por quê. Ajude-os com a resposta: as lagartixas são répteis adaptadas a diversos ambientes e habitats; por isso, há espécies que vivem em locais secos, pois conseguem se camuflar na areia e nas rochas para se esconder de predadores e caçar pequenos animais e insetos, conseguindo sobreviver mesmo com pouca água. Muitas têm hábitos noturnos e passam o dia dormindo sob rochas e areia, protegendo-se do calor e da desidratação. Faça essa dinâmica com outros elementos para ampliar e alimentar o debate.
Explique que a palavra semiárido é uma mistura de duas: semi, que significa “metade”, e árido, que quer dizer “seco”. A foto que eles descreveram é de uma paisagem da Caatinga, um ambiente seco.
Contextualização:
Tempo previsto: 5 minutos
Orientações: projete o mapa a seguir (você pode imprimi-lo do anexo ou usar um mapa do Brasil disponível na escola e destacar, com giz de lousa, a área específica).
Ilustração: Rafael Martins da Costa/Nova Escola
Chame a atenção dos alunos para a mancha rosa que fica no Nordeste do Brasil.
- O que é essa região rosa? Quais estados fazem parte dela?
Explique que é ali que encontramos o clima semiárido no país e que quase toda a parte rosa se encontra na sub-região do Sertão nordestino. Relacione as características desses estados à descrição da imagem da Caatinga feita anteriormente, mostrando-lhes o mapa a seguir (disponível no segundo slide do anexo):
Fonte: Mapa de Biomas e de Vegetação. IBGE. Disponíve em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 31 jan. 2019
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO