GE07_09UND08 - Contextualização - Mapa malha ferroviária de Minas Gerais
Plano de Aula
Plano de aula: O Alfabeto Cartográfico
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro
Por: Murilo Rossi
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a interpretação e produção de mapas temáticos a um alfabeto cartográfico já consolidado na Cartografia, ou seja, a grafia do mapa composta basicamente por pontos, linhas e áreas. Essa estrutura é básica para elaborar qualquer mapa, seja em meio digital ou não, sendo uma linguagem necessária para o aluno visando um entendimento dos fenômenos geográficos contidos num fundo de mapa plano. Para isso, será produzido um mapa com a proposta do aluno vivenciar e reconhecer os significados do alfabeto cartográfico em sua estrutura.
Materiais necessários:
Projetor de slides e/ou cópia dos mapas dos slides; lápis; borracha; papel; Atlas geográfico.
Material complementar:
Mapa malha ferroviária de Minas Gerais - Contextualização
Produção de mapa - Ação Propositiva
Mapa modelo Região Sudeste - Ação Propositiva
Mapa mudo Região Sudeste - Ação Propositiva
Para você saber mais:
Os elementos que compõem um mapa
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa Acesso em 06 abr. 2019.
Alfabetização cartográfica
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica Acesso em 06 abr. 2019.
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS
Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID666_30062015084533.pdf Acesso em 06 abr. 2019.
O Significado das Representações Gráficas Cartográficas no Ensino
Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-o-significado-das-representacoes-graficas-cartograficas-no-ensino.pdf Acesso em 06 abr. 2019.
Mapas Temáticos
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm Acesso em 06 abr. 2019.
Tipos de Mapas
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-mapas.htm Acesso em 06 abr. 2019.
Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos
Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/3483?lang=pt Acesso em 06 abr. 2019.
Contextos prévios: um mínimo de necessidade do aluno já compreender representação cartográfica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir as formas de se representar fenômenos geográficos em um mapa, a partir de seu alfabeto cartográfico. Muitas vezes é difícil para a criança associar cognitivamente um símbolo gráfico com sua representação de algum fato da realidade, como por exemplo um ponto representando uma cidade. Essa lógica representativa tem que ser apresentada pelo professor aos alunos, facilitando a apreensão dos conhecimentos geográficos a partir dos mapas temáticos. E para isso o aluno precisa ter noções básicas de representação gráfica nos mapas.
Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO