Plano de Aula

Plano de aula: O Alfabeto Cartográfico

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a interpretação e produção de mapas temáticos a um alfabeto cartográfico já consolidado na Cartografia, ou seja, a grafia do mapa composta basicamente por pontos, linhas e áreas. Essa estrutura é básica para elaborar qualquer mapa, seja em meio digital ou não, sendo uma linguagem necessária para o aluno visando um entendimento dos fenômenos geográficos contidos num fundo de mapa plano. Para isso, será produzido um mapa com a proposta do aluno vivenciar e reconhecer os significados do alfabeto cartográfico em sua estrutura.

Materiais necessários:

Projetor de slides e/ou cópia dos mapas dos slides; lápis; borracha; papel; Atlas geográfico.

Material complementar:

Mapa malha ferroviária de Minas Gerais - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8ZUrHzhk4QGUcgeqn4W8VfH3fFq3kj8uhzgAaZ72nRyDqdkvA5GqNjEUqdsB/ge07-09und08-contextualizacao-mapa-malha-ferroviaria-de-minas-gerais.pdf

Produção de mapa - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9f9YWmMRs6Mf5Aw34yF6m5vpbAePMEguvJacghaFJY8eweHDevecuyqwpuTU/ge07-09und08-acao-propositiva-producao-de-mapa.pdf

Mapa modelo Região Sudeste - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WAFZ7nTnKDyqMSAQczVnfSw9PYBm6gVAAHDmP8DbjdDBu9tkPRgtdwG3f5hX/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-modelo-regiao-sudeste.pdf

Mapa mudo Região Sudeste - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zNJwbQmRp8vZcn7g9aSRYv2hNPsrpa3G863Ym6X8myRJTPn559VRez7AE9FD/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-mudo-regiao-sudeste.pdf

Para você saber mais:

Os elementos que compõem um mapa

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa Acesso em 06 abr. 2019.

Alfabetização cartográfica

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica Acesso em 06 abr. 2019.

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS

Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID666_30062015084533.pdf Acesso em 06 abr. 2019.

O Significado das Representações Gráficas Cartográficas no Ensino

Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-o-significado-das-representacoes-graficas-cartograficas-no-ensino.pdf Acesso em 06 abr. 2019.

Mapas Temáticos

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm Acesso em 06 abr. 2019.

Tipos de Mapas

Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-mapas.htm Acesso em 06 abr. 2019.

Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos

Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/3483?lang=pt Acesso em 06 abr. 2019.

Contextos prévios: um mínimo de necessidade do aluno já compreender representação cartográfica.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir as formas de se representar fenômenos geográficos em um mapa, a partir de seu alfabeto cartográfico. Muitas vezes é difícil para a criança associar cognitivamente um símbolo gráfico com sua representação de algum fato da realidade, como por exemplo um ponto representando uma cidade. Essa lógica representativa tem que ser apresentada pelo professor aos alunos, facilitando a apreensão dos conhecimentos geográficos a partir dos mapas temáticos. E para isso o aluno precisa ter noções básicas de representação gráfica nos mapas.

Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.

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