Plano de Aula

Plano de aula: Leitura e interpretação de mapas cartográficos

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade se refere ao desenvolvimento e aprofundamento da leitura e interpretação de mapas cartográficos, focando na análise e compreensão de seus principais elementos: título, tema, convenções cartográficas e legenda.

Materiais necessários: projetor, computador, papel A4, lápis, régua, borracha, lápis de cor

Para você saber mais:

O mapa é um dos principais instrumentos de estudo e análise do espaço geográfico e também um dos principais aliados do professor de geografia em sala de aula. Para tanto, é muito importante que os alunos estejam familiarizados com esta importante ferramenta geográfica.

Há muito tempo o homem utiliza os mapas como instrumento de orientação, localização e comunicação, precedendo a própria escrita. Nos dias atuais isso não é diferente, podendo ser utilizados por cientistas e leigos, viajantes ou engenheiros, alunos e professores. Por ter a espacialização de fenômenos (naturais e sociais) como uma de suas principais obrigações, os mapas ganham grande importância nas aulas de geografia.

Nunca é demais lembrar que o mapa não é uma fotografia onde todos os elementos (naturais e humanos) estão presentes. Como uma primeira aproximação ao tema, podemos dizer que o mapa é uma representação análoga à realidade, ou seja, ele é um desenho que representa um determinado local (rua, bairro, município, país, etc.) através de símbolos. Neste contexto, o mapa, enquanto representação gráfica, é um misto de ciência, arte, técnica e linguagem que, através de uma visão vertical (demonstra um local visto de cima) demonstra uma determinada característica geográfica (clima, relevo, economia, etc.) do local selecionado.

Para desenvolver uma boa leitura e interpretação de mapas geográficos é necessário estar atento aos seus principais elementos: título, tema, legenda, escala, convenções cartográficas, legenda e orientação.

Material complementar: todas as imagens, mapas e textos utilizados nesta aula (Geo07_09Un01) estão disponíveis no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dDJdR7RTKv65WdgmjcMaa6J2s9MAJkQW45TGCnNVQZTe66mDy98nArcnJsuD/ge07-09un01.pdf

Link para os mapas e demais imagens utilizados nesta aula (GEO07_09UN01): Acesso em 03 de novembro de 2018.

Mapa Brasil Antigo. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf>

Mapa da América do Sul. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/map9773.pdf>

Mapa Rio de Janeiro. Disponível em: <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/estados//rio_janeiro.pdf>

Mapa de relevo do Rio de Janeiro. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/atlas_educacionais/atlas_geografico_escolar/mapas_do_brasil/mapas_estaduais/fisico/rio_de_janeiro.pdf>

Sugestões de pesquisas:

MARTINELLI, Marcelo. Cartografia temática: caderno de mapas. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=c8oCNsR6714C&oi=fnd&pg=PA11&dq=related:BKzi_T_kuKQJ:scholar.google.com/&ots=nOsubGopjf&sig=RI2ckoxzm9EAOYyUBNbfSfAqfLc#v=onepage&q&f=false >Acesso em 03 de novembro de 2018.

FONSECA, Fernanda Padovesi. O potencial analógico da cartografia. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/cartografia_tematica/leitura%201/fernanda.pdf > Acesso em 30 de novembro de 2018.

ARCHELA, Rosely Sampaio. Orientações metodológicas para construção e leitura de mapas temáticos. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/3483?lang=pt#tocto2n3 > Acesso em 10 de novembro de 2018.

Como são feitos os mapas? IBGE.Youtube. 28 de maio de 2015. 13m55s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em 05 nov. 2018.

ALMEIDA, Rosângela Doin. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2014.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Este plano de aula tem por objetivo desenvolver no aluno uma correta leitura e interpretação de mapas cartográficos através da observação, análise, comparação e reflexão de alguns de seus principais elementos (título, tema, simbologia e legenda).

O plano se inicia com uma observação e comparação de mapas, seguido da análise e reflexão da simbologia cartográfica (linhas, pontos, cores, etc.). Como ação propositiva, os alunos terão que produzir um mapa da escola e, para concluir a aula, terão que produzir um pequeno texto que explique a importância e função das convenções cartográficas e da legenda nos mapas.

Obs.: A questão da escala cartográfica não será abordado neste plano.

Para iniciar, solicite aos seus alunos que se organizem em duplas ou trios (esta configuração deverá ser mantida até o final da aula) e certifique-se que tenham em mãos os materiais necessários para a realização desta aula: caneta, lápis, borracha, régua, lápis de cor e papel A4 ( que poderá ser substituído por outro papel, ou mesmo a folha do caderno). Após organizados os grupos, projete as imagens presentes nos próximos slides e informe que eles deverão observar as principais informações, características, semelhanças e diferenças entre os mapas apresentados.

Se a sua escola não possui um projetor de imagens, faça o download e imprima as imagens utilizadas neste plano.

Como adequar à sua realidade: Você poderá substituir os mapas utilizados por estes planos por outros que contemplem o estado e/ou município onde se localiza a escola. Você também poderá utilizar mapas presentes no atlas ou no livro didático do aluno.

Para você saber mais:

O mapa é um dos principais instrumentos de estudo e análise do espaço geográfico e também um dos principais aliados do professor de geografia em sala de aula. Para tanto, é muito importante que os alunos estejam familiarizados com esta importante ferramenta geográfica.

Há muito tempo o homem utiliza os mapas como instrumento de orientação, localização e comunicação, precedendo a própria escrita. Nos dias atuais isso não é diferente, podendo ser utilizados por cientistas e leigos, viajantes e engenheiros, alunos e professores. Por ter a espacialização de fenômenos (naturais e sociais) como uma de suas principais obrigações, os mapas ganham grande importância nas aulas de geografia.

Nunca é demais lembrar que o mapa não é uma fotografia onde todos os elementos (naturais e humanos) estão presentes. Como uma primeira aproximação ao tema, podemos dizer que o mapa é uma representação análoga à realidade, ou seja, ele é um desenho que representa um determinado local (rua, bairro, município, país, etc.) através de símbolos. Neste contexto, o mapa, enquanto representação gráfica, é um misto de ciência, arte, técnica e linguagem que, através de uma visão vertical (demonstra um local visto de cima) demonstra uma determinada característica geográfica (clima, relevo, economia, etc.) do local selecionado.

Para desenvolver uma boa leitura e interpretação de mapas geográficos é necessário estar atento aos seus principais elementos: título, tema, legenda, escala, convenções cartográficas, legenda e orientação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos