GE07_09UN01
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura e interpretação de mapas cartográficos
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade se refere ao desenvolvimento e aprofundamento da leitura e interpretação de mapas cartográficos, focando na análise e compreensão de seus principais elementos: título, tema, convenções cartográficas e legenda.
Materiais necessários: projetor, computador, papel A4, lápis, régua, borracha, lápis de cor
Para você saber mais:
O mapa é um dos principais instrumentos de estudo e análise do espaço geográfico e também um dos principais aliados do professor de geografia em sala de aula. Para tanto, é muito importante que os alunos estejam familiarizados com esta importante ferramenta geográfica.
Há muito tempo o homem utiliza os mapas como instrumento de orientação, localização e comunicação, precedendo a própria escrita. Nos dias atuais isso não é diferente, podendo ser utilizados por cientistas e leigos, viajantes ou engenheiros, alunos e professores. Por ter a espacialização de fenômenos (naturais e sociais) como uma de suas principais obrigações, os mapas ganham grande importância nas aulas de geografia.
Nunca é demais lembrar que o mapa não é uma fotografia onde todos os elementos (naturais e humanos) estão presentes. Como uma primeira aproximação ao tema, podemos dizer que o mapa é uma representação análoga à realidade, ou seja, ele é um desenho que representa um determinado local (rua, bairro, município, país, etc.) através de símbolos. Neste contexto, o mapa, enquanto representação gráfica, é um misto de ciência, arte, técnica e linguagem que, através de uma visão vertical (demonstra um local visto de cima) demonstra uma determinada característica geográfica (clima, relevo, economia, etc.) do local selecionado.
Para desenvolver uma boa leitura e interpretação de mapas geográficos é necessário estar atento aos seus principais elementos: título, tema, legenda, escala, convenções cartográficas, legenda e orientação.
Material complementar: todas as imagens, mapas e textos utilizados nesta aula (Geo07_09Un01) estão disponíveis no link abaixo:
Link para os mapas e demais imagens utilizados nesta aula (GEO07_09UN01): Acesso em 03 de novembro de 2018.
Mapa Brasil Antigo. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf>
Mapa da América do Sul. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/map9773.pdf>
Mapa Rio de Janeiro. Disponível em: <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/estados//rio_janeiro.pdf>
Mapa de relevo do Rio de Janeiro. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/atlas_educacionais/atlas_geografico_escolar/mapas_do_brasil/mapas_estaduais/fisico/rio_de_janeiro.pdf>
Sugestões de pesquisas:
MARTINELLI, Marcelo. Cartografia temática: caderno de mapas. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=c8oCNsR6714C&oi=fnd&pg=PA11&dq=related:BKzi_T_kuKQJ:scholar.google.com/&ots=nOsubGopjf&sig=RI2ckoxzm9EAOYyUBNbfSfAqfLc#v=onepage&q&f=false >Acesso em 03 de novembro de 2018.
FONSECA, Fernanda Padovesi. O potencial analógico da cartografia. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/cartografia_tematica/leitura%201/fernanda.pdf > Acesso em 30 de novembro de 2018.
ARCHELA, Rosely Sampaio. Orientações metodológicas para construção e leitura de mapas temáticos. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/3483?lang=pt#tocto2n3 > Acesso em 10 de novembro de 2018.
Como são feitos os mapas? IBGE.Youtube. 28 de maio de 2015. 13m55s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em 05 nov. 2018.
ALMEIDA, Rosângela Doin. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Este plano de aula tem por objetivo desenvolver no aluno uma correta leitura e interpretação de mapas cartográficos através da observação, análise, comparação e reflexão de alguns de seus principais elementos (título, tema, simbologia e legenda).
O plano se inicia com uma observação e comparação de mapas, seguido da análise e reflexão da simbologia cartográfica (linhas, pontos, cores, etc.). Como ação propositiva, os alunos terão que produzir um mapa da escola e, para concluir a aula, terão que produzir um pequeno texto que explique a importância e função das convenções cartográficas e da legenda nos mapas.
Obs.: A questão da escala cartográfica não será abordado neste plano.
Para iniciar, solicite aos seus alunos que se organizem em duplas ou trios (esta configuração deverá ser mantida até o final da aula) e certifique-se que tenham em mãos os materiais necessários para a realização desta aula: caneta, lápis, borracha, régua, lápis de cor e papel A4 ( que poderá ser substituído por outro papel, ou mesmo a folha do caderno). Após organizados os grupos, projete as imagens presentes nos próximos slides e informe que eles deverão observar as principais informações, características, semelhanças e diferenças entre os mapas apresentados.
Se a sua escola não possui um projetor de imagens, faça o download e imprima as imagens utilizadas neste plano.
Como adequar à sua realidade: Você poderá substituir os mapas utilizados por estes planos por outros que contemplem o estado e/ou município onde se localiza a escola. Você também poderá utilizar mapas presentes no atlas ou no livro didático do aluno.
Para você saber mais:
O mapa é um dos principais instrumentos de estudo e análise do espaço geográfico e também um dos principais aliados do professor de geografia em sala de aula. Para tanto, é muito importante que os alunos estejam familiarizados com esta importante ferramenta geográfica.
Há muito tempo o homem utiliza os mapas como instrumento de orientação, localização e comunicação, precedendo a própria escrita. Nos dias atuais isso não é diferente, podendo ser utilizados por cientistas e leigos, viajantes e engenheiros, alunos e professores. Por ter a espacialização de fenômenos (naturais e sociais) como uma de suas principais obrigações, os mapas ganham grande importância nas aulas de geografia.
Nunca é demais lembrar que o mapa não é uma fotografia onde todos os elementos (naturais e humanos) estão presentes. Como uma primeira aproximação ao tema, podemos dizer que o mapa é uma representação análoga à realidade, ou seja, ele é um desenho que representa um determinado local (rua, bairro, município, país, etc.) através de símbolos. Neste contexto, o mapa, enquanto representação gráfica, é um misto de ciência, arte, técnica e linguagem que, através de uma visão vertical (demonstra um local visto de cima) demonstra uma determinada característica geográfica (clima, relevo, economia, etc.) do local selecionado.
Para desenvolver uma boa leitura e interpretação de mapas geográficos é necessário estar atento aos seus principais elementos: título, tema, legenda, escala, convenções cartográficas, legenda e orientação.
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