GE07_09UN01
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura e interpretação de mapas cartográficos
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade se refere ao desenvolvimento e aprofundamento da leitura e interpretação de mapas cartográficos, focando na análise e compreensão de seus principais elementos: título, tema, convenções cartográficas e legenda.
Materiais necessários: projetor, computador, papel A4, lápis, régua, borracha, lápis de cor
Para você saber mais:
O mapa é um dos principais instrumentos de estudo e análise do espaço geográfico e também um dos principais aliados do professor de geografia em sala de aula. Para tanto, é muito importante que os alunos estejam familiarizados com esta importante ferramenta geográfica.
Há muito tempo o homem utiliza os mapas como instrumento de orientação, localização e comunicação, precedendo a própria escrita. Nos dias atuais isso não é diferente, podendo ser utilizados por cientistas e leigos, viajantes ou engenheiros, alunos e professores. Por ter a espacialização de fenômenos (naturais e sociais) como uma de suas principais obrigações, os mapas ganham grande importância nas aulas de geografia.
Nunca é demais lembrar que o mapa não é uma fotografia onde todos os elementos (naturais e humanos) estão presentes. Como uma primeira aproximação ao tema, podemos dizer que o mapa é uma representação análoga à realidade, ou seja, ele é um desenho que representa um determinado local (rua, bairro, município, país, etc.) através de símbolos. Neste contexto, o mapa, enquanto representação gráfica, é um misto de ciência, arte, técnica e linguagem que, através de uma visão vertical (demonstra um local visto de cima) demonstra uma determinada característica geográfica (clima, relevo, economia, etc.) do local selecionado.
Para desenvolver uma boa leitura e interpretação de mapas geográficos é necessário estar atento aos seus principais elementos: título, tema, legenda, escala, convenções cartográficas, legenda e orientação.
Material complementar: todas as imagens, mapas e textos utilizados nesta aula (Geo07_09Un01) estão disponíveis no link abaixo:
Link para os mapas e demais imagens utilizados nesta aula (GEO07_09UN01): Acesso em 03 de novembro de 2018.
Mapa Brasil Antigo. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf>
Mapa da América do Sul. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/map9773.pdf>
Mapa Rio de Janeiro. Disponível em: <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/estados//rio_janeiro.pdf>
Mapa de relevo do Rio de Janeiro. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/atlas_educacionais/atlas_geografico_escolar/mapas_do_brasil/mapas_estaduais/fisico/rio_de_janeiro.pdf>
Sugestões de pesquisas:
MARTINELLI, Marcelo. Cartografia temática: caderno de mapas. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=c8oCNsR6714C&oi=fnd&pg=PA11&dq=related:BKzi_T_kuKQJ:scholar.google.com/&ots=nOsubGopjf&sig=RI2ckoxzm9EAOYyUBNbfSfAqfLc#v=onepage&q&f=false >Acesso em 03 de novembro de 2018.
FONSECA, Fernanda Padovesi. O potencial analógico da cartografia. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/cartografia_tematica/leitura%201/fernanda.pdf > Acesso em 30 de novembro de 2018.
ARCHELA, Rosely Sampaio. Orientações metodológicas para construção e leitura de mapas temáticos. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/3483?lang=pt#tocto2n3 > Acesso em 10 de novembro de 2018.
Como são feitos os mapas? IBGE.Youtube. 28 de maio de 2015. 13m55s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em 05 nov. 2018.
ALMEIDA, Rosângela Doin. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Este plano de aula tem por objetivo desenvolver no aluno uma correta leitura e interpretação de mapas cartográficos através da observação, análise, comparação e reflexão de alguns de seus principais elementos (título, tema, simbologia e legenda).
O plano se inicia com uma observação e comparação de mapas, seguido da análise e reflexão da simbologia cartográfica (linhas, pontos, cores, etc.). Como ação propositiva, os alunos terão que produzir um mapa da escola e, para concluir a aula, terão que produzir um pequeno texto que explique a importância e função das convenções cartográficas e da legenda nos mapas.
Obs.: A questão da escala cartográfica não será abordado neste plano.
Para iniciar, solicite aos seus alunos que se organizem em duplas ou trios (esta configuração deverá ser mantida até o final da aula) e certifique-se que tenham em mãos os materiais necessários para a realização desta aula: caneta, lápis, borracha, régua, lápis de cor e papel A4 ( que poderá ser substituído por outro papel, ou mesmo a folha do caderno). Após organizados os grupos, projete as imagens presentes nos próximos slides e informe que eles deverão observar as principais informações, características, semelhanças e diferenças entre os mapas apresentados.
Se a sua escola não possui um projetor de imagens, faça o download e imprima as imagens utilizadas neste plano.
Como adequar à sua realidade: Você poderá substituir os mapas utilizados por estes planos por outros que contemplem o estado e/ou município onde se localiza a escola. Você também poderá utilizar mapas presentes no atlas ou no livro didático do aluno.
Para você saber mais:
O mapa é um dos principais instrumentos de estudo e análise do espaço geográfico e também um dos principais aliados do professor de geografia em sala de aula. Para tanto, é muito importante que os alunos estejam familiarizados com esta importante ferramenta geográfica.
Há muito tempo o homem utiliza os mapas como instrumento de orientação, localização e comunicação, precedendo a própria escrita. Nos dias atuais isso não é diferente, podendo ser utilizados por cientistas e leigos, viajantes e engenheiros, alunos e professores. Por ter a espacialização de fenômenos (naturais e sociais) como uma de suas principais obrigações, os mapas ganham grande importância nas aulas de geografia.
Nunca é demais lembrar que o mapa não é uma fotografia onde todos os elementos (naturais e humanos) estão presentes. Como uma primeira aproximação ao tema, podemos dizer que o mapa é uma representação análoga à realidade, ou seja, ele é um desenho que representa um determinado local (rua, bairro, município, país, etc.) através de símbolos. Neste contexto, o mapa, enquanto representação gráfica, é um misto de ciência, arte, técnica e linguagem que, através de uma visão vertical (demonstra um local visto de cima) demonstra uma determinada característica geográfica (clima, relevo, economia, etc.) do local selecionado.
Para desenvolver uma boa leitura e interpretação de mapas geográficos é necessário estar atento aos seus principais elementos: título, tema, legenda, escala, convenções cartográficas, legenda e orientação.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: O mapa deste slide foi confeccionado no ano de 1546 por Pierre Descelliers, refletindo as técnicas e crenças existentes naquele período. Como uma primeira aproximação ao tema, solicite que os alunos observem o mapa e digam quais informações contidas nele mais chamaram a atenção. Informe que, naquele tempo, a cartografia era vista como arte, ou seja, possuía uma forte preocupação estética, daí a presença de iluminuras (“adornos” decorativos), mas sem abrir mão da técnica, daí a sua elevada precisão, visto que servia aos interesses da colonização e do mercantilismo europeu. Diga aos seus alunos que, por se tratar de uma representação antiga, não existe no mapa título, legenda ou escala. Aproveite e construa com a turma um título apropriado para ele.
Mapa de Pierre Descelliers. Parte americana do planisfério feito em Arques (França) - 1546
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf > Acesso em 03 de nov. 2018.
Material complementar: os mapas utilizados na etapa da contextualização deste plano (Geo07_09Un01) poderão ser baixados no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NVqQmuPxnw2Nn3fuMwfu5AQnuZfGWz38j2Pp89QHpzYqeb5fu8SvzPqWtU9j/ge07-09un01-contextualizacao.pdf
Contextualização
Orientações: liste no quadro os principais elementos constitutivos de uma representação cartográfica (título, convenções cartográficas, legenda, orientação e escala) e solicite aos alunos que identifiquem cada um deles no mapa. Promova uma reflexão na turma sobre importância de cada um deles nos mapas.
América do Sul. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/map9773.pdf > Acesso em 03 de nov. 2018.
Material complementar: os mapas utilizados na etapa da contextualização deste plano (Geo07_09Un01) poderão ser baixados no link abaixo:
Contextualização
Orientações: solicite aos seus alunos que comparem os dois mapas e apontem suas semelhanças e diferenças. Informe que cada um deles foi confeccionado em tempos diferentes, refletindo a cartografia de seu tempo. Vale ressaltar que, atualmente, a cartografia utiliza modernas técnicas (sensoriamento remoto, imagens de satélites, computadores, impressoras, etc.) de obtenção de dados, captura de imagens e produção de mapas, o que a torna muito mais precisa.
Material complementar: os mapas utilizados na etapa da contextualização deste plano (Geo07_09Un01) poderão ser baixados no link abaixo:
Contextualização
Orientações: Este momento é muito importante neste plano, pois é onde serão analisadas algumas simbologias utilizadas em mapas geográficos escolares. É somente a partir do entendimento destes signos que os alunos serão capazes de ler e interpretar adequadamente mapas cartográficos. Informe à turma que qualquer elemento (natural ou antrópico) significativo presente no espaço geográfico poderá ser representado através de símbolos (linhas, pontos, figuras geométricas, cores, hachuras, etc.), de forma a transmitir a informação de maneira simples e direta. Não se esqueça de informá-los que esses símbolos são convencionados (convenções cartográficas), ou seja, são “padronizados” de forma a facilitar a sua interpretação. Solicite aos alunos que analisem os símbolos contidos nas legendas utilizadas neste slide, destacando a gradação de cores (frias e quentes) utilizadas para representar a variação do relevo.
Para saber mais: para que um mapa se comunique com o seu leitor, ele se utiliza de símbolos (signos) para representar a ocorrência e localização de objetos (ruas, rios, etc.) e fenômenos (urbanização, desmatamento, etc.) presentes no espaço geográfico. Isto se dá através da utilização de linhas, pontos, cores, hachuras, etc. De maneira geral, os símbolos presentes nos mapas podem ser agrupados em três categorias:
- símbolos pontuais: utilizados para representar pequenas localidades, objetos ou elementos nos mapas. Ex.: portos, aeroportos, capitais, picos, etc.
- símbolos lineares: são utilizados para representar objetos de grande extensão e largura pequena. Ex.: ruas, avenidas, rios, divisas, etc.
- símbolos zonais: utilizados para representar objetos ou fenômenos de grande extensão em relação à área representada no mapa, através de hachuras ou cores,. Ex.: climas, relevo, vegetação, etc.
Material complementar: as legendas e os mapas utilizados na etapa da contextualização deste plano (Geo07_09Un01) poderão ser baixados no link abaixo:
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: estando os alunos familiarizados com o alfabeto cartográfico (simbologia), chegou a hora de desenvolver neles a correta leitura e interpretação de mapas cartográficos. Os mapas presentes neste e no próximo slide servirão de base para esse desenvolvimento. Solicite que os alunos leiam o mapa, identifiquem os seus principais elementos (título, tema e simbologia), interpretem e analisem as principais informações contidas nele.
Como adequar à sua realidade: Você poderá substituir os mapas utilizados nesta etapa do plano por outros que contemplem o estado e/ou município onde se localiza a escola. Você também poderá utilizar mapas presentes no atlas ou no livro didático do aluno.
Para você saber mais:
O mapa utilizado neste slide utiliza variáveis visuais discretas, ou seja, demonstra simplesmente a existência, extensão e localização de objetos e/ou fenômenos (sociais ou naturais) presentes na área representada, através de variáveis visuais seletivas: pontos, linhas, cores, etc.
Mapa do Rio de Janeiro. Disponível em: < https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/estados//rio_janeiro.pdf > Acesso em 03 de nov. 2018.
Material complementar: os mapas utilizados nesta etapa de problematização do plano (Geo07_09Un01) poderão ser baixados no link abaixo:
Sugestões de pesquisas:
NUNES, Christian. Variáveis visuais e a legenda representadas no mapa. Disponível em: <http://www.geoluislopes.com/2014/12/variaveis-visuais-e-legenda-representadas-no-mapa.html> Data de acesso: 20 nov. 2018.
Problematização
Orientações: Solicite que seus alunos interpretem o mapa deste slide, analisando seus principais elementos, simbologias, semelhanças e diferenças para o mapa do slide anterior. Se for preciso, informe que, além dos símbolos que representam os rios, estradas e cidades, este mapa utiliza um gradação de cores (frias e quentes) para representar a variação do relevo do estado do Rio de Janeiro, cuja explicação está contida na legenda. É fundamental que os alunos entendam as diferentes simbologias utilizadas neste mapa, para que a sua interpretação ganhe amplitude e profundidade.
Para você saber mais:
O mapa deste slide utiliza diferentes variáveis visuais para representar objetos e fenômenos presentes no estado do Rio de Janeiro. As
variáveis visuais discretas, são utilizadas simplesmente para representar a localização e/ou extensão de rios, rodovias e cidades. Já as variáveis contínuas demonstram, além da existência, localização e extensão, a variação do relevo no estado do Rio de Janeiro, através de uma gradação de cores (frias e quentes), demonstrando ordenamento e hierarquização do fenômeno representado, onde as cores frias (azul escuro, azul claro, verde escuro e verde claro) representam as áreas de baixa altitude e as cores quentes (amarelo, laranja, vermelho) para as áreas de maior altitude.
Mapa de relevo do Rio de Janeiro. Disponível em <ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/atlas_educacionais/atlas_geografico_escolar/mapas_do_brasil/mapas_estaduais/fisico/rio_de_janeiro.pdf. Acesso em 03 de nov. 2018.
Ação propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: este é o momento em que os alunos colocarão “a mão na massa”. Cada dupla ou trio terá a tarefa de produzir um mapa que será usado na orientação de visitantes que a escola receberá. Os alunos deverão utilizar variáveis visuais discretas (linhas, pontos, formas geométricas, etc.) e/ou variáveis visuais contínuas (gradação de cores) para representar os diferentes objetos e ambientes existentes na escola (salas de aula, refeitório, quadra esportiva, pátio, direção, etc.). Deixe claro aos seus alunos que o mapa deverá obrigatoriamente conter título, símbolos e legenda. Não se preocupe com escala cartográfica nesta atividade.
Para tornar a atividade mais individualizada e participativa, você poderá requerer que os alunos pintem o mapa produzido utilizando uma gradação de cores frias (azul escuro, azul claro, verde escuro e verde claro) e cores quentes (amarelo, laranja, vermelho) para representar os sentimentos que têm para cada ambiente da escola (sala de aula, laboratório de informática, direção, quadra poliesportiva, pátio, etc.), sendo as cores quentes utilizadas para os lugares que eles mais gostam na escola. Desta forma, os lugares que eles mais gostam deverão estar pintados de vermelho, enquanto os lugares que eles menos gostam de azul escuro.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Entregue a cada grupo de alunos recortes de papel contendo, cada qual, um conceito chave da cartografia (convenções cartográficas, representação, símbolos, legenda, mapas) dispostos em ordem aleatória. Solicite que reflitam sobre o mapa que elaboraram e que escrevam um pequeno texto, utilizando os conceitos contidos nos recortes, que explique o que são mapas e a importância dos símbolos e da legenda para a sua compreensão.
Material complementar: os conceitos utilizados nesta etapa sistematização deste plano de aula (Geo07_09Un01) poderão ser baixados no link abaixo:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); câmera, Google Maps e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Este plano de aula tem a proposta de aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem cartográfica. É importante destacar que este plano avança, em termos de complexidade, quanto à interpretação cartográfica, o que significa que ele não deve inaugurar o contato dos estudantes com a linguagem cartográfica. Para a apresentação do tema da aula, a sugestão é enviar os dois mapas que estão na contextualização do plano original e convidar os alunos para o desafio: "você sabe ler um mapa?".
Contextualização
Com base nos dois mapas enviados para a apresentação da aula, a contextualização partirá para a identificação das diferenças entre os elementos cartográficos neles presentes. Solicite aos estudantes que, por escrito, no caderno de Geografia, respondam aos seguintes questionamentos sobre os dois mapas: "Observem os elementos cartográficos: legenda, escala, orientação, título e convenções cartográficas. O que podemos notar de diferente entre os dois mapas?". Esse momento é muito importante, pois serão analisadas algumas simbologias utilizadas em mapas geográficos escolares. É somente a partir do entendimento desses signos que os alunos serão capazes de ler e interpretar adequadamente mapas cartográficos. Faça um vídeo informando e apontando nos mapas que qualquer elemento (natural ou antrópico) significativo, presente no espaço geográfico, poderá ser representado através de símbolos (linhas, pontos, figuras geométricas, cores, hachuras etc.), de modo a transmitir informações de maneira simples e direta. Não se esqueça de informá-los que esses símbolos são convencionados (convenções cartográficas), ou seja, são “padronizados” de modo a facilitar a sua interpretação. Solicite aos alunos que analisem os símbolos contidos nas legendas utilizadas neste slide, destacando a gradação de cores (frias e quentes) utilizadas para representar a variação do relevo. Envie o vídeo aos estudantes por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica.
Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da originalmente proposta no plano de aula. A primeira adaptação é que a atividade será feita em duplas. Além disso, o mapa produzido será do quarteirão da residência dos estudantes. Para ajudá-los a visualizar os detalhes do quarteirão sem sair de casa, indique o uso do Google Maps, disponível aqui. Envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica a seguinte comanda para a atividade:
Vamos produzir um mapa do quarteirão da sua residência?
Imagine a seguinte situação: sua família pediu pizza para a pizzaria do bairro e o entregador não localizou o seu endereço. Ele ligou para a sua residência e explicou que é novo no bairro e ainda está sem internet para usar o localizador do celular. Pediu a você que ajudasse enviando um mapa com a identificação da localização da residência no seu quarteirão. Para que o entregador chegue logo com a sua pizza, será necessário ser o mais específico possível, afinal, a pizza da sua família está esfriando. Vamos ajudá-lo?
Oriente que os alunos utilizem no mapa variáveis visuais discretas (linhas, pontos, formas geométricas etc.) e/ou variáveis visuais contínuas (gradação de cores) para representarem os diferentes objetos e ambientes existentes no quarteirão da residência (estabelecimentos comerciais, vegetação de grande porte, banca de jornal, prédios etc). Deixe claro aos seus alunos que o mapa deverá obrigatoriamente conter título, símbolos e legenda. Não se preocupe com escala cartográfica nessa atividade. Para tornar a atividade mais individualizada e participativa, você poderá requerer que os alunos pintem o mapa produzido utilizando uma gradação de cores frias (azul escuro, azul claro, verde escuro e verde claro) e cores quentes (amarelo, laranja, vermelho) para representarem os sentimentos que têm em relação a cada elemento do quarteirão da casa, sendo as cores quentes utilizadas para os lugares de que eles mais gostam. Dessa forma, os lugares de que eles mais gostam deverão estar pintados de vermelho, enquanto os lugares de que menos gostam, de azul escuro.
Sistematização
Finalizado o mapa, solicite que, com a ajuda de um familiar, os estudantes o fotografem e enviem por e-mail ou WhatsApp. Reúna todos os mapas em um único arquivo e devolva à turma uma coleção de mapas do quarteirão da casa dos estudantes. Certamente, será um momento de descontração observar a forma como cada um representou os elementos do espaço no entorno da residência.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre os mapas históricos do mundo. Indique que naveguem pelo site disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Allan Pacheco
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Desenvolver a leitura e a interpretação de mapas cartográficos, destacando seus principais elementos (título, convenções cartográficas, legenda).
Habilidade (s) da Base: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA