Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Aprendizagem | Geografia


Por: Paula Salas

Mapa mostra o que há do outro lado do mar

Uma imagem famosa na internet pode ajudar a ampliar a visão da sua turma sobre cartografia

Brasil: Toda a costa do país coincide com o continente africano. O Rio de Janeiro, por exemplo, se localiza na altura da Namíbia. Ilustração: Rodrigo Damati

Imagine a seguinte situação: você está sentado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, de frente para o mar, e sua vista alcance o que está do outro lado do Oceano Atlântico. Que país você veria no horizonte? É mais ou menos esse exercício de imaginação que cartógrafos fizeram para criar mapas que saciassem a curiosidade. Por meio do uso de cores, eles traçam faixas latitudinais (isto é, na horizontal) que mostram isso. Na internet, diversas versões do desenho fazem sucesso, como a que foi criada pela Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês) e teve centenas de compartilhamentos no Twitter. Já o jornal americano The Washington Post (bit.ly/mapatematico) entrou na onda com uma reportagem que trouxe uma série de mapas, com diferentes recortes do globo terrestre. No final da matéria, disponibilizados o link para baixar os mapas temáticos que preparamos para você usar também poder utilizá-los em sala de aula! 

O mais interessante é que dá para ir além da curiosidade divertida. Para Laércio Furquim, assessor pedagógico do Time de Autores de NOVA ESCOLA, é possível desenvolver, a partir do material, um princípio central da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia: o raciocínio geográfico, com o qual o aluno entende o mundo e o cotidiano a partir dos conhecimentos da disciplina. Os encontros e desencontros das faixas coloridas ajudam a comparar países numa mesma região, debater as relações comerciais etc. Ah, e voltando à pergunta inicial, você deve estar curioso para saber o que, afinal, existe depois do mar de Copacabana. A resposta está no mapa!

TRÊS IDEIAS PARA PLANEJAR SUA AULA

Mapa pode ser um bom ponto de partida para trabalhar conteúdos de Geografia:

1. Debata a cartografia
Os alunos podem comparar o desenho plano com um globo terrestre: quais as diferenças entre eles? Há distorções? A investigação rende uma boa discussão. Também dá para abordar os conceitos de longitude e latitude, propondo que a turma pense como poderia ir de um ponto a outro.

2. Compare as regiões
Outra possibilidade é analisar lugares situados na mesma faixa ou latitude, ou em latitudes diferentes. Eles possuem as mesmas características de clima e vegetação? A posição longitudinal tem alguma interferência? Que outros fatores influenciam a geografia de determinado país?

3. Discuta comércio e cultura
Países próximos ou na mesma faixa podem desenvolver relações comerciais e culturais, e até constituir blocos econômicos – ou não. Ponha os alunos para pensar sobre as razões dessas trocas ou distanciamentos e traga os fatores históricos e sociais que interferem no processo.

Clique aqui e baixe o Mapa