GEO9_15UND01 - Mapas e Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Mapas temáticos e suas informações geográficas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas entre regiões continentais e subcontinentais.
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa habilidade consiste em comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. Seu objetivo é promover a leitura e a elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.
O conteúdo de cartografia faz parte do sexto ano, quando se inicia uma alfabetização cartográfica. Nessa idade, no entanto, as crianças não possuem um senso crítico aguçado para que o professor trabalhe com os mapas sem recair sobre o mero uso do recurso visual com o objetivo de ilustrar ou até mesmo “concretizar” a realidade.
Essa aula se dedica a aproximar os alunos do momento de elaboração do mapa temático pensando no público-alvo e no tipo de informação que se quer passar. O mapa será aqui trabalhado de maneira que os alunos agucem seu senso crítico, tanto no momento de elaboração de seus próprios mapas quanto ao perceberem que os mapas são feitos por homens, e, por isso, cobertos de intenções.
Materiais necessários: Papel sulfite, cola, hidrocor, lápis de cor, tesoura, textos, fotografias, mapas mudo do IBGE, tabelas retirados de jornais e revistas e o que mais o professor julgar interessante para a elaboração do mapa.
Pesquise com antecedência algum mapa turístico da sua cidade e/ou um mapa de um empreendimento imobiliário para que os alunos percebam durante a problematização que algumas características do local são obliteradas para valorizar o local e convencer o leitor daquele mapa de que trata-se de um ambiente lindo, amplo, agradável, arborizado etc.
Material complementar:
Mapas e imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2K5mbDpK6qa8QAEmW2QjxhC332PzHF4ExFywmXqF7959pbccwgGZ4PJ5vaRc/geo9-15und01-mapas-e-imagens.pdf
Link para os mapas:
Mapa do metrô de Nova York disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/NYC_subway-4D.svg. Acesso em 17 de janeiro de 2019.
Mapa da África mostrando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de seus países em 2017, com base nos dados do Relatório do Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, divulgado em 14 de setembro de 2018. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Choropleth_maps#/media/File:African_countries_by_Human_Development_Index_(2017).png. Acesso em 17 de janeiro de 2019.
Mapa invertido da América do Sul, de Torres García. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joaqu%C3%ADn_Torres_Garc%C3%ADa_-_Am%C3%A9rica_Invertida.jpg. Acesso em 17 de janeiro de 2019.
Mapa mental. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/19/Mental_map.png. Acesso em 01 de fevereiro de 2019.
Mapas mudo do IBGE. Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html. Acesso em 17 de janeiro de 2019.
Para você saber mais:
Sobre cartografia escolar:
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (org.) Cartografia Escolar. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Texto sobre mapas e educação geográfica:
GIRARDI, Gisele. Mapas alternativos e educação geográfica. Revista Percursos (Florianópolis), v. 13, n. 2, 2012. pp. 39-51. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2759/2196>. Acesso em: 15 jan. 2019.
Sobre cartografia em sala de aula:
SIMIELLI, M. E. R.. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: FANI, A. (org.) A geografia na sala de aula. 8ª ed.. São Paulo: Contexto, 2009.
Sobre visão política dos mapas:
HARLEY, Brian. Mapas, saber e poder. Confins: Revista franco-brasileira de geografia, n. 5, 2009. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/5724?lang=pt>. Acesso em: 15 jan. 2019.
O site Global Forest Watch permite que qualquer pessoa acesse as informações sobre o desmatamento no mundo inteiro, praticamente em tempo real. Trata-se de um mapa interativo, que coleta informações de diferentes satélites de monitoramento e transforma esses dados em material visual, conectado aos mapas virtuais do Google.
Disponível em: <https://www.globalforestwatch.org/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
Matéria do jornal OGlobo sobre o ocultamento das favelas do Rio de janeiro nos mapas turísticos:
ZARUR, Camila; LIMA Ludmilla. Folheto da Riotur distribuído a turistas tira favelas da geografia da cidade.O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/rio/folheto-da-riotur-distribuido-turistas-tira-favelas-da-geografia-da-cidade-21806418#ixzz4sMuVfUfA>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Sobre o mapa invertido de Torres-García e sua relação com a geografia:
SALES, Carla. Cartografia, arte e visões de mundo na reprodução do “mapa invertido da América do Sul”. Revista Espaço e Cultura (UERJ), n. 39, 2016. pp. 157-174. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/31756>. Acesso em: 20 jan 2019.
Conceitos prévios: Anamorfose geográfica (mapas esquemáticos que não apresentam escala cartográfica).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique que nessa aula eles vão relembrar o que são mapas temáticos. Para isso, terão contato com diversos deles, mesmo com aqueles que não parecem tanto um mapa dito tradicional.
Diga que o mapa surgiu como uma forma de expressão e comunicação entre os homens e que como um sistema de comunicação, o mapa exige uma “escrita” e, consequentemente uma “leitura” (OLIVEIRA, 2010). Eles verão algumas formas dessa “escrita” e poderão tentar “ler” os mapas a serem apresentados.
Em seguida, pergunte se eles se acham capazes de se comunicar através dos mapas e se conseguiriam passar aos leitores uma mensagem. Será que para isso é preciso saber usar ferramentas de precisão e cálculos matemáticos? É isso que será visto ao longo da aula.
Para você saber mais:
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (org.) Cartografia Escolar. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.
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