GE07_09UND05 - Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: As linhas imaginárias e os mapas
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano tem como objetivo refletir o conteúdo ideológico presente na construção dos mapas cartográficos, tendo como base a projeção cilíndrica e as suas consequentes distorções.
Materiais necessários: Globo terrestres, cópia das imagens utilizadas no plano, folha de atividade da etapa da ação propositiva e sistematização, lápis, borracha, lápis de cor.
Material complementar: Todas as imagens utilizadas neste plano estão presentes nos links abaixo.
GE07_09UND05 - Contextualização:
GE07_09UND05 - Problematização:
GE07_09UND05 - Ação Propositiva:
Links para os mapas:
Projeção de Mercator: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercator_projection_SW.jpg
Projeção de Gall-Peters: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Gall-Peters_projection#/media/File:Gall-peters2.jpg
Mapa-múndi Australiano: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1555&evento=5
Para você saber mais:
Quando se trabalha com mapas feitos em pequenas escalas (que mostram áreas muito grandes) é necessário ter clareza da existência das distorções (de área, forma e/ou distâncias) como uma consequência inevitável do processo de se representar em um mapa plano a superfície esférica da Terra, ou seja, sempre que se projeta num mapa plano bidimensional uma superfície que é curva (tridimensional) se produz deformações. Dito isto, podemos afirmar que não existe um mapa melhor ou um mapa pior, mas sim, um mapa que atenda ou que se adapte melhor a uma determinada finalidade.
As projeções cartográficas se baseiam em princípios e relações matemáticas e geométricas na elaboração de mapas. Apesar deste plano de aula se ater à projeção cilíndrica, vale lembrar que existem outros tipos de projeções como as planas (azimutais) e as cônicas.
Em relação às distorções existentes nos mapas, podemos, de maneira geral, agrupadas em quatro categorias:
- equivalentes: preserva a área mas distorce a forma e as distâncias.
- conforme: mantém a forma ou ângulos mas distorce a área e as distâncias.
- equidistantes: preserva a distância entre os pontos no mapa mas distorce a forma e a área.
- afiláticas: não conserva a forma, a área e a distância. Porém, por buscar o melhor “balanceamento” entre as deformações, distorce o mínimo possível.
Sugestões de vídeos:
O mapa do mundo que você conhece está errado. Youtube. 2017 (06min05seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6Ohky8vxlGs>. Acesso em: 15 jan 2019.
Cart06 Projeções Cartográficas aula 2. Youtube. 2017 (08min56seg). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=u7r7aUGEjMc>. Acesso em: 15 jan 2019.
Sugestão de sites e leituras:
JESUS, Fernando Soares. Tipos de projeções cartográficas: equivalentes, conformes, equidistantes e afiláticas. Geografia Opinativa, 2018. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2018/03/tipos-de-projecoes-cartograficas-equivalentes-conformes-equidistantes-e-afilaticas.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Este plano de aula tem como objetivo desconstruir a representação tradicional da Terra através dos planisférios, evidenciando suas distorções e o conteúdo ideológico presentes. Paralelamente, busca problematizar a “situação” do Brasil nos principais mapas-múndi utilizados nas aulas e livros de geografia que, de maneira geral, reproduzem uma visão eurocêntrica, colando a Europa no centro do globo, aumentando as áreas dos países situados nas regiões temperadas e polares do hemisfério norte e colocando os países subdesenvolvidos no hemisfério sul.
Este plano se inicia com a análise e observação das semelhanças e diferenças entre a projeção de Mercator e a de Gall-Peters, seguido do mapa-múndi australiano (Upside Down) que fará um questionamento sobre a tradicional divisão que coloca os países desenvolvidos acima (hemisfério norte) e os subdesenvolvidos abaixo (hemisfério sul). Após será feita uma reflexão sobre as distorções presentes nestes mapas e a quem atendem. Como problematização, será trabalhado o papel dos paralelos e meridianos na construção de mapas, culminando na atividade da ação propositiva onde, através da técnica de quadriculado (grid method drawing), no qual as linhas horizontais representam os paralelos e as linhas verticais os meridianos, os alunos serão desafiados a criar um novo mapa do Brasil contendo distorções parecidas com as que ocorrem nas zonas temperadas e polares. Ao final, os alunos terão que analisar, refletir e apresentar as causas das distorções e o conteúdos ideológico dos mapas.
Para iniciar a aula, solicite que os alunos se organizem em duplas ou trios. Certifique-se de que cada grupo possua os materiais que serão utilizados na aula. Se sua escola não possui um projetor de imagens, você poderá baixar e imprimir todas as imagens utilizadas neste plano, os links de cada etapa encontram-se no slide anterior. Após entregue uma cópia para cada grupo.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, utilize mapas contidos no livro didático do aluno, atlas, etc. para promover uma reflexão dos conteúdos ideológicos presentes em cada um deles.
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