Plano de Aula

Plano de aula: As linhas imaginárias e os mapas

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem como objetivo refletir o conteúdo ideológico presente na construção dos mapas cartográficos, tendo como base a projeção cilíndrica e as suas consequentes distorções.

Materiais necessários: Globo terrestres, cópia das imagens utilizadas no plano, folha de atividade da etapa da ação propositiva e sistematização, lápis, borracha, lápis de cor.

Material complementar: Todas as imagens utilizadas neste plano estão presentes nos links abaixo.

GE07_09UND05 - Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hgY8AawW588xy3U4VVwqktmGzjYUcwzeEjhdNpZyXsgrecpfskt7G4GsWnVz/ge07-09und05-contextualizacao.pdf

GE07_09UND05 - Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3FMtXrSYGMCQYHDNqAz9BqbKHUpCJAyzY4MbXe3BzSWdJKxnrBsnAZ243u9E/ge07-09und05-problematizacao.pdf

GE07_09UND05 - Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SBGxxEEbjPdaNsEhJCRevH2fvSm5rvwh6daxYQthynps9BwmQeBqT6nWDQ8T/ge07-09und05-acao-propositiva.pdf

Links para os mapas:

Projeção de Mercator: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercator_projection_SW.jpg

Projeção de Gall-Peters: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Gall-Peters_projection#/media/File:Gall-peters2.jpg

Mapa-múndi Australiano: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1555&evento=5

Para você saber mais:

Quando se trabalha com mapas feitos em pequenas escalas (que mostram áreas muito grandes) é necessário ter clareza da existência das distorções (de área, forma e/ou distâncias) como uma consequência inevitável do processo de se representar em um mapa plano a superfície esférica da Terra, ou seja, sempre que se projeta num mapa plano bidimensional uma superfície que é curva (tridimensional) se produz deformações. Dito isto, podemos afirmar que não existe um mapa melhor ou um mapa pior, mas sim, um mapa que atenda ou que se adapte melhor a uma determinada finalidade.

As projeções cartográficas se baseiam em princípios e relações matemáticas e geométricas na elaboração de mapas. Apesar deste plano de aula se ater à projeção cilíndrica, vale lembrar que existem outros tipos de projeções como as planas (azimutais) e as cônicas.

Em relação às distorções existentes nos mapas, podemos, de maneira geral, agrupadas em quatro categorias:

  • equivalentes: preserva a área mas distorce a forma e as distâncias.
  • conforme: mantém a forma ou ângulos mas distorce a área e as distâncias.
  • equidistantes: preserva a distância entre os pontos no mapa mas distorce a forma e a área.
  • afiláticas: não conserva a forma, a área e a distância. Porém, por buscar o melhor “balanceamento” entre as deformações, distorce o mínimo possível.

Sugestões de vídeos:

O mapa do mundo que você conhece está errado. Youtube. 2017 (06min05seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6Ohky8vxlGs>. Acesso em: 15 jan 2019.

Cart06 Projeções Cartográficas aula 2. Youtube. 2017 (08min56seg). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=u7r7aUGEjMc>. Acesso em: 15 jan 2019.

Sugestão de sites e leituras:

JESUS, Fernando Soares. Tipos de projeções cartográficas: equivalentes, conformes, equidistantes e afiláticas. Geografia Opinativa, 2018. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2018/03/tipos-de-projecoes-cartograficas-equivalentes-conformes-equidistantes-e-afilaticas.html>. Acesso em: 15 jan 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Este plano de aula tem como objetivo desconstruir a representação tradicional da Terra através dos planisférios, evidenciando suas distorções e o conteúdo ideológico presentes. Paralelamente, busca problematizar a “situação” do Brasil nos principais mapas-múndi utilizados nas aulas e livros de geografia que, de maneira geral, reproduzem uma visão eurocêntrica, colando a Europa no centro do globo, aumentando as áreas dos países situados nas regiões temperadas e polares do hemisfério norte e colocando os países subdesenvolvidos no hemisfério sul.

Este plano se inicia com a análise e observação das semelhanças e diferenças entre a projeção de Mercator e a de Gall-Peters, seguido do mapa-múndi australiano (Upside Down) que fará um questionamento sobre a tradicional divisão que coloca os países desenvolvidos acima (hemisfério norte) e os subdesenvolvidos abaixo (hemisfério sul). Após será feita uma reflexão sobre as distorções presentes nestes mapas e a quem atendem. Como problematização, será trabalhado o papel dos paralelos e meridianos na construção de mapas, culminando na atividade da ação propositiva onde, através da técnica de quadriculado (grid method drawing), no qual as linhas horizontais representam os paralelos e as linhas verticais os meridianos, os alunos serão desafiados a criar um novo mapa do Brasil contendo distorções parecidas com as que ocorrem nas zonas temperadas e polares. Ao final, os alunos terão que analisar, refletir e apresentar as causas das distorções e o conteúdos ideológico dos mapas.

Para iniciar a aula, solicite que os alunos se organizem em duplas ou trios. Certifique-se de que cada grupo possua os materiais que serão utilizados na aula. Se sua escola não possui um projetor de imagens, você poderá baixar e imprimir todas as imagens utilizadas neste plano, os links de cada etapa encontram-se no slide anterior. Após entregue uma cópia para cada grupo.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, utilize mapas contidos no livro didático do aluno, atlas, etc. para promover uma reflexão dos conteúdos ideológicos presentes em cada um deles.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos