Plano de Aula

Plano de aula: A importância da escala em mapas cartográficos

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano de aula visa a desenvolver no aluno o entendimento do significado e função das escalas cartográficas nos mapas, contribuindo para uma leitura e interpretação mais aprofundada dos mapas cartográficos.

Materiais necessários: projetor, computador, papel pardo, lápis, borracha, régua, caneta e papel A4.

Para você saber mais:

A geografia, enquanto uma ciência humana, tem o espaço geográfico como seu objeto de estudo que, por sua vez, surge a partir da transformação do homem sobre o meio, da sociedade sobre a natureza. Neste contexto, os mapas adquirem grande importância ao representar espacialmente fenômenos e objetos (naturais e antrópicos) presentes no espaço geográfico. Para tanto, é necessário que os alunos saibam ler e interpretar adequadamente mapas cartográficos.

Ao se trabalhar com mapas nas aulas de geografia, a escala cartográfica talvez seja o ponto em que os alunos tenham maior dificuldade, pois requer um conhecimento matemático prévio, principalmente no que tange ao sistema métrico decimal. Porém, a utilização das escalas não precisa ser algo complicado, muito pelo contrário, poderá se transformar em um momento enriquecedor ao se analisar temas ou fenômenos em diferentes perspectivas espaciais.

Tradicionalmente, a escala cartográfica é vista como uma relação de proporção matemática entre o mapa e a área por ele representada, ou seja, ela realiza uma equivalência entre as distâncias e/ou dimensões presentes no mapa com a “área real” representada. Todavia, uma abordagem mais contemporânea da escala cartográfica considera as múltiplas possibilidades de interação e interpretação que a sua variação poderá promover, aprofundando e ampliando a análise espacial ao variar o grau de detalhamento e as dimensões da área representada, por exemplo, do local ao global.

A escala gráfica aparece no mapa na forma de uma linha reta, dividida em partes iguais. Ela é mais adequada para mapas escolares pois sofre as mesmas modificações (redução ou ampliação) sofridas pelo mapa. A escala numérica, por sua vez, aparece na forma de fração, onde um centímetro no mapa equivale a uma determinada distância também em centímetros da área real representada. Ex.: 1: 5.000 (lê-se um para cinco mil), ou seja, 1 cm no mapa equivale a 5 mil cm da área real representada.

Vale aqui ressaltar, que quanto maior o número de detalhes observados em um mapa, maior será a sua escala. Desta forma, uma planta baixa de uma casa terá uma escala maior que um planisfério. Escalas com o denominador muito elevado (1:500.000; 1:1.000.000; 1:5.000.000) são consideradas pequenas. A s escalas médias possuem denominador entre 1:25.000 e 1: 250.000. Por fim, as escalas grandes possuem um denominador abaixo de 1:25.000.

Material complementar:

Imagens usadas na contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYPuKnqVuK3xB662nbmNFjnydb4AuqmzhPzzSEvQybC8fpVNefpqg5PcxqjD/ge07-09un3-contextualizacao.pdf

Imagens da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRUDKkz56aCtBvEdbSPrRenCyQSyuzH4CJvuetG6kGFPFHADbgTsZcw7h85C/ge07-09un3-problematizacao.pdf

Imagens da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S3DbDxKt5z9YQg9JC4wMh574dj6Ef3XthQ52xBaw843GwKMvkttf5vshpJJF/ge07-09un3-acao-propositiva.pdf

Links para os mapas:

Contextos prévios: para tornar a aprendizagem da escala cartográfica mais rápida e fácil, os alunos deverão estar familiarizados com o sistema métrico decimal e com as as possíveis conversões, ou seja, devem saber transformar um determinada medida em km para m, em m para cm, de km para cm; etc.

Sugestões de pesquisa:

Noções cartográficas para base operacional geográfica. IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv81663_v2.pdf >. Acesso em 01 dez. 2018.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Escala Cartográfica"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm >. Acesso em 03 dez. de 2018.

MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em escala. Uol. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm> Acesso em 03 dez. 2018.

Pissinati, M. C.; ARCHELA, R. S. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/GEOGRAFIA/Artigos/art_cartografia_geo.pdf> Acesso em 10 dez. 2018.

JACONIANO, E.; SALVADOR, T. Unidades de medida. Disponível em: <http://educacao.globo.com/matematica/assunto/matematica-basica/sistemas-de-unidades-de-medidas.html> Acesso em 12 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Este plano de aula tem como objetivo desenvolver a compreensão do significado e função da escala em mapas cartográficos. Ele se inicia com uma contextualização da função da escala a partir da análise de diferentes imagens do Google Earth. Depois disso, como problematização, ele promove uma comparação entre mapas de diferentes escalas e entre a escala gráfica e a numérica. Como ação propositiva, ele desafia o aluno a elaborar um mapa da sua sala de aula, tendo uma escala padrão como base. Por fim, este plano termina incentivando uma construção coletiva e colaborativa do conceito de escala e sua importância nos mapas cartográficos.

Para iniciar a aula, solicite que seus alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas. Projete as imagens e mapas presentes nos próximos slides. Certifique-se de que cada grupo tenha em mãos os materiais que serão utilizados para esta aula: caneta, lápis, borracha, régua, e papel A4.

Você poderá projetar o Google Earth diretamente no quadro. Inicie com a projeção do planeta e vá aproximando até o ponto em que a escola esteja visível. Você também poderá baixar as imagens e mapas utilizadas neste plano de aula, imprimí-las e distribuí-las a cada grupo de alunos.

Como adequar à sua realidade: você poderá substituir os mapas utilizados neste plano por outros que contemplem o bairro, município e estado onde a escola está localizada. A utilização de mapas em escalas diferentes é fundamental para que o aluno entenda o papel da escala nos mapas.

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