Plano de Aula

Plano de aula: A importância da escala em mapas cartográficos

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano de aula visa a desenvolver no aluno o entendimento do significado e função das escalas cartográficas nos mapas, contribuindo para uma leitura e interpretação mais aprofundada dos mapas cartográficos.

Materiais necessários: projetor, computador, papel pardo, lápis, borracha, régua, caneta e papel A4.

Para você saber mais:

A geografia, enquanto uma ciência humana, tem o espaço geográfico como seu objeto de estudo que, por sua vez, surge a partir da transformação do homem sobre o meio, da sociedade sobre a natureza. Neste contexto, os mapas adquirem grande importância ao representar espacialmente fenômenos e objetos (naturais e antrópicos) presentes no espaço geográfico. Para tanto, é necessário que os alunos saibam ler e interpretar adequadamente mapas cartográficos.

Ao se trabalhar com mapas nas aulas de geografia, a escala cartográfica talvez seja o ponto em que os alunos tenham maior dificuldade, pois requer um conhecimento matemático prévio, principalmente no que tange ao sistema métrico decimal. Porém, a utilização das escalas não precisa ser algo complicado, muito pelo contrário, poderá se transformar em um momento enriquecedor ao se analisar temas ou fenômenos em diferentes perspectivas espaciais.

Tradicionalmente, a escala cartográfica é vista como uma relação de proporção matemática entre o mapa e a área por ele representada, ou seja, ela realiza uma equivalência entre as distâncias e/ou dimensões presentes no mapa com a “área real” representada. Todavia, uma abordagem mais contemporânea da escala cartográfica considera as múltiplas possibilidades de interação e interpretação que a sua variação poderá promover, aprofundando e ampliando a análise espacial ao variar o grau de detalhamento e as dimensões da área representada, por exemplo, do local ao global.

A escala gráfica aparece no mapa na forma de uma linha reta, dividida em partes iguais. Ela é mais adequada para mapas escolares pois sofre as mesmas modificações (redução ou ampliação) sofridas pelo mapa. A escala numérica, por sua vez, aparece na forma de fração, onde um centímetro no mapa equivale a uma determinada distância também em centímetros da área real representada. Ex.: 1: 5.000 (lê-se um para cinco mil), ou seja, 1 cm no mapa equivale a 5 mil cm da área real representada.

Vale aqui ressaltar, que quanto maior o número de detalhes observados em um mapa, maior será a sua escala. Desta forma, uma planta baixa de uma casa terá uma escala maior que um planisfério. Escalas com o denominador muito elevado (1:500.000; 1:1.000.000; 1:5.000.000) são consideradas pequenas. A s escalas médias possuem denominador entre 1:25.000 e 1: 250.000. Por fim, as escalas grandes possuem um denominador abaixo de 1:25.000.

Material complementar:

Imagens usadas na contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYPuKnqVuK3xB662nbmNFjnydb4AuqmzhPzzSEvQybC8fpVNefpqg5PcxqjD/ge07-09un3-contextualizacao.pdf

Imagens da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRUDKkz56aCtBvEdbSPrRenCyQSyuzH4CJvuetG6kGFPFHADbgTsZcw7h85C/ge07-09un3-problematizacao.pdf

Imagens da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S3DbDxKt5z9YQg9JC4wMh574dj6Ef3XthQ52xBaw843GwKMvkttf5vshpJJF/ge07-09un3-acao-propositiva.pdf

Links para os mapas:

Contextos prévios: para tornar a aprendizagem da escala cartográfica mais rápida e fácil, os alunos deverão estar familiarizados com o sistema métrico decimal e com as as possíveis conversões, ou seja, devem saber transformar um determinada medida em km para m, em m para cm, de km para cm; etc.

Sugestões de pesquisa:

Noções cartográficas para base operacional geográfica. IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv81663_v2.pdf >. Acesso em 01 dez. 2018.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Escala Cartográfica"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm >. Acesso em 03 dez. de 2018.

MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em escala. Uol. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm> Acesso em 03 dez. 2018.

Pissinati, M. C.; ARCHELA, R. S. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/GEOGRAFIA/Artigos/art_cartografia_geo.pdf> Acesso em 10 dez. 2018.

JACONIANO, E.; SALVADOR, T. Unidades de medida. Disponível em: <http://educacao.globo.com/matematica/assunto/matematica-basica/sistemas-de-unidades-de-medidas.html> Acesso em 12 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Este plano de aula tem como objetivo desenvolver a compreensão do significado e função da escala em mapas cartográficos. Ele se inicia com uma contextualização da função da escala a partir da análise de diferentes imagens do Google Earth. Depois disso, como problematização, ele promove uma comparação entre mapas de diferentes escalas e entre a escala gráfica e a numérica. Como ação propositiva, ele desafia o aluno a elaborar um mapa da sua sala de aula, tendo uma escala padrão como base. Por fim, este plano termina incentivando uma construção coletiva e colaborativa do conceito de escala e sua importância nos mapas cartográficos.

Para iniciar a aula, solicite que seus alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas. Projete as imagens e mapas presentes nos próximos slides. Certifique-se de que cada grupo tenha em mãos os materiais que serão utilizados para esta aula: caneta, lápis, borracha, régua, e papel A4.

Você poderá projetar o Google Earth diretamente no quadro. Inicie com a projeção do planeta e vá aproximando até o ponto em que a escola esteja visível. Você também poderá baixar as imagens e mapas utilizadas neste plano de aula, imprimí-las e distribuí-las a cada grupo de alunos.

Como adequar à sua realidade: você poderá substituir os mapas utilizados neste plano por outros que contemplem o bairro, município e estado onde a escola está localizada. A utilização de mapas em escalas diferentes é fundamental para que o aluno entenda o papel da escala nos mapas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos