Plano de Aula

Plano de aula: Variáveis visuais do mapa: cor

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a leitura de mapas econômicos e demográficos, executada pelos alunos, com as cores utilizadas neles. A utilização coerente e correta de cores numa base cartográfica pode permitir a leitura dos fenômenos geográficos de uma maneira mais instantânea, facilitando o ensino e aprendizado dos mapas e suas informações projetadas. Para isso, serão disponibilizados mapas para os alunos interpretarem, focando principalmente nas cores utilizadas. Na sequência haverá uma proposta de construção de um mapa temático, a partir de um mapa mudo, verificando o aprendizado do aluno e suas representações visuais a partir da utilização de cores.

Materiais necessários: Projetor de slide, cópias impressas dos mapas dos slides, lápis de cor e/ou canetinha hidrocor, papel sulfite, fita adesiva

Material complementar:

Elaboração de Mapa - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa da Pobreza no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rfueWMnEKrhzf7vdt4SfqwWgNpmah8UpDD6W9EmsC4zxRAmEjc6PtBuz4BGY/ge07-09und10-mapa-da-pobreza-contextualizacao.pdf

Mapa da Densidade Demográfica no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Mapa Mudo do Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KE599JqgnfDm8zKcrzTk2xzvDHXAvHD5pXWrMm4jKamWAgd7rXZrwEhYE4NH/ge07-09und10-mapa-mudo-brasil.pdf

Para você saber mais:

Mapas, gráficos e redes: As variáveis visuais

Disponível em: https://www.ofitexto.com.br/comunitexto/mapas-graficos-e-redes-as-variaveis-visuais/ Acesso em 10 abr. 2019.

Definição de cores para a geração de mapas temáticos

Disponível em: http://www.esteio.com.br/downloads/2007/definicao_cores.pdf Acesso em 10 abr. 2019.

Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos

Disponível em: http://www.uel.br/cce/geo/didatico/omar/orientacao_metodologica.pdf Acesso em 10 abr. 2019.

Importância das cores nos mapas

Disponível em: https://gismaps.com.br/importancia-das-cores-nos-mapas/ Acesso em 10 abr. 2019.

O mapa, cores e símbolos

Disponível em: http://www.cpoc.pt/index.php?op1=107&op2=1&op3=5 Acesso em 10 abr. 2019.

Significado das Cores quentes e frias

Disponível em: https://www.significados.com.br/cores-quentes-e-frias/ Acesso em 10 abr. 2019.

Contextos prévios: Noções básicas da regionalização do Brasil (localização das grandes regiões e estados brasileiros) e suas características básicas econômicas e populacionais (pelo menos em relação à um estado/região em relação a outro/outra). É recomendado também que entendam o básico de representação cartográfica e a relação legenda - representação no mapa.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir a utilização de cores em mapas temáticas, especialmente os econômicos e demográficos. A variável visual cor, especificamente seus tons, é considerada eficiente para a representação de diferenças nominais, agrupando objetos pertencentes a uma mesma classe ou distinguindo grupos de formas semelhantes. Ela pode ser utilizada também para hierarquizar essas formas semelhantes. Diante disso, podemos distinguir uma cor da outra a partir de seu tom. Devido a complexidade da utilização das cores em cartografia, nessa aula será discutida algumas formas de se interpretar e construir um mapa com uma facilidade de visualização cartográfica junto à seus alunos.

Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.

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