Plano de Aula

Plano de aula: Mapas em formatos diferenciados

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a ideia do aluno quanto ao que é um mapa, a partir de seus referenciais atuais de vivência cultural quanto ao sentido cartográfico da atualidade, com mapas históricos que representavam uma realidade social, econômica e política diferenciada de hoje em sua época de confecção. Para isso, a proposta é compreender a lógica de construção e representação do mapa conhecido como T e O, originalmente produzido no ano de 623 com sua primeira impressão executada em 1472.

Em todas as etapas de aula, caso não seja possível projetar os slides, imprima-os e/ou tendo possibilidade, escreva-os no quadro.

Materiais necessários: Projetor de slides e/ou cópia dos mapas dos slides, papel sulfite, lápis de cor e/ou caneta hidrocor e/ou tinta guache.

Link para os mapas:

Mapa histórico de Europa - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CCqZdENwwNxwTUzsNpsWyBewmQ5SBfawr83ZtUFAfY9bJM5CxaYDbgtvCkBG/ge07-09und07-contextualizacao-mapa.pdf

Mapa T e O - Mundo conhecido - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2cVEHvWmZ5SnfUMFhbWYG2unjYCJq5mhADDR69wC2yZr75YSFcUd2xsuJZv/ge07-09und07-problematizacao-mapa.pdf

Produção de Mapa T e O de nossa cidade/região - Ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xWSh9AvwHsbCRZu8rJaK4GQu6Fpe28BKUFEcxYBwZUgePBHqHJjCJg3u7rBq/producao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

História da Cartografia, a origem

Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/historia-da-cartografia/a-origem.html Acesso em 03 abr. 2019.

História da Cartografia, idade média

Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/historia-da-cartografia/a-idade-media.html Acesso em 03 abr. 2019.

Mapas

Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas.htm Acesso em 03 abr. 2019.

Guia Geográfico - Mapas Históricos

Disponível em: http://www.mapas-historicos.com/ Acesso em 03 abr. 2019.

Mapas T O

Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=401&evento=5 Acesso em 03 abr. 2019.

Contextos prévios: É necessário que os alunos tenham o mínimo de compreensão sobre orientações geográficas em relação a si mesmo e em relação a diferentes objetos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir algumas lógicas na construção e representação de mapas históricos. O mapa em questão, foco da aula, é o chamado T e O, fruto de uma realidade que remonta ao período medieval de nossa sociedade mundial. Como a técnica cartográfica não era tão desenvolvida ainda (pelo menos as técnicas de precisão matemática, muito útil para os interesses colonialistas europeus), os mapas T e O tinham representações que estavam embasadas em crenças religiosas, que ainda tinham uma presença marcante na época medieval. Seus traços são bastante simbólicos, de acordo com a realidade da época, criando um mapa muito diferente do que conhecemos nos dias de hoje. Atente-os também que irão fazer comparação entre esse mapa e um outro mapa histórico mais recente, sensibilizando o aluno sobre as finalidades e funções de cada mapa, seja em tempos passados ou nos dias de hoje. Por fim, irão construir mapas com tal formato baseado em referências espaciais locais, vivenciando brevemente a lógica de construção desses mapas.

Como adequar à sua realidade: Caso ache necessário, utilize imagens de mapas históricos de sua cidade, dando exemplos de como era a lógica de construção e representação de mapas em tempos passados em sua cidade/região.

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