Plano de Aula

Plano de aula: Cartas topográficas: ampliando a análise espacial

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem o objetivo de aprofundar a análise espacial ao considerar as influências topográficas do relevo na organização do espaço geográfico, mediante a leitura e interpretação de mapas topográficos.

Materiais necessários: Tesoura ou estilete, cola, papelão ou isopor e folha de atividade referente à ação propositiva.

Material complementar: Todas as imagens utilizadas neste plano estão presentes nos links abaixo.

Imagens utilizadas na etapa de contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D6dpMhpfwK6jE25AvnxshF3UMpTnBK6jeb35qehTxHXD38JKzJw6nZARj5ws/ge07-09und04-contextualizacao.pdf

Imagens utilizadas na etapa de problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m78qWswNk4WxBHErEhxdEGUFUSJYZ4bnqCKZw5XEPcdtbjDc9wsFjdQNMwUg/geo7-09und04-problematizacao.pdf

Imagens utilizadas na etapa da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kcKsFgJaWp5zqZA5AZMfqZnky8bax5xT7EKRFP2zqNSTBvwjKedW9BFvq77c/geo7-09und04-acao-propositiva.pdf

Imagem da etapa de sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AXUpdJqZ5Eupquq2zAb5XmeycYRKPfDY6NBfGdrkmG5butTUSDdQSP34RHZ8/geo7-09und04-sistematizacao.pdf

Curvas de nível: material complementar - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMK2zMykQWBYn4MgpJd3wbwQYRWFGXSsnjTgy68jETQHpDQxwmBnF6SF9PN3/geo7-09und04-curvas-de-nivel-material-complementar.pdf

Para você saber mais:

Os mapas são representações bidimensionais planas da superfície terrestre que, por sua vez, é tridimensional. Esta característica gera uma grande dificuldade para se representar as variações altimétricas do relevo. Visando resolver esta questão, foram criadas as curvas de nível ou isoípsas, que permitem a obtenção de um valor aproximado das altitudes e formas do relevo da superfície terrestre no mapa. As curvas de nível estabelecem diferentes cotas altimétricas, ligando pontos de mesma altitude. Vale ressaltar que quanto maior a proximidade entre estas linhas maior será a inclinação do relevo, ou seja, a encosta será mais íngreme e, por outro lado, quanto maior as distâncias entre elas, menor será esta inclinação.

Sugestões de vídeos:

Cartografia: Curvas de Nível. 2017. 6min45s. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=XQ9o-_Y7QX0>. Acesso em: 08 jan. de 2019.

AUGUSTUS, Gabriel. Mapas Topográficos: vídeo aula. 2018. 11min54s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zwVsiQqm0ow>. Acesso em: 08 jan. de 2019.

Sugestões de pesquisa:

Noções básicas de cartografia. IBGE. Disponível em: . Acesso em: 08 jan.2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Curvas de Nível. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/curvas-nivel.htm>. Acesso em: 02 jan. 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Este plano de aula busca desenvolver o entendimento e a leitura de mapas topográficos, através das curvas de nível, aprofundando a análise espacial ao considerar a influência dos desníveis topográficos na organização do espaço geográfico.

O plano se inicia pela reflexão do significado e função das curvas de nível.

Após a reflexão, utilizando como situação-problema os deslizamentos de encostas, os alunos serão desafiados a refletir sobre como as variações topográficas do relevo influenciam na ocorrência deste fenômeno, identificando áreas de risco e áreas favoráveis à ocupação humana.

Para iniciar a aula, solicite que seus alunos se organizem em grupos com até 5 pessoas. Certifique-se de que cada grupo possua os materiais que serão utilizados na aula: tesoura, cola, papelão e folha de atividade da ação propositiva.

Se sua escola não possui um projetor de imagens, você poderá baixar e imprimir todas as imagens utilizadas neste plano, os links de cada etapa encontram-se no slide anterior. Após entregue uma cópia para cada grupo.

Como adequar à sua realidade: Você poderá substituir as imagens utilizadas neste plano por outras que contemple um local relevante do bairro, município ou estado onde a escola se localiza.

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