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Plano de aula: Clube de Ciências: o que tenho a ver com as mudanças climáticas?

mais ações

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Descrição

Este plano de aula contempla uma aula de Ciências, destinado aos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A proposta convida os estudantes a investigar a composição da atmosfera, identificar ações humanas que afetam a qualidade do ar e compreender como essas ações contribuem para as mudanças climáticas.

As atividades utilizam metodologias ativas, com destaque para a rotação por estações, por meio da qual serão analisadas imagens sobre poluição por veículos, poluição industrial e efeito estufa/mudanças climáticas. Em cada estação, a Inteligência Artificial (IA) será utilizada para buscar dados, confirmar informações e avaliar a confiabilidade das respostas obtidas.

Ao longo da aula, será incentivado o protagonismo estudantil, o trabalho em grupo e a reflexão crítica, relacionando os fenômenos estudados a situações do bairro, da cidade e do mundo. A emergência climática será tratada de forma integrada, destacando o impacto das ações antrópicas e a importância de decisões coletivas e individuais para reduzir danos. A IA será apresentada como ferramenta capaz de apoiar na análise e previsão de problemas ambientais, mas que também exige validação constante para evitar conclusões equivocadas.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à internet.

Recursos educacionais digitais:
computador conectado à IAs generativas como ChatGPT, Gemini e Copilot.

Materiais diversos:
imagens impressas para as estações (poluição de veículos, poluição industrial, efeito estufa/mudanças climáticas). Folhas para anotações dos grupos e folhas impressas para autoavaliação.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Composição do ar e alterações ambientais.

  • Atmosfera.

  • Mudanças climáticas.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer os elementos que compõem a atmosfera.

  • Identificar ações humanas que comprometem a qualidade da atmosfera, relacionando essas ações às mudanças climáticas.

  • Avaliar o papel da IA na análise, previsão e combate a esses problemas.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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Bibliografia

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Aula

Sobre esta sequência de aulas

Tempo previsto: 100 minutos.

Esta aula envolve o levantamento de conhecimentos prévios, a construção coletiva de conceitos e a rotação por estações, permitindo que os estudantes investiguem como as ações humanas comprometem a qualidade do ar e contribuem para as mudanças climáticas. O uso da IA será incorporado em momentos específicos da aula para buscar dados, confirmar informações e refletir criticamente sobre a confiabilidade das respostas.

Dificuldades antecipadas:

• Alguns estudantes podem não diferenciar elementos naturais da atmosfera e elementos introduzidos ou intensificados por atividades humanas, portanto, é importante reforçar esses conceitos.

• Pode haver dificuldade em interpretar as respostas fornecidas pela IA, principalmente quando vagas ou genéricas. Para enfrentar essa questão, apresentar as plataformas e variados prompts antes da aula é uma boa solução.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 15 minutos.

Etapa 1 – Pesquisa inicial (atividade prévia): antes da aula, solicite que cada estudante pesquise sobre os elementos que compõem a atmosfera e registre pelo menos cinco elementos encontrados, incluindo suas fontes. Oriente que utilizem a IA para elaborar a lista inicial, mas que também verifiquem cada informação em uma fonte confiável, como sites institucionais. Destaque que esta lista será utilizada na primeira etapa da aula.

Etapa 2 – Abertura e levantamento de conhecimentos prévios: organize a turma em pequenos grupos e solicite que os estudantes compartilhem, oralmente, alguns dos elementos registrados na pesquisa prévia. Escreva no quadro todos os elementos mencionados, sem filtrar neste momento. Proponha que, em grupos, eles consultem novamente a IA para identificar elementos que compõem a atmosfera, pedindo que comparem com a lista registrada no quadro. Para este momento, deixe pelo menos um computador disponível para cada grupo.

Pergunte para a turma:

- Quais elementos aparecem tanto nas respostas dos estudantes quanto nas da IA?

- Quais são diferentes?

Organize as respostas no quadro em duas colunas: elementos naturais (como nitrogênio, oxigênio e vapor d’água) e elementos poluentes de origem antrópica (como dióxido de carbono em excesso, metano e óxidos de nitrogênio).

É esperado que os estudantes reconheçam que a atmosfera é formada majoritariamente por nitrogênio e oxigênio, além de outros gases em menor quantidade, e que elementos como CO2 (dióxido de carbono) em excesso, CH4 (metano) e poluentes industriais em grande concentrações não fazem parte da composição natural da atmosfera.

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