Atividade para impressão - Jogo ciclos biogeoquímico - Do que a atmosfera é feita: os componentes do ar
Plano de Aula
Plano de aula: Do que a atmosfera é feita: os componentes do ar
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição do ar
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta é considerada a segunda aula, pois pressupõe que o conceito de atmosfera já foi trabalhado com os alunos neste ano. A habilidade da BNCC diretamente relacionada a este plano é a EF05CI03-Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Para maiores informações sobre componentes da atmosfera o texto do link a seguir deve ser lido: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. As camadas da atmosfera serão trabalhadas em um plano específico.
Materiais necessários para a aula: Atividade impressa “jogo ciclos biogeoquímicos”, dados, peões de jogo de tabuleiro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Coloque os alunos em grupos de 4-5 alunos. Leia com os alunos o slide projetado ou escreva o título da aula no quadro. Pergunte aos alunos o que eles acreditam que tem no ar. Algumas das respostas esperadas são: “Gases”, “Nuvem”, “Poluição”. Explore as respostas perguntando: “Quais gases?” e “A nuvem é feita de que?”.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Retome o conceito de atmosfera como camada de gases que envolve o planeta Terra. Lembre-os que em outros astros celestes também existe atmosfera, como Vênus e Marte.
Peça que os alunos citem as diferenças entre as imagens. Fale o nome dos compostos que eles não souberem NH3=Amoníaco, H2=Gás Hidrogênio, H2O=Água, CO=Monóxido de Carbono, CO2=Dióxido de Carbono, N2=Gás Nitrogênio, CH4=Metano, GN=Gases Nobres e O2= Gás Oxigênio. Destaque a diferença no tamanho das esferas, que simbolizam as quantidades dos gases, mesmo tendo alguns gases iguais, ocorreu mudança nas suas quantidades. Mas tem os que não tiveram alteração.
Destaque também que na Terra primitiva não tinham seres vivos, então eles não influenciavam a atmosfera primitiva como influenciam a atmosfera atual.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente os dois gráficos aos alunos e pergunte: “Quais principais mudanças?”, “O que permaneceu constante?
As principais observações são:
- A diminuição da quantidade do gás nitrogênio (N2), mas fale que mesmo assim ele ainda é o mais abundante.
- A diminuição na quantidade de dióxido de carbono (CO2) e na água (H2O).
- O surgimento do gás oxigênio (O2), e ele sendo o segundo mais abundante.
Se os alunos não perceberem alguma delas, chame atenção para elas.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. É possível que sejam dadas respostas como: "A Terra toda mudou.”, “Os seres vivos.” e “O ser humano muda a atmosfera.”.
Não classifique as sugestões dos alunos como certas ou erradas. No final da aula, vocês poderão voltar a elas e discuti-las.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Explique aos alunos o significado de ciclo biogeoquímico: “São processos em que ocorrem trocas de elementos entre os meios abióticos (não vivos) e meios bióticos (vivos) na natureza.”
Entregue aos grupos partes dos quebra cabeças dos ciclos que estão na atividade impressa “Jogo ciclos biogeoquímicos”. Se possível, entregue o número de partes igual ao número de integrantes do grupo, para que todos os alunos participem da montagem dos ciclos. Comece pela montagem do ciclo do oxigênio, pedindo para um aluno de um grupo que tenha uma parte do ciclo do oxigênio vá até o quadro e grude sua parte onde achar que ela pertence. Designe outro aluno e depois mais um até que o ciclo esteja completo. Repita o processo de montagem com o ciclo do carbono, depois com o da água e posteriormente com o do nitrogênio. Aproveite este momento para destacar aos alunos as partes de cada ciclo que acontecem na atmosfera.
Para mais informações sobre os ciclos biogeoquímicos consulte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/introduction-to-biogeochemical-cycles
Distribua a cada grupo um conjunto do jogo “Ciclos biogeoquímicos”: Tabuleiro e cartas (disponíveis na atividade para impressão); peões (um para cada aluno); um dado.
Regras do jogo:
Cada aluno, na sua vez, joga o dado e anda o número de casas que saírem no dado.
Casa Pergunta: Se cair na casa pergunta, deve responder uma carta pergunta, se a resposta for correta poderá jogar o dado na próxima rodada e andar até a casa seguinte, mas se a resposta for incorreta deve na próxima rodada, pegar outra carta pergunta para responder. Ele deve ficar nesta casa até responder a carta pergunta corretamente.
Casa Falsa ou Verdadeira: Se cair na casa Falsa ou Verdadeira, deve ler uma carta Falsa ou Verdadeira e dizer se a afirmação é falsa ou verdadeira. Se for verdadeira, e ele acertar a resposta, poderá jogar o dado na próxima rodada e andar até a casa seguinte, mas se for falsa, o aluno deve corrigir a afirmação, se ele acertou a resposta, poderá jogar o dado na próxima rodada e andar até a casa seguinte. Se o aluno errou a resposta ou a correção da afirmativa deve permanecer na casa na próxima rodada, e tirar outra carta Falsa ou Verdadeira e repetir o processo.
Casa Desafio: Todo jogador é obrigado a parar na casa desafío. Ele deve responder o desafio corretamente e na próxima rodada poderá chegar ao fim.
Casa especiais: As casas com indicações especiais de jogue de novo ou avance uma casa só são validar se o aluno acertar a resposta da casa.
As tabelas de respostas tem as respostas esperadas para cada carta. Elas devem ser entregues nos grupos para consulta em caso de dúvida nas respostas. É possível que respostas diferentes das da tabela apareçam, então você deve estar atento a possíveis respostas corretas e deve validar estas respostas. Deixe claro que em caso de dúvida se a resposta é correta, você deve ser chamado para sanar a dúvida. Os alunos podem consultar os quebra cabeças dos ciclos, montados previamente.
Sistematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Peça que os alunos respondam a pergunta do slide: “como você explica a mudança na composição da atmosfera com o passar do tempo?”.
Pergunte: “qual é o fator que se repete em todos os ciclos biogeoquímicos?” Mostre nos quebra cabeças que os seres vivos aparecem em todos.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Diga como a presença dos seres vivos, plantas e animais (incluindo o ser humano), foi um dos fatores de alteração da composição da atmosfera primitiva para a atual. Destaque que o processo da fotossíntese é fundamental para a diminuição na quantidade de gás carbônico e para aumento de gás oxigênio na atmosfera. E que com a respiração os seres vivos afetam os ciclos do carbono, do oxigênio e da água. Para mais informações sobre as relações entre as mudanças atmosféricas e os seres vivos, acesse: https://netnature.wordpress.com/2016/07/28/a-atmosfera-primitiva-e-a-origem-da-vida/
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Ferramenta para fazer um quiz online: Kahoot.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma. Apresente o slide “contexto” e motive uma breve discussão.
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Como é possível provar a existência do ar?
Mão na massa
Etapa 1: Quiz
Crie um quiz sobre os ciclos bioquímicos.
A ferramenta Kahoot pode te auxiliar a deixar isso mais dinâmico (disponível aqui - dica: abra do Google Chrome clique com o botão direito do mouse e selecione “Traduzir para o português”, toda a página ficará em português).
- Clique em “Conecte-se” e crie uma conta gratuita.
- Clique em “Crio” e crie seu quiz.
- Clique em “adicionar pergunta”, para definir o tipo de pergunta: múltipla escolha, verdadeira ou falsa, entre outras opções.
- Quando tiver finalizado o quiz, clique em “Feito”.
- Dê um título ao quiz e, se achar necessário, uma descrição.
- Clique em “Jogue agora” e escolha a opção “Atribuir”, desse modo, poderá escolher a data limite para que os estudantes respondam ao quiz e quanto tempo eles terão para responder cada questão.
- Clique em copiar URL e compartilhe o link com os estudantes.
- Cada estudante poderá fazer no momento que preferir. Conforme o quiz vai sendo respondido, um ranking vai se formando e todos têm acesso.
Sugestão de perguntas para o quiz verdadeiro ou falso:
1. A respiração das plantas e dos animais são processos contrários um ao outro.
Resposta: Falsa. A respiração é a mesma nas plantas e nos animais.
2. O processo que as plantas usam para fabricar seus alimentos é a respiração.
Resposta: Falsa. Ë a fotossíntese.
3. É graças à fotossíntese que as plantas fazem com que o gás oxigênio seja devolvido para a atmosfera.
Resposta: Verdadeira.
4. As plantas aproveitam H2O e CO2 para fabricar seu próprio alimento.
Resposta: Verdadeira.
5. As plantas fazem fotossíntese durante o dia e a noite.
Resposta: Falsa. Somente durante o dia.
6. As plantas não respiram durante o dia.
Resposta: Falsa, Elas respiram de dia e de noite.
7. No ar, só se encontra gases.
Resposta: Falsa. Existe poeira e microrganismos.
8. A poeira do ar é prejudicial à saúde.
Resposta: Falsa. A poeira pode ser prejudicial, mas não é sempre.
Etapa 2: Desafio
Organize a turma em 5 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Sorteie um desafio para cada grupo discutir e chegar a uma resposta:
1. Afirma-se, às vezes, que a Floresta Amazônica, é o “pulmão do mundo” e, se for destruída, a quantidade de O2 no ar diminuirá. Explique porque esta afirmativa está ERRADA.
2. Explique como o ser humano interfere no ciclo do gás carbônico e as possíveis consequências
3. Explique como o ser humano interfere no ciclo do nitrogênio e suas possíveis consequências.
4. O que ocorreria à Terra, e aos seres vivos que existem nela, se faltasse gás carbônico na atmosfera.
5. Como é possível provar a existência de vapor de água na atmosfera?
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e oriente os grupos a compartilharem o desafio e a resposta. Caso os grupos não cheguem a resposta correta, explique como seria. Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar o estudante a utilizar a ferramenta escolhida para fazer o quiz e no contato com o grupo.
7o ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar as substâncias que compõem a atmosfera e quais ciclos biogeoquímicos (ciclo do nitrogênio, do oxigênio, do carbono e da água) que ocorrem em parte na atmosfera.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Luíza Mendes Gomes
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda