Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Ferramenta para fazer um quiz online: Kahoot.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma. Apresente o slide “contexto” e motive uma breve discussão.
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Como é possível provar a existência do ar?
Mão na massa
Etapa 1: Quiz
Crie um quiz sobre os ciclos bioquímicos.
A ferramenta Kahoot pode te auxiliar a deixar isso mais dinâmico (disponível aqui - dica: abra do Google Chrome clique com o botão direito do mouse e selecione “Traduzir para o português”, toda a página ficará em português).
- Clique em “Conecte-se” e crie uma conta gratuita.
- Clique em “Crio” e crie seu quiz.
- Clique em “adicionar pergunta”, para definir o tipo de pergunta: múltipla escolha, verdadeira ou falsa, entre outras opções.
- Quando tiver finalizado o quiz, clique em “Feito”.
- Dê um título ao quiz e, se achar necessário, uma descrição.
- Clique em “Jogue agora” e escolha a opção “Atribuir”, desse modo, poderá escolher a data limite para que os estudantes respondam ao quiz e quanto tempo eles terão para responder cada questão.
- Clique em copiar URL e compartilhe o link com os estudantes.
- Cada estudante poderá fazer no momento que preferir. Conforme o quiz vai sendo respondido, um ranking vai se formando e todos têm acesso.
Sugestão de perguntas para o quiz verdadeiro ou falso:
1. A respiração das plantas e dos animais são processos contrários um ao outro.
Resposta: Falsa. A respiração é a mesma nas plantas e nos animais.
2. O processo que as plantas usam para fabricar seus alimentos é a respiração.
Resposta: Falsa. Ë a fotossíntese.
3. É graças à fotossíntese que as plantas fazem com que o gás oxigênio seja devolvido para a atmosfera.
Resposta: Verdadeira.
4. As plantas aproveitam H2O e CO2 para fabricar seu próprio alimento.
Resposta: Verdadeira.
5. As plantas fazem fotossíntese durante o dia e a noite.
Resposta: Falsa. Somente durante o dia.
6. As plantas não respiram durante o dia.
Resposta: Falsa, Elas respiram de dia e de noite.
7. No ar, só se encontra gases.
Resposta: Falsa. Existe poeira e microrganismos.
8. A poeira do ar é prejudicial à saúde.
Resposta: Falsa. A poeira pode ser prejudicial, mas não é sempre.
Etapa 2: Desafio
Organize a turma em 5 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Sorteie um desafio para cada grupo discutir e chegar a uma resposta:
1. Afirma-se, às vezes, que a Floresta Amazônica, é o “pulmão do mundo” e, se for destruída, a quantidade de O2 no ar diminuirá. Explique porque esta afirmativa está ERRADA.
2. Explique como o ser humano interfere no ciclo do gás carbônico e as possíveis consequências
3. Explique como o ser humano interfere no ciclo do nitrogênio e suas possíveis consequências.
4. O que ocorreria à Terra, e aos seres vivos que existem nela, se faltasse gás carbônico na atmosfera.
5. Como é possível provar a existência de vapor de água na atmosfera?
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e oriente os grupos a compartilharem o desafio e a resposta. Caso os grupos não cheguem a resposta correta, explique como seria. Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar o estudante a utilizar a ferramenta escolhida para fazer o quiz e no contato com o grupo.