Plano de aula: Do que a atmosfera é feita: os componentes do ar

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição do ar

Sobre esta aula: Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta é considerada a segunda aula, pois pressupõe que o conceito de atmosfera já foi trabalhado com os alunos neste ano. A habilidade da BNCC diretamente relacionada a este plano é a EF05CI03-Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

Para maiores informações sobre componentes da atmosfera o texto do link a seguir deve ser lido: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. As camadas da atmosfera serão trabalhadas em um plano específico.

Materiais necessários para a aula: Atividade impressa “jogo ciclos biogeoquímicos”, dados, peões de jogo de tabuleiro.

Título da aula

Orientações: Coloque os alunos em grupos de 4-5 alunos. Leia com os alunos o slide projetado ou escreva o título da aula no quadro. Pergunte aos alunos o que eles acreditam que tem no ar. Algumas das respostas esperadas são: “Gases”, “Nuvem”, “Poluição”. Explore as respostas perguntando: “Quais gases?” e “A nuvem é feita de que?”.