Plano de Aula

Plano de aula: A cobertura vegetal e a qualidade do ar atmosférico

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ciclo hidrológico: permeabilidade do solo, cobertura vegatal e erosão do solo

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Descrição

Este plano de aula é o 5º de uma sequência de 5 planos, ele é composto por duas aulas do componente curricular de Ciências e é destinado aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Ele tem como principal foco a qualidade do ar atmosférico e os fatores que contribuem para a sua poluição. Os estudantes serão levados a refletir sobre como a poluição impacta a saúde humana e o meio ambiente, e como fenômenos relacionados à emergência climática podem agravar esse cenário.

Ao longo da aula, os estudantes entrarão em contato com informações de uma reportagem, debatendo diferentes formas de poluição do ar, suas causas e consequências. Esse momento de construção de conceitos será seguido pela elaboração de um mapa conceitual, no qual deverão organizar ideias e estabelecer relações entre causas, efeitos e soluções para o problema. As soluções propostas considerarão tanto ações ambientais como o uso de tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial (IA), no monitoramento e prevenção da poluição.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet.

Recursos educacionais digitais:
plataformas digitais de informação, vídeos, publicações online e ferramentas de IA generativa.

Materiais diversos:
imagens impressas, folhas e canetinhas para produção do mapa conceitual. Material impresso da reportagem.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cobertura vegetal do planeta e relação com a poluição do ar.

  • Relação entre poluição do ar e saúde humana.

  • Qualidade do ar atmosférico e seus indicadores.

  • Principais fontes e tipos de poluição do ar.

  • Impactos da emergência climática sobre a poluição atmosférica.

  • Uso da IA no monitoramento e prevenção da poluição.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as principais fontes de poluição do ar e seus efeitos sobre a saúde e o ambiente.

  • Identificar como a IA pode apoiar ações de monitoramento e prevenção da poluição.

  • Relacionar a presença de cobertura vegetal com a melhoria da qualidade do ar, entendendo seu papel como medida complementar.

  • Organizar informações e conexões por meio de um mapa conceitual, integrando causas, efeitos e soluções para o problema da poluição atmosférica.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

7. Argumentação.

10. Responsabilidade e cidadania.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Bibliografia

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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos.

Orientações gerais:

Nesta aula, os estudantes irão discutir a importância da cobertura vegetal para a qualidade do ar, compreender os efeitos da poluição sobre a saúde e o ambiente, e refletir sobre como a emergência climática agrava o problema. Também será explorado o papel da IA no monitoramento e previsão da poluição. A aula será dividida em três momentos: conversa inicial e contextualização, produção de mapa conceitual e discussão das aprendizagens.

Dificuldades previstas:

Alguns estudantes podem ter pouco vocabulário para descrever fenômenos ambientais ou dificuldades para organizar ideias no formato de mapa conceitual, por isso é importante acompanhar os grupos e oferecer apoio constante.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 minutos.

Leia o título da aula com a turma: “Cobertura vegetal, poluição do ar e emergência climática”. Em seguida, pergunte aos estudantes:

- O que significa “ar puro” para vocês?

- Vocês acham que o ar que respiramos é sempre limpo? Por quê?

- Quais lugares vocês já visitaram onde o ar parecia mais fresco? E mais poluído?

Registre no quadro as palavras mais citadas (por exemplo: fumaça, árvores, carros, fábricas e cheiro de queimada). Peça para as crianças relacionarem as respostas com o contexto da cidade ou bairro onde vivem.

- Qual a relação que conseguem fazer com o ar da sua região?