Material de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: A cobertura vegetal e a qualidade do ar atmosférico
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ciclo hidrológico: permeabilidade do solo, cobertura vegatal e erosão do solo
Descrição
Este plano de aula é o 5º de uma sequência de 5 planos, ele é composto por duas aulas do componente curricular de Ciências e é destinado aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Ele tem como principal foco a qualidade do ar atmosférico e os fatores que contribuem para a sua poluição. Os estudantes serão levados a refletir sobre como a poluição impacta a saúde humana e o meio ambiente, e como fenômenos relacionados à emergência climática podem agravar esse cenário.
Ao longo da aula, os estudantes entrarão em contato com informações de uma reportagem, debatendo diferentes formas de poluição do ar, suas causas e consequências. Esse momento de construção de conceitos será seguido pela elaboração de um mapa conceitual, no qual deverão organizar ideias e estabelecer relações entre causas, efeitos e soluções para o problema. As soluções propostas considerarão tanto ações ambientais como o uso de tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial (IA), no monitoramento e prevenção da poluição.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet.
Recursos educacionais digitais:
plataformas digitais de informação, vídeos, publicações online e ferramentas de IA generativa.
Materiais diversos:
imagens impressas, folhas e canetinhas para produção do mapa conceitual. Material impresso da reportagem.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Cobertura vegetal do planeta e relação com a poluição do ar.
- Relação entre poluição do ar e saúde humana.
- Qualidade do ar atmosférico e seus indicadores.
- Principais fontes e tipos de poluição do ar.
- Impactos da emergência climática sobre a poluição atmosférica.
- Uso da IA no monitoramento e prevenção da poluição.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as principais fontes de poluição do ar e seus efeitos sobre a saúde e o ambiente.
- Identificar como a IA pode apoiar ações de monitoramento e prevenção da poluição.
- Relacionar a presença de cobertura vegetal com a melhoria da qualidade do ar, entendendo seu papel como medida complementar.
- Organizar informações e conexões por meio de um mapa conceitual, integrando causas, efeitos e soluções para o problema da poluição atmosférica.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
7. Argumentação.
10. Responsabilidade e cidadania.
Acesse
- NOVA ESCOLA. 5 planos de aula sobre Ciclo hidrológico: permeabilidade do solo, cobertura vegatal e erosão do solo. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/ciencias/sequencia/ciclo-hidrologico-permeabilidade-do-solo-cobertura-vegatal-e-erosao-do-solo/315. Acesso em: 13 de setembro de 2025.
- NERDOLOGIA. Aquecimento Global | Nerdologia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sovsUzYZFM. Acesso em: 13 de setembro de 2025.
- FÁBIO, Andre. O aumento da temperatura mundial desde 1850 resumido em uma imagem. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/09/02/O-aumento-da-temperatura-mundial-desde-1850-resumido-em-uma-imagem. Acesso em: 13 de setembro de 2025.
Bibliografia
- Tudo o que a ciência sabe sobre as mudanças do clima no Brasil - Disponível em: https://alana.org.br/tag/mudancas-climaticas/.
- Inteligência Artificial, Educação e Infância. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/6/20201110120042/panorama_setorial_ano-xii_n_3_inteligencia_artificial_educacao_infancia.pdf.
- Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa - Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 100 minutos.
Orientações gerais:
Nesta aula, os estudantes irão discutir a importância da cobertura vegetal para a qualidade do ar, compreender os efeitos da poluição sobre a saúde e o ambiente, e refletir sobre como a emergência climática agrava o problema. Também será explorado o papel da IA no monitoramento e previsão da poluição. A aula será dividida em três momentos: conversa inicial e contextualização, produção de mapa conceitual e discussão das aprendizagens.
Dificuldades previstas:
Alguns estudantes podem ter pouco vocabulário para descrever fenômenos ambientais ou dificuldades para organizar ideias no formato de mapa conceitual, por isso é importante acompanhar os grupos e oferecer apoio constante.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 10 minutos.
Leia o título da aula com a turma: “Cobertura vegetal, poluição do ar e emergência climática”. Em seguida, pergunte aos estudantes:
- O que significa “ar puro” para vocês?
- Vocês acham que o ar que respiramos é sempre limpo? Por quê?
- Quais lugares vocês já visitaram onde o ar parecia mais fresco? E mais poluído?
Registre no quadro as palavras mais citadas (por exemplo: fumaça, árvores, carros, fábricas e cheiro de queimada). Peça para as crianças relacionarem as respostas com o contexto da cidade ou bairro onde vivem.
- Qual a relação que conseguem fazer com o ar da sua região?