GEO6_12UND10 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A complexa relação entre a cidade e seus rios
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais - água - em diferentes escalas e usos alternativos, visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
São inúmeras as cidades no Brasil e no mundo que se originaram às margens de um rio. São Paulo, Porto Alegre, Recife, Paris, Londres, Nova Iorque, Buenos Aires são algumas delas. No entanto, nem todas conseguiram manter uma relação harmoniosa com os seus mananciais. De aliado, que fornecia água, alimento, meio de transporte e lazer; em muitas cidades os rios foram transformados em depósitos de esgoto e lixo, suas margens foram desmatadas, seus cursos foram retificados e suas várzeas ocupadas. Como consequência deste total descaso, esses mesmos rios, que no passado facilitaram o nascimento e o desenvolvimentos das cidades, encontram-se hoje totalmente descaracterizados ou mesmo escondidos sob grandes avenidas.
Neste plano, os alunos, em trios, irão conhecer e discutir as condições atuais de grande parte dos rios urbanos brasileiros. Com base na discussão e também em seis frases que receberão do professor, os trios deverão elaborar um texto denúncia.
As frases devem ser impressas e selecionadas pelo professor com antecedência.
Materiais necessários: Datashow, caneta, caderno, lápis, borracha, uma folha pautada e 6 frases impressas, por trio.
Preparação das frases a serem entregues para os alunos: imprima o arquivo (disponível no material complementar) e recorte as frases conforme orientação. O número de frases impressas deverá levar em conta o número de trios que se formarão e também o fato de que cada trio receberá 6 diferentes frases. Faça diferentes composições de frases por trios, o que implicará em uma maior diversidade de textos.
Caso queira, substitua ou inclua frases relacionadas à realidade dos rios urbanos do estado onde esse plano está sendo aplicado.
Material complementar:
GEO6_12UND10 - Frases elaboração do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zYAy6vKysezCQvCt8K8hqxvkvACsEvn4QyCkbrajmuPmDNXDPtEFu3NcyPe7/geo6-12und10-frases-para-elaboracao-do-texto.pdf
GEO6_12UND10 - Contextualização:
GEO6_12UND10 - Problematização:
GEO6_12UND10 - Ação Propositiva:
Link para o vídeo:
Córrego do Ipiranga é retrato da contradição da cidade de SP. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/videos/v/g1/6131673/>. Acesso em: 17 mar 2019.
ENTRE RIOS - a urbanização de São Paulo. 2011 (25min10seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc>. Acesso em: 07 mar 2019.
Para você saber mais:
ASSAD, Leonor. Cidades nascem abraçadas a seus rios, mas lhes viram as costas no crescimento. Cienc. Cult. [online]. 2013, vol.65, n.2 [cited 2019-04-30], pp.06-09. Disponível em:
<http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252013000200003>. Acesso em: 04 mar 2019.
GOUVEIA, Isabel Cristina Moroz-Caccia. A cidade de São Paulo e seus rios: uma história repleta de paradoxos. Confins [Online], 27, 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/10884?lang=pt>. Acesso em: 04 mar 2019.
· MACHADO, Nélio Soares. Rio urbanos, a complexa relação entre as cidades e os rios. Portal Educação. Disponível em:
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/a-complexa-relacao-entre-as-cidades-e-os-rios/73372>. Acesso em: 04 mar 2019.
MARQUES, Itaiara et al. A percepção dos moradores da região em torno do Rio dos Seixos e do Rio das Pedras e a relação da população com os rios de Salvador. Disponível em: <http://www.acquacon.com.br/cobesa/apresentacoes/pap/pap001791.pdf>. Acesso em: 05 mar 2019.
· SANTOS, Sílvio dos. As cidades e seus rios. Disponível em: <https://portogente.com.br/noticias/opiniao/97348-as-cidades-e-seus-rios>. Acesso em: 05 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema para a turma, projetando o slide, escrevendo no quadro ou falando. Em seguida, explique que na aula de hoje eles vão discutir que devido ao crescimento das cidades, e em nome do progresso, os rios foram sendo poluídos, descaracterizados e mesmo ocultados da paisagem urbana.
Os alunos elaborarão um texto em grupo abordando esta temática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO