GEO6_12UND09 - Etapas da Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: PPA - PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais - água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
Neste plano, os alunos terão a oportunidade de conhecer alguns projetos do Programa Produtor de Água e reconhecer a importância dos mesmos para a recuperação e preservação de recursos hídricos. O Programa, que usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores rurais a investirem no cuidado do trato com as águas, garante também apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas que beneficiam tanto a população local como a população urbana, já que boa parte da captação de água para abastecimento das cidades provém das águas dos rios.
Após conhecer e discutir o Programa, os alunos, em quartetos, serão desafiados a criarem um mapa conceitual sobre um projeto que já está sendo desenvolvido.
Materiais necessários: Datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por grupo), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas e informações impressas sobre um dos projetos.
Material complementar:
GEO6_ 12UND09 - Mapa dos Projetos:
GEO6_12UND09 - Exemplo de Mapa Conceitual:
GEO6_12UND09 - Etapas da Ação Propositiva:
GEO6_12UND09 - Etiquetas:
GEO6_12UND09 - Fichas com informações dos Projetos:
Link para o vídeo:
Programa Produtor de Água, Agência Nacional de Água. 2014 (4min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ATy335tjlIM>. Acesso em 19 fev 2019.
Vídeo sobre o Projeto Conservador das Águas - Extrema/MG:
Programa Produtor de Água. 2007 (3min48seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4laA7wfdcHY>. Acesso em: 20 fev 2019.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em:
Para você saber mais:
Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua>. Acesso em: 18 fev 2019.
Nota informativa: Programa Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em:
<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sip/produtor-de-agua/documentos-relacionados/1-nota-informativa-programa-produtor-de-agua.pdf>. Acesso em: 18 fev 2019.
Projetos. Agência Nacional de Águas. Disponível em:
<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua/projetos>. Acesso em: 18 fev 2019.
modelo de Mapa conceitual adaptado de:
CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema para a turma, projetando o slide, escrevendo no quadro ou falando. Em seguida esclareça que nessa aula eles irão conhecer uma importante iniciativa de proteção das bacias hidrográficas brasileiras.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a pergunta, fale ou escreva no quadro. Em seguida exiba o vídeo com informações sobre o Programa Produtor de Água (link disponível abaixo).
Se o acesso à internet na sua escola não for adequado, faça o download do vídeo previamente.
Ao término do vídeo discuta o seu conteúdo com a turma e verifique se todos entenderam do que se trata o Programa Produtor de Água, lançando algumas perguntas. Por exemplo:
- Em que consiste o Programa?
- Quais impactos a atividade agropecuária pode provocar no ambiente?
- Como os produtores rurais são estimulados a adotarem práticas conservacionistas?
- Quais ações de conservação que são realizadas?
- Quem se beneficia com esse tipo de Programa?
O Programa Produtor de Água é uma forma de promover o desenvolvimento de iniciativas de conservação dos recursos naturais, principalmente os hídricos. A ideia se baseia no princípio que há um grupo de pessoas interessadas no produto água e dispostas a contribuir e, do outro lado, estão os produtores rurais que podem integrar-se e possibilitar a conservação desse recurso. Para tanto, esses produtores passam a ser remunerados e ou compensados pelos serviços ambientais gerados em suas propriedades.
Os impactos da produção agropecuária e da ocupação em áreas de bacias hidrográficas, como por exemplo, a contaminação das águas por agrotóxicos, fertilizantes e esgoto doméstico; o desmatamento; a erosão e assoreamento são combatidos por práticas conservacionistas como obras de saneamento, reflorestamento de áreas de nascentes, construção de barragens, manutenção de florestas, entre outras. Esse tipo de serviço ambiental, além de ter um impacto positivo local, beneficia todos aqueles que fazem uso dessas águas.
Link para o vídeo:
Programa Produtor de Água, Agência Nacional de Água. 2014 (4min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ATy335tjlIM>. Acesso em 19 fev 2019.
Como adequar à sua realidade:
Se no município ou no estado onde esse plano for aplicado existir um projeto do Programa Produtor de Água, e que não esteja contemplado no arquivo Fichas com informações dos Projetos, do Material Complementar, elabore mais uma ficha que contenha informações desse projeto. Seria interessante, também, realizar uma visita ao local com a turma ou convidar um participante do projeto para uma conversa com os alunos.
Para você saber mais sobre o Programa:
Nota informativa: Programa Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em:
<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sip/produtor-de-agua/documentos-relacionados/1-nota-informativa-programa-produtor-de-agua.pdf>. Acesso em: 18 fev 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro a situação-problema e em seguida projete ou entregue impresso o mapa da localização dos projetos. Peça que os alunos observem o mapa e respondam:
- Quais informações representa?
- Quais estados possuem projetos?
- Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?
Incentive-os a levantar hipóteses para essa concentração.
O mapa representa a localização dos projetos por estado. Caso os alunos não percebam, chame a atenção que no mapa, além do limite dos estados, estão também demarcadas as Regiões Hidrográficas. Podemos perceber que a Região Sudeste concentra um grande número de projetos. Algumas hipóteses para explicar essa concentração são: maior presença de áreas degradadas, devido à grande exploração agropecuária, maior demanda por recursos hídricos, maior consciência ambiental, entre outras.
O mapa apresentado é interativo, portanto, se a escola tiver um bom acesso à internet, abra o mapa e é só clicar sobre o triângulo verde para obter informações sobre o projeto. Caso exista algum projeto no município ou no estado onde a escola está localizada, clique sobre o símbolo para obter informações sobre ele.
Explique para a turma que eles irão se agrupar em quartetos e que cada grupo receberá uma ficha contendo informações sobre um dos projetos. Após lerem as informações da ficha e sobre o Projeto, eles deverão criar um mapa conceitual.
Projete e/ou imprima o exemplo de um mapa conceitual (slide 7), explique a estrutura e como deve ser construído esse tipo de mapa. Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas, e que isso ajuda a melhor entender e lembrar os conceitos.
Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos:
- Formas: representam conceitos e ideias;
- Setas: fazem a ligação entre os conceitos e
- Texto: identifica e descreve a relação entre eles.
O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?
Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.
Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico “Para você saber mais”.
Material para impressão:
Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf
Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
Link para o mapa interativo:
Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09
Para você saber mais:
CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em:
Problematização
Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro a situação-problema e em seguida projete ou entregue impresso o mapa da localização dos projetos. Peça que os alunos observem o mapa e respondam:
- Quais informações representa?
- Quais estados possuem projetos?
- Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?
Incentive-os a levantar hipóteses para essa concentração.
O mapa representa a localização dos projetos por estado. Caso os alunos não percebam, chame a atenção que no mapa, além do limite dos estados, estão também demarcadas as Regiões Hidrográficas. Podemos perceber que a Região Sudeste concentra um grande número de projetos. Algumas hipóteses para explicar essa concentração são: maior presença de áreas degradadas, devido à grande exploração agropecuária, maior demanda por recursos hídricos, maior consciência ambiental, entre outras.
O mapa apresentado é interativo, portanto, se a escola tiver um bom acesso à internet, abra o mapa e é só clicar sobre o triângulo verde para obter informações sobre o projeto. Caso exista algum projeto no município ou no estado onde a escola está localizada, clique sobre o símbolo para obter informações sobre ele.
Explique para a turma que eles irão se agrupar em quartetos e que cada grupo receberá uma ficha contendo informações sobre um dos projetos. Após lerem as informações da ficha e sobre o Projeto, eles deverão criar um mapa conceitual.
Projete e/ou imprima o exemplo de um mapa conceitual (slide 7), explique a estrutura e como deve ser construído esse tipo de mapa. Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas, e que isso ajuda a melhor entender e lembrar os conceitos.
Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos:
- Formas: representam conceitos e ideias;
- Setas: fazem a ligação entre os conceitos e
- Texto: identifica e descreve a relação entre eles.
O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?
Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.
Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico “Para você saber mais”.
Material para impressão:
Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf
Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
Link para o mapa interativo:
Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09
Para você saber mais:
CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em:
Problematização
Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro a situação-problema e em seguida projete ou entregue impresso o mapa da localização dos projetos. Peça que os alunos observem o mapa e respondam:
- Quais informações representa?
- Quais estados possuem projetos?
- Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?
Incentive-os a levantar hipóteses para essa concentração.
O mapa representa a localização dos projetos por estado. Caso os alunos não percebam, chame a atenção que no mapa, além do limite dos estados, estão também demarcadas as Regiões Hidrográficas. Podemos perceber que a Região Sudeste concentra um grande número de projetos. Algumas hipóteses para explicar essa concentração são: maior presença de áreas degradadas, devido à grande exploração agropecuária, maior demanda por recursos hídricos, maior consciência ambiental, entre outras.
O mapa apresentado é interativo, portanto, se a escola tiver um bom acesso à internet, abra o mapa e é só clicar sobre o triângulo verde para obter informações sobre o projeto. Caso exista algum projeto no município ou no estado onde a escola está localizada, clique sobre o símbolo para obter informações sobre ele.
Explique para a turma que eles irão se agrupar em quartetos e que cada grupo receberá uma ficha contendo informações sobre um dos projetos. Após lerem as informações da ficha e sobre o Projeto, eles deverão criar um mapa conceitual.
Projete e/ou imprima o exemplo de um mapa conceitual (slide 7), explique a estrutura e como deve ser construído esse tipo de mapa. Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas, e que isso ajuda a melhor entender e lembrar os conceitos.
Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos:
- Formas: representam conceitos e ideias;
- Setas: fazem a ligação entre os conceitos e
- Texto: identifica e descreve a relação entre eles.
O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?
Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.
Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico “Para você saber mais”.
Material para impressão:
Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf
Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
Link para o mapa interativo:
Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09
Para você saber mais:
CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça que a turma se organize em quartetos, leia com eles as etapas da ação propositiva que você projetou ou entregou impresso. Numere oralmente os grupos de 1 a 2. Os grupos que receberam o número 1 deverão receber a Ficha 1 impressa e os grupos que receberam o número 2 devem receber a Ficha 2. Além da Ficha os grupos deverão receber impresso as etiquetas. Calcule a impressão para que cada grupo receba mais ou menos 15 etiquetas.
Avise os alunos que a ficha contém, além das informações sobre o Projeto, algumas orientações para criarem o mapa conceitual. A pergunta focal presente na ficha deve orientar a escolha dos conceitos que depois deverão ser escritos nas etiquetas. Alerte-os para que resumam em poucas palavras os conceitos/ideias e caprichem na letra.
Lembre-os de planejarem o mapa conceitual antes de finalizá-lo. Nesse momento eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.
Etapas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajcEaW5WpGTnh2PwY6RCJumt7xAgDJjcqaXw8jSrn2vpEytH5PW4RYRU6VP/geo6-12und09-etapas-da-acao-propositiva.pdf
Fichas com informações dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fbkb4czakYghFHkzqBMZ9P7UV4tWcEGXPUTxXMbxQt8UmxEXteXF2wkVXEW/geo6-12und09-fichas-com-informacoes-dos-projetos.pdf
Ação Propositiva
Orientação: Peça que a turma se organize em quartetos, leia com eles as etapas da ação propositiva que você projetou ou entregou impresso. Numere oralmente os grupos de 1 a 2. Os grupos que receberam o número 1 deverão receber a Ficha 1 impressa e os grupos que receberam o número 2 devem receber a Ficha 2. Além da Ficha os grupos deverão receber impresso as etiquetas. Calcule a impressão para que cada grupo receba mais ou menos 15 etiquetas.
Avise os alunos que a ficha contém, além das informações sobre o Projeto, algumas orientações para criarem o mapa conceitual. A pergunta focal presente na ficha deve orientar a escolha dos conceitos que depois deverão ser escritos nas etiquetas. Alerte-os para que resumam em poucas palavras os conceitos/ideias e caprichem na letra.
Lembre-os de planejarem o mapa conceitual antes de finalizá-lo. Nesse momento eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.
Etapas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajcEaW5WpGTnh2PwY6RCJumt7xAgDJjcqaXw8jSrn2vpEytH5PW4RYRU6VP/geo6-12und09-etapas-da-acao-propositiva.pdf
Fichas com informações dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fbkb4czakYghFHkzqBMZ9P7UV4tWcEGXPUTxXMbxQt8UmxEXteXF2wkVXEW/geo6-12und09-fichas-com-informacoes-dos-projetos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Após discutirem e planejarem como ficará o mapa conceitual, esclareça que agora eles deverão finalizar o diagrama.
Para tanto, deverão colar as etiquetas na cartolina, desenharem as setas e escreverem as proposições. Diga que uma boa apresentação visual do trabalho é também importante e que o mapa conceitual deve dar conta de responder à pergunta focal.
Havendo tempo, peça que troquem entre os grupos os mapas confeccionados, para que todos possam avaliar e comparar o resultado do trabalho.
Escolha um local na sala ou no corredor para expôr os mapas conceituais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_12UND09
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Word, Google Docs.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Direitos Humanos
Apresentação do tema da aula (18 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes conheçam e caracterizem alguns projetos do Programa Produtor de Água. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e esclareça que nessa aula eles irão conhecer uma importante iniciativa de proteção das bacias hidrográficas brasileiras.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Envie a pergunta, em seguida exiba o vídeo com informações sobre o Programa Produtor de Água (link disponível abaixo).
- Programa Produtor de Água, Agência Nacional de Água. 2014 (4min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ATy335tjlIM>. Acesso em 04/07/2020.
Ao término do vídeo discuta o seu conteúdo com a turma e verifique se todos entenderam do que se trata o Programa Produtor de Água, lançando algumas perguntas. Por exemplo:
- Em que consiste o Programa?
- Quais impactos a atividade agropecuária pode provocar no ambiente?
- Como os produtores rurais são estimulados a adotarem práticas conservacionistas?
- Quais ações de conservação que são realizadas?
- Quem se beneficia com esse tipo de Programa?
Oriente que as respostas sejam enviadas no grupo de WhatsApp da turma.
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e peça que os alunos observem o mapa e respondam:
- Quais informações representa?
- Quais estados possuem projetos?
- Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?
- Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf. Acesso em 04/07/2020.
- Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09. Acesso em 04/07/2020.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Diga que eles irão construir um mapa conceitual sobre o tema. O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?
Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.
Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico:
- Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
O mapa conceitual, pode ser elaborado com o recurso do word, ou Google Docs.
Sistematização (50 minutos- assincronamente)
Nessa etapa encaminhe aos alunos uma ficha que contém, além das informações sobre o Projeto, algumas orientações para criarem o mapa conceitual. A pergunta focal presente na ficha deve orientar a escolha dos conceitos que depois deverão ser escritos nas etiquetas. Alerte-os para que resumam em poucas palavras os conceitos/ideias e caprichem na letra.
- Etapas da Ação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajcEaW5WpGTnh2PwY6RCJumt7xAgDJjcqaXw8jSrn2vpEytH5PW4RYRU6VP/geo6-12und09-etapas-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 04/07/2020.
- Fichas com informações dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fbkb4czakYghFHkzqBMZ9P7UV4tWcEGXPUTxXMbxQt8UmxEXteXF2wkVXEW/geo6-12und09-fichas-com-informacoes-dos-projetos.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Ao final os mapas devem ser compartilhados com todos da classe no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Oriente aos estudantes, que em família leiam a nota informativa sobre o programa.
Para você saber mais sobre o Programa: Nota informativa: Programa Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em:
<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sip/produtor-de-agua/documentos-relacionados/1-nota-informativa-programa-produtor-de-agua.pdf>. Acesso em: 04/07/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rosana Garagorry
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer e caracterizar alguns projetos do Programa Produtor de Água.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.