GEO6_12UND01 - Ação Propositiva - Orientações
Plano de Aula
Plano de aula: Aquíferos brasileiros
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
Neste plano, os alunos terão a oportunidade de rever o conceito de aquífero, saber da existência de dois grandes e importantes aquíferos brasileiros, bem como comparar suas características com base na observação de um mapa e na leitura de textos. Para essa atividade organize a sala em quartetos.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
Materiais necessários: Datashow, quadro, duas cópias impressas dos anexos 1 e 2 para cada quarteto, uma cópia impressa do anexo 3 para cada aluno. Garantir que os alunos tenham 2 canetas marca texto ou dois lápis, de cores diferentes,
Material complementar:
Textos. Disponível em:
Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:
Quadro resumo. Disponível em:
Mapa. Brasil - Regiões. Disponível em:
Orientações. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BSgQrqenn89rfeGAvpXpcQKTu6j8ZYxMZcHzrENQYFYgjngdFkUDwP9Q53D/geo6-12und01-acao-propositiva-orientacoes.pdf
Gabarito do quadro resumo. Disponível em:
Para você saber mais:
Segundo a Agência Nacional de Águas, “As águas subterrâneas são formadas pelo excedente das águas de chuvas que percorrem camadas abaixo da superfície do solo e preenchem os espaços vazios entre as rochas. Essas formações geológicas permeáveis são chamadas de aquíferos e são classificadas em três tipos: fraturado, poroso e cárstico. Dessa forma, os aquíferos são uma reserva de água embaixo do solo, abastecida pela chuva, e funciona como uma espécie de caixa d’água que alimenta os rios. Para maiores informações consultar o site: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua/agua-subterranea
Mais informações:
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Águas Subterrâneas. Um recurso a ser conhecido e protegido. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/167/_publicacao/167_publicacao28012009044356.pdf
CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Águas Subterrâneas. Aquífero Guarani. São Paulo, 2018. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/programa-de-monitoramento/
consulta-por-aquíferos-monitorados/aquifero-guarani/
ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Águas subterrâneas, o que são? São Paulo. Disponível em:
www.abas.org/educacao.php
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental. Aquífero Alter do Chão, no norte do país, pode ser o maior do mundo. Juiz de Fora, 2010. Disponível em:
http://www.ufjf.br/labcaa/2010/04/15/aquifero-alter-do-chao-no-norte-do-pais-pode-ser-o-maior-do-mundo/
INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. Alter do chão: um aquífero de 84 quadrilhões de litros de água. Entrevista especial com André Montenegro Duarte. São Leopoldo, 2010. Disponível em:
http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/35015-alter-do-chao-um-aquifero-de-84-quadrilhoes-de-litros-de-agua-entrevista-especial-com-andre-montenegro-duarte
Vídeos:
Série especial mostra o aquífero guarani, um dos maiores reservatórios de água doce. Jornal da EPTV. 5:05 min. Exibido em 11 de março de 2015. Disponível em:
Reserva do Aquífero Guarani é um dos bens mais preciosos da humanidade. Globo Repórter.12 min. Exibido em 18 de fevereiro de 2005. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/2448488/
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete, fale ou escreva no quadro o tema da aula e verifique o conhecimento que eles têm sobre o assunto. Pergunte, por exemplo, se eles sabem o que é, para que serve e como se forma um aquífero. Após a fala dos alunos, reforce o conceito de aquífero, e se achar necessário, escreva-o no quadro.
Em seguida, explique que nesta aula eles irão conhecer e comparar dois importantes aquíferos brasileiros e que, para tanto, deverão consultar um mapa e textos informativos para, em seguida, construir um quadro resumo das características dos aquíferos Guarani e Alter do Chão.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Apresente o mapa para a sala, leia com os alunos o título, chame a atenção para a escala, pergunte se a escala representada é gráfica ou numérica e o que ela indica. Após isso, com o objetivo de despertá-los para o tema, lance para a sala algumas questões. Por exemplo: Vocês sabem que no Brasil existem dois grandes aquíferos? No mapa eles estão representados com qual cor? Quais são os nomes deles? Qual é maior?
Caso não haja condições de projetar o mapa, faça uso de um mapa presente em um livro, atlas ou faça uma cópia do mapa Os maiores aquíferos do Brasil.
Material complementar:
Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:
Como adequar à sua realidade:
Se o município em que o aluno vive está sobre um dos aquíferos que serão estudados, procure saber como ele está sendo usado. A companhia de saneamento básico, responsável pelo município, ou órgãos ligados à questão ambiental, podem ser fontes de informações.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete este slide, leia o texto presente nele e comente com os alunos que o mapa já nos indica algumas características de cada um dos dois aquíferos, como por exemplo, a localização (região), a extensão superficial, se está ou não totalmente localizado em território nacional, no entanto, se quiserem obter mais informações terão que consultar outras fontes. É importante sinalizar quais informações eles podem obter do mapa mas deixe que eles, posteriormente, descubram sozinhos, auxiliando-os apenas quando for necessário.
Caso não tenha como projetar o slide, fale, enquanto eles observam um mapa presente em um livro didático, atlas ou imprima o mapa.
Material complementar:
Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:
Se necessário, apresente o mapa Brasil - Regiões, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7KSXZENWThKAn7GYSkcFKtDdhWv7E94CZ3GSJnSHpHXg9SjZMDq5fwxZGKQC/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf >, imprima-o ou peça que observem esse mapa no atlas ou em um livro didático.
Problematização
Orientações:
Projete este slide, leia o texto presente nele e comente com os alunos que o mapa já nos indica algumas características de cada um dos dois aquíferos, como por exemplo, a localização (região), a extensão superficial, se está ou não totalmente localizado em território nacional, no entanto, se quiserem obter mais informações terão que consultar outras fontes. É importante sinalizar quais informações eles podem obter do mapa mas deixe que eles, posteriormente, descubram sozinhos, auxiliando-os apenas quando for necessário.
Caso não tenha como projetar o slide, fale, enquanto eles observam um mapa presente em um livro didático, atlas ou imprima o mapa.
Material complementar:
Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:
Se necessário, apresente o mapa Brasil - Regiões, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFmdknpAqzQh7Aakp9ZabyJQFpMmXSsT47C6UpZQAd5SVgxahhJRahGSzAYY/geo6-12und01-problematizacao-mapa-brasil-regioes.pdf >, imprima-o ou peça que observem esse mapa no atlas ou em um livro didático.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Apresente as orientações, leia e explique para a turma as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas. Oriente para que eles se organizem em quartetos.
Caso não seja possível apresentar o slide, entregue as orientações impressas ou oriente oralmente o que deve ser feito.
Em seguida, distribua duas cópias impressas dos Textos e do Mapa Maiores Aquíferos para cada quarteto e uma cópia impressa do Quadro Resumo para cada aluno.
Material complementar:
Orientações. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BSgQrqenn89rfeGAvpXpcQKTu6j8ZYxMZcHzrENQYFYgjngdFkUDwP9Q53D/geo6-12und01-acao-propositiva-orientacoes.pdf
Textos. Disponível em:
Mapa - Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:
Quadro resumo. Disponível em:
Sistematização
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
Acompanhe o desenvolvimento do trabalho caminhando pela sala. Tire dúvidas de vocabulário, verifique se estão destacando de forma correta as características de cada aquífero, se estão preenchendo corretamente o quadro e finalmente se elaboraram um título e colocaram a fonte corretamente.
Lembre os alunos que a letra legível e a organização do quadro são critérios importantes.
Quando todos tiverem concluído, faça uma correção oral, pedindo que eles apresentem as suas respostas.
Desdobramentos para as aulas seguintes:
Você pode pedir para que os alunos elaborem em casa, ou na aula seguinte, um pequeno texto comparativo sobre os dois aquíferos, com base nas informações do quadro. O resultado pode ser compartilhado, pedindo que alguns alunos leiam seus textos para a sala.
Essa atividade pode ser feita interdisciplinarmente com Língua Portuguesa. O professor ou a professora do componente pode orientar a estrutura do texto indicando, por exemplo, quais conectivos eles devem usar em um texto comparativo.
Sistematização
Orientações:
Caso haja tempo, projete as respostas para garantir que todos possam corrigir a atividade ou imprima o gabarito para a turma.
Material complementar:
Gabarito do quadro resumo. Disponível em:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_12UND01
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes conheçam e compararem as características dos aquíferos Guarani e Alter do Chão. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga pergunte, por exemplo, se eles sabem o que é, para que serve e como se forma um aquífero. Reforce o conceito de aquífero, e se achar necessário, envie no grupo de WhatsApp. As respostas também deverão ser encaminhadas por lá.
Contextualização (45 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Apresente o mapa para a sala, leia o título, após isso, com o objetivo de despertá-los para o tema, lance para a sala algumas questões. Por exemplo: Vocês sabem que no Brasil existem dois grandes aquíferos? No mapa eles estão representados com qual cor? Quais são os nomes deles? Qual é maior?
- Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, leia o texto presente nele e comente com os alunos que o mapa já nos indica algumas características de cada um dos dois aquíferos, como por exemplo, a localização (região), a extensão superficial, se está ou não totalmente localizado em território nacional, no entanto, se quiserem obter mais informações terão que consultar outras fontes. É importante sinalizar quais informações eles podem obter do mapa mas deixe que eles, posteriormente, descubram sozinhos.
- Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf. Acesso em 04/07/2020
- Se necessário, apresente o mapa Brasil - Regiões, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7KSXZENWThKAn7GYSkcFKtDdhWv7E94CZ3GSJnSHpHXg9SjZMDq5fwxZGKQC/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf >, Acesso em 04/07/2020
Peça que observem esse mapa no atlas ou em um livro didático.
Ação propositiva (cinco dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Apresente as orientações, leia e explique para a turma as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas. Oriente para que eles se organizem em quartetos.
1. Orientações. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BSgQrqenn89rfeGAvpXpcQKTu6j8ZYxMZcHzrENQYFYgjngdFkUDwP9Q53D/geo6-12und01-acao-propositiva-orientacoes.pdf. Acesso em 04/07/2020
2. Textos. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4epqjgaNcHmbDJz2yATBbsCTPrr7QV24PQjb8bDvjsMSfxdcwSFJBwH8bpj/geo6-12und01-acao-propositiva-textos.pdf. Acesso em 04/07/2020
3. Mapa - Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf. Acesso em 04/07/2020
4. Quadro resumo. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hrMK4eXXFZhBGSCWuEYGtUmkuDXEMjjzCP29Z9z8PYbmZvMnVfEzYEMg8w8/geo6-12und01-acao-propositiva-quadro-resumo.pdf. Acesso em 04/07/2020
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Acompanhe o desenvolvimento do trabalho caminhando pela sala. Tire dúvidas de vocabulário, verifique se estão destacando de forma correta as características de cada aquífero, se estão preenchendo corretamente o quadro e finalmente se elaboraram um título e colocaram a fonte corretamente.
Lembre os alunos que a letra legível e a organização do quadro são critérios importantes.
Quando todos tiverem concluído, faça uma correção oral, pedindo que eles apresentem as suas respostas por meio de áudios no WhatsApp.
Gabarito do quadro resumo. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9DEhUWtcvHgjJd8qwQjA2naMZGkwZMNpNk9zaEYVUBXd9CXUAyDaa9yXZu3/geo6-12und01-sistematizacao-gabarito-do-quadro-resumo.pdf. Acesso em 04/07/2020
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes na ação propositiva.
Fica a sugestão dos vídeos sobre os aquíferos.
- Paraíso Brasil - O Rei dos Aquíferos- https://www.youtube.com/watch?v=hwBEfPJm1Ak. Acesso em 04/07/2020
- Sistema Aquífero Guarani- https://www.youtube.com/watch?v=embTw1Rq5DI. Acesso em 04/07/2020
- Por que falta água no Brasil?- https://www.youtube.com/watch?v=DxvHMilNM_Q. Acesso em 04/07/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rosana Garagorry
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Conhecer e comparar as características dos aquíferos Guarani e Alter do Chão
Habilidade (s) da Base: (EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos
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