Plano de Aula

Plano de aula: Aproveitamento da água dos rios brasileiros

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

A sociedade faz uso da água dos rios de diferentes formas. Neste plano, os alunos terão a oportunidade de conhecer quais são esses diferentes usos e também aprofundar o seu conhecimento de como sete diferentes usos ocorrem no Brasil.

Para tanto, a sala deverá ser dividida em sete grupos e, por meio de um sorteio, cada grupo saberá com qual tipo de uso deverá trabalhar. Após o sorteio, cada grupo receberá um envelope, contendo frases de diferentes usos da água dos rios, para iniciar a atividade de separação e depois de organização das informações do tema sorteado.

Materiais necessários: datashow, folhas sulfite A-4, caneta, cola, lápis de cor, régua, clips, canetas coloridas, borracha e um envelope com frases e imagens de diferentes usos da água dos rios para cada grupo.

Preparação dos envelopes: Antes da aplicação deste plano, imprima o documento Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios. Recorte cada uma das frases ou imagens, como indicado, e as distribua, de forma aleatória, em sete envelopes. Cuide para que cada envelope tenha mais ou menos o mesmo número de informações.

Material complementar:

GEO6_12UNDO7 - Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjwhxq7WC6vjng3a5xMs4XJtxTvmWktTcjQ6Z62CP4mBAtXVaBgZafeqs3MG/geo7-12und07-textos-com-informacoes-de-diferentes-usos-da-agua-dos-rios.pdf

GEO6_12UNDO7 - Imagens da Problematização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rS3VNrmtv47u4ANERBJSTF3YVfbm3G5gz8HjtYFnH77cQnRJE8ZabZfSsG5w/geo6-12und07-imagens-da-problematizacao.pdf

GEO6_12UNDO7 - Etapas da Ação Propositiva, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5BtYChK6W9pbUG7MvdzDB3tt2RZgJ4j83KdEVWdvuKgY3yn6eWSZzwJf6MkP/geo6-12und07-etapas-da-acao-propositiva.pdf

Link para o vídeo:

Vídeo: Usos Múltiplos da Águas, Agência Nacional de Águas, duração de 3:41 minutos, disponível em:

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/usos-multiplos-da-agua Acesso em 05 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

Usos da Água, Agência Nacional de Águas -ANA, disponível em:

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua Acesso em 05 de fevereiro de 2019.

Atlas Irrigação, Uso da Água na Agricultura, Agência Nacional de Águas, disponível em:

http://atlasirrigacao.ana.gov.br/ Acesso em 06 de fevereiro de 2019.

Como funciona uma eclusa (animação), disponível em:

https://www.google.com/search?q=eclusa&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjLv4HcuajgAhVGLLkGHbneDkEQ_AUIDigB&biw=1366&bih=657#imgrc=umfrviEEAPFxLM: Acesso em 06 de fevereiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Se possível, inclua no documento Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios dados e imagens sobre o aproveitamento do(s) rio(s) existente(s) no município ou bairro onde a escola está localizada.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma o que eles irão estudar na aula. Diga que existem diferentes formas de se aproveitar a água dos rios, porém, é importante saber, efetivamente, como esses usos são realizados no espaço nacional.

Explique que nesta aula a sala será dividida em sete grupos e cada grupo trabalhará com um tipo de uso de água.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados