GEO6_12UND07 - Etapas da Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Aproveitamento da água dos rios brasileiros
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
A sociedade faz uso da água dos rios de diferentes formas. Neste plano, os alunos terão a oportunidade de conhecer quais são esses diferentes usos e também aprofundar o seu conhecimento de como sete diferentes usos ocorrem no Brasil.
Para tanto, a sala deverá ser dividida em sete grupos e, por meio de um sorteio, cada grupo saberá com qual tipo de uso deverá trabalhar. Após o sorteio, cada grupo receberá um envelope, contendo frases de diferentes usos da água dos rios, para iniciar a atividade de separação e depois de organização das informações do tema sorteado.
Materiais necessários: datashow, folhas sulfite A-4, caneta, cola, lápis de cor, régua, clips, canetas coloridas, borracha e um envelope com frases e imagens de diferentes usos da água dos rios para cada grupo.
Preparação dos envelopes: Antes da aplicação deste plano, imprima o documento Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios. Recorte cada uma das frases ou imagens, como indicado, e as distribua, de forma aleatória, em sete envelopes. Cuide para que cada envelope tenha mais ou menos o mesmo número de informações.
Material complementar:
GEO6_12UNDO7 - Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios, disponível em:
GEO6_12UNDO7 - Imagens da Problematização, disponível em:
GEO6_12UNDO7 - Etapas da Ação Propositiva, disponível em:
Link para o vídeo:
Vídeo: Usos Múltiplos da Águas, Agência Nacional de Águas, duração de 3:41 minutos, disponível em:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/usos-multiplos-da-agua Acesso em 05 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
Usos da Água, Agência Nacional de Águas -ANA, disponível em:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua Acesso em 05 de fevereiro de 2019.
Atlas Irrigação, Uso da Água na Agricultura, Agência Nacional de Águas, disponível em:
http://atlasirrigacao.ana.gov.br/ Acesso em 06 de fevereiro de 2019.
Como funciona uma eclusa (animação), disponível em:
https://www.google.com/search?q=eclusa&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjLv4HcuajgAhVGLLkGHbneDkEQ_AUIDigB&biw=1366&bih=657#imgrc=umfrviEEAPFxLM: Acesso em 06 de fevereiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Se possível, inclua no documento Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios dados e imagens sobre o aproveitamento do(s) rio(s) existente(s) no município ou bairro onde a escola está localizada.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma o que eles irão estudar na aula. Diga que existem diferentes formas de se aproveitar a água dos rios, porém, é importante saber, efetivamente, como esses usos são realizados no espaço nacional.
Explique que nesta aula a sala será dividida em sete grupos e cada grupo trabalhará com um tipo de uso de água.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO