Plano de Aula

Plano de aula: Os impactos ambientais e sociais na bacia hidrográfica do Rio Doce

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que o aluno tenha alguns conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e também sobre o rompimento da barragem do Fundão, no município de Mariana, em Minas Gerais. Para tanto, propomos que em casa ou em uma aula anterior, o aluno faça uma pesquisa na internet. Caso o aluno não tenha como pesquisar na rede, imprima o Anexo 1, que contém extratos de alguns textos sobre o assunto. Tanto o aluno que fizer a pesquisa pela internet, como aquele que receber o material impresso, deve preencher uma ficha de leitura a ser entregue pelo professor, Anexo 2.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A exploração mineral é uma das atividades econômicas que mais interferem nas paisagens naturais. Neste plano, o aluno terá a oportunidade de analisar como o rompimento de uma barragem de resíduos de mineração, no município mineiro de Mariana, impactou ambiental e socialmente a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, comprometendo, principalmente, os recursos hídricos da região.

Após tomarem conhecimento do tema da aula e de uma breve contextualização, os alunos assistirão a um vídeo que simula o acidente por meio de uma maquete digital e a um videoclipe que também aborda o acidente com a barragem do Fundão, em Mariana, MG. Ao término da exibição dos vídeos, o professor distribuirá a cada aluno uma filipeta contendo um trecho da música do clipe e iniciarão um debate, sendo o professor o mediador. Em seguida, em duplas, eles responderão a um questionário de entrevista.

Para responder o questionário, os alunos devem se imaginar no lugar de um(a) morador(a) que viveu o acidente e ainda convive com as suas consequências.

Materiais necessários: Datashow, quadro, ficha de leitura preenchida pelo aluno, questionário da entrevista e frases da letra da música, impressos.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Anexo 1. Extratos de textos sobre a Bacia do Rio Doce, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qmnFrfA37whcUaP6ukEb8R8TZhfFGkXpHVTJuACrDWrRNTsJdUwdgNdgrwHa/geo6-12und03-anexo-1-bacia-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Anexo 2. Ficha de Leitura, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6kACRZzabT46jH4ZctdPZWuynR46mR2Bd38TBftT3raHubB9fzFSVzjWcXwn/geo6-12und03-anexo-2-ficha-de-leitura.pdf

GEO6_12UND03. Frases da letra da música, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTDHRaEfmndy8sHtTvPMWwcJWVwUYUJsB4BtgQtJArHpVuRgNNabexFZy3By/geo6-12und03-problematizacao-frases-da-musica.pdf

GEO6_12UND03. Questionário da entrevista, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZtKFQwFHPJMubGjxT8smxXtmhr3mhJ3bxJxJJpVjuuWfzpD2vn6E82vVRvfn/geo6-12und03-acao-propositiva-questionario-da-entrevista.pdf

GEO6_12UND03. Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Links para os vídeos:

Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana, tempo de duração: 1:26 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw

Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador, tempo de duração: 4:30 minutos, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY

Para você saber mais:

É importante que alguns conceitos ligados a recursos hídricos já sejam de conhecimento dos alunos, como por exemplo: bacia hidrográfica, jusante, região hidrográfica, foz e afluente.

Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf

Conexão Repórter 29/11/2015. Tragédia Ambiental. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJTBe3LwKvY.

Rio Doce (Saiba mais) – Agência Nacional de Águas. Disponível em:

htttp://www3.ana.gov.br/portal/ANA/sala-de-situacao/rio-doce/rio-doce-saiba-mais.

Rio Doce: águas subterrâneas também estão contaminadas. Disponível em: https://www.greenpeace.org.br/riodoce

Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG) de Vanessa Sardinha dos Santos. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais-acidente-mariana-mg.htm.

Como adequar à sua realidade:

Se esse plano estiver sendo desenvolvido na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, peça que os alunos conversem com os adultos para saber o que mudou após o rompimento da barragem e se possível, peça que levem para a sala fotos sobre a área.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte se eles fizeram a pesquisa e preencheram a ficha de leitura e informe que eles irão precisar dessas informações para a aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA