Plano de Aula

Plano de aula: Os impactos ambientais e sociais na bacia hidrográfica do Rio Doce

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que o aluno tenha alguns conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e também sobre o rompimento da barragem do Fundão, no município de Mariana, em Minas Gerais. Para tanto, propomos que em casa ou em uma aula anterior, o aluno faça uma pesquisa na internet. Caso o aluno não tenha como pesquisar na rede, imprima o Anexo 1, que contém extratos de alguns textos sobre o assunto. Tanto o aluno que fizer a pesquisa pela internet, como aquele que receber o material impresso, deve preencher uma ficha de leitura a ser entregue pelo professor, Anexo 2.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A exploração mineral é uma das atividades econômicas que mais interferem nas paisagens naturais. Neste plano, o aluno terá a oportunidade de analisar como o rompimento de uma barragem de resíduos de mineração, no município mineiro de Mariana, impactou ambiental e socialmente a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, comprometendo, principalmente, os recursos hídricos da região.

Após tomarem conhecimento do tema da aula e de uma breve contextualização, os alunos assistirão a um vídeo que simula o acidente por meio de uma maquete digital e a um videoclipe que também aborda o acidente com a barragem do Fundão, em Mariana, MG. Ao término da exibição dos vídeos, o professor distribuirá a cada aluno uma filipeta contendo um trecho da música do clipe e iniciarão um debate, sendo o professor o mediador. Em seguida, em duplas, eles responderão a um questionário de entrevista.

Para responder o questionário, os alunos devem se imaginar no lugar de um(a) morador(a) que viveu o acidente e ainda convive com as suas consequências.

Materiais necessários: Datashow, quadro, ficha de leitura preenchida pelo aluno, questionário da entrevista e frases da letra da música, impressos.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Anexo 1. Extratos de textos sobre a Bacia do Rio Doce, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qmnFrfA37whcUaP6ukEb8R8TZhfFGkXpHVTJuACrDWrRNTsJdUwdgNdgrwHa/geo6-12und03-anexo-1-bacia-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Anexo 2. Ficha de Leitura, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6kACRZzabT46jH4ZctdPZWuynR46mR2Bd38TBftT3raHubB9fzFSVzjWcXwn/geo6-12und03-anexo-2-ficha-de-leitura.pdf

GEO6_12UND03. Frases da letra da música, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTDHRaEfmndy8sHtTvPMWwcJWVwUYUJsB4BtgQtJArHpVuRgNNabexFZy3By/geo6-12und03-problematizacao-frases-da-musica.pdf

GEO6_12UND03. Questionário da entrevista, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZtKFQwFHPJMubGjxT8smxXtmhr3mhJ3bxJxJJpVjuuWfzpD2vn6E82vVRvfn/geo6-12und03-acao-propositiva-questionario-da-entrevista.pdf

GEO6_12UND03. Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Links para os vídeos:

Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana, tempo de duração: 1:26 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw

Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador, tempo de duração: 4:30 minutos, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY

Para você saber mais:

É importante que alguns conceitos ligados a recursos hídricos já sejam de conhecimento dos alunos, como por exemplo: bacia hidrográfica, jusante, região hidrográfica, foz e afluente.

Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf

Conexão Repórter 29/11/2015. Tragédia Ambiental. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJTBe3LwKvY.

Rio Doce (Saiba mais) – Agência Nacional de Águas. Disponível em:

htttp://www3.ana.gov.br/portal/ANA/sala-de-situacao/rio-doce/rio-doce-saiba-mais.

Rio Doce: águas subterrâneas também estão contaminadas. Disponível em: https://www.greenpeace.org.br/riodoce

Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG) de Vanessa Sardinha dos Santos. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais-acidente-mariana-mg.htm.

Como adequar à sua realidade:

Se esse plano estiver sendo desenvolvido na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, peça que os alunos conversem com os adultos para saber o que mudou após o rompimento da barragem e se possível, peça que levem para a sala fotos sobre a área.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte se eles fizeram a pesquisa e preencheram a ficha de leitura e informe que eles irão precisar dessas informações para a aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO