GEO6_12UND03 - Ação Propositiva - Questionário da entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: Os impactos ambientais e sociais na bacia hidrográfica do Rio Doce
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que o aluno tenha alguns conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e também sobre o rompimento da barragem do Fundão, no município de Mariana, em Minas Gerais. Para tanto, propomos que em casa ou em uma aula anterior, o aluno faça uma pesquisa na internet. Caso o aluno não tenha como pesquisar na rede, imprima o Anexo 1, que contém extratos de alguns textos sobre o assunto. Tanto o aluno que fizer a pesquisa pela internet, como aquele que receber o material impresso, deve preencher uma ficha de leitura a ser entregue pelo professor, Anexo 2.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A exploração mineral é uma das atividades econômicas que mais interferem nas paisagens naturais. Neste plano, o aluno terá a oportunidade de analisar como o rompimento de uma barragem de resíduos de mineração, no município mineiro de Mariana, impactou ambiental e socialmente a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, comprometendo, principalmente, os recursos hídricos da região.
Após tomarem conhecimento do tema da aula e de uma breve contextualização, os alunos assistirão a um vídeo que simula o acidente por meio de uma maquete digital e a um videoclipe que também aborda o acidente com a barragem do Fundão, em Mariana, MG. Ao término da exibição dos vídeos, o professor distribuirá a cada aluno uma filipeta contendo um trecho da música do clipe e iniciarão um debate, sendo o professor o mediador. Em seguida, em duplas, eles responderão a um questionário de entrevista.
Para responder o questionário, os alunos devem se imaginar no lugar de um(a) morador(a) que viveu o acidente e ainda convive com as suas consequências.
Materiais necessários: Datashow, quadro, ficha de leitura preenchida pelo aluno, questionário da entrevista e frases da letra da música, impressos.
Material complementar:
GEO6_12UND03. Anexo 1. Extratos de textos sobre a Bacia do Rio Doce, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qmnFrfA37whcUaP6ukEb8R8TZhfFGkXpHVTJuACrDWrRNTsJdUwdgNdgrwHa/geo6-12und03-anexo-1-bacia-do-rio-doce.pdf
GEO6_12UND03. Anexo 2. Ficha de Leitura, disponível em:
GEO6_12UND03. Frases da letra da música, disponível em:
GEO6_12UND03. Questionário da entrevista, disponível em:
GEO6_12UND03. Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, disponível em:
GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce, disponível em:
Links para os vídeos:
Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana, tempo de duração: 1:26 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw
Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador, tempo de duração: 4:30 minutos, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY
Para você saber mais:
É importante que alguns conceitos ligados a recursos hídricos já sejam de conhecimento dos alunos, como por exemplo: bacia hidrográfica, jusante, região hidrográfica, foz e afluente.
Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf
Conexão Repórter 29/11/2015. Tragédia Ambiental. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJTBe3LwKvY.
Rio Doce (Saiba mais) – Agência Nacional de Águas. Disponível em:
htttp://www3.ana.gov.br/portal/ANA/sala-de-situacao/rio-doce/rio-doce-saiba-mais.
Rio Doce: águas subterrâneas também estão contaminadas. Disponível em: https://www.greenpeace.org.br/riodoce
Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG) de Vanessa Sardinha dos Santos. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais-acidente-mariana-mg.htm.
Como adequar à sua realidade:
Se esse plano estiver sendo desenvolvido na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, peça que os alunos conversem com os adultos para saber o que mudou após o rompimento da barragem e se possível, peça que levem para a sala fotos sobre a área.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte se eles fizeram a pesquisa e preencheram a ficha de leitura e informe que eles irão precisar dessas informações para a aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO