Plano de Aula

Plano de aula: Problemas de subtração de frações com denominadores diferentes

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com adição e subtração de números racionais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a subtração de frações através da equivalência de frações.

Conceito-chave

Frações equivalentes, subtração de frações.

Conhecimentos prévios

Frações equivalentes;

Subtração de frações com mesmo denominador.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação;

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver situações-problema envolvendo a subtração de frações através da equivalência de frações.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Veja outros planos que exploram a habilidade EF05MA07 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS