Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Estimular os alunos a resolver o problema, observando que é possível tanto adicionando como subtraindo. Aproveite para relembrar a nomenclatura dos termos das operações. Portanto, na situação do exemplo, ele perdeu 14 bolinhas, pois se começou com 32 e agora tem apenas 18, tirando as 18 do total encontrará as que perdeu, ou seja, 32 – 18 = 14. Como também, se juntar as 18 com as que perdeu ficará com 32, ou seja, 18 + ____ = 32, logo 18 + 14 = 32. Demonstre ainda que poderia descobrir acrescentando bolinhas.
Propósito: Solucionar situação usando tanto adição como subtração.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-lo?
- Que outra pergunta poderíamos utilizar para o mesmo problema? Por quê?
- O que podemos concluir após a resolução deste problema?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as possíveis estratégias e diferentes operações que podem utilizar para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias/operações vocês utilizaram para resolver a questão?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as diferentes operações que podem utilizar bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizaram para resolver a questão?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizaram para resolver a questão?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que essas situações-problema tanto podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas
https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:
https://docs.google.com/document/d/1yL9OdgdEcDPW9eExeL70635I2GR7ng1FKJqcOyKRs0o/edit
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que essas situações-problema tanto podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas
https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:
https://docs.google.com/document/d/1yL9OdgdEcDPW9eExeL70635I2GR7ng1FKJqcOyKRs0o/edit
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, você deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que essas situações-problema tanto podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas
https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:
https://docs.google.com/document/d/1yL9OdgdEcDPW9eExeL70635I2GR7ng1FKJqcOyKRs0o/edit
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Encerre relembrando que há uma relação entre a adição e subtração, portanto são operações que se complementam. Aproveite para demonstrar que a adição pode ser utilizada para tirar a prova real da subtração e vice-versa. E esta estratégia pode ser utilizada na resolução de problemas.
Propósito: Compreender a relação entre a subtração e adição.
Discuta com a turma:
- Como podemos concluir que podemos utilizar a operação de subtração para resolver o problema?
- Vocês compreenderam a relação entre a subtração e a adição?
- Como podemos confirmar se o resultado está correto?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.
Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de adição e/ou subtração.
Discuta com a turma:
- Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
- Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?
- Existe outras maneiras de resolver essa situação problema?
- Poderia solucionar apenas adicionando valores? Ou poderia solucionar apenas envolvendo a subtração de números?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução do raio x
Resolução da atividade complementar