Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Cálculo Mental com o jogo Virando as Cartas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fluência em cálculo mental com as quatro operações
Por: Paula Gilves
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Gilves
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Conhecimentos prévios
Adição e subtração com números naturais
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Dados
- Cartas numeradas
- Tabela de pontos
- Projetor de slides
- Lousa/quadro/canetão/giz
- Calculadora
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: Slides 3 - 5 = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se há alguma forma de resolvermos uma operação sem utilizar nenhum aparelho eletro-eletrônico (calculadora, celular, relógio,...), nem lápis e papel. Explique aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos, terão que compartilhar com os amigos como pensaram para a realização dos mesmos. Explique ainda que irá registrar na lousa algumas informações importantes e que ao final da aula poderão rever essas anotações. Anote na lousa a resposta do aluno mediante as propostas que serão realizadas e peça que expliquem como funciona esse tipo de cálculo (mental). Professor, nesse momento os alunos estarão sendo protagonistas da aula e certamente se envolverão muito mais do que se disséssemos simplesmente que a aula seria sobre cálculo mental. Aproveite isso!
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
- E se não pudermos utilizar nenhum recurso, dá pra fazer conta? Como?
- Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar recursos?
Retomada
Tempo sugerido: Slides 3 - 5 = 5 minutos.
Orientações: Entregue um pedaço de papel para cada aluno e diga que, após resolverem o cálculo mentalmente, deverão anotar o resultado nesse papel, e, que você irá circulando pela sala olhando. Nesse momento professor, caso perceba que algum aluno apresenta dificuldades, você deve identificá-las e assim fazer questionamentos que oportunizem a reflexão do aluno, de modo que o mesmo perceba onde está errando e assim supere a dificuldade diagnosticada por você. O ideal é que o mesmo seja motivado a solucionar mentalmente, e para isso você pode ir questionando-o: “O que você acha de refazermos seu cálculo para nos certificarmos do resultado?” ou “Vamos pensar juntos, quanto é 800 + 100? E 40 + 20? E 5 + 3? E se juntarmos tudo isso, quanto ficará?” . Após perceber que a maioria já o finalizou (+ ou - 2 min.), peça que contem para um colega como pensaram para chegar ao resultado. Circule pela sala ouvindo as discussões e já aproveite para ir selecionando quais alunos irão expor para o grupo como pensaram. O aluno que for expor como pensou, pode ir registrando na lousa à medida que verbaliza suas estratégias para que todos os demais compreendam seu raciocínio.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém mais pensou desta forma?
- Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar a lousa os alunos que você escolheu previamente)
Retomada
Tempo sugerido: Slides 3 - 5 = 5 minutos.
Orientações: Entregue um pedaço de papel para cada aluno e diga que, após resolverem o cálculo mentalmente, deverão anotar o resultado nesse papel, e, que você irá circulando pela sala olhando. Nesse momento professor, caso perceba que algum aluno apresenta dificuldades, você deve identificá-las e assim fazer questionamentos que oportunizem a reflexão do aluno, de modo que o mesmo perceba onde está errando e assim supere a dificuldade diagnosticada por você. O ideal é que o mesmo seja motivado a solucionar mentalmente, e para isso você pode ir questionando-o: “O que você acha de refazermos seu cálculo para nos certificarmos do resultado?” ou “Vamos pensar juntos, quanto é 800 + 100? E 40 + 20? E 5 + 3? E se juntarmos tudo isso, quanto ficará?” . Após perceber que a maioria já o finalizou (+ ou - 2 min.), peça que contem para um colega como pensaram para chegar ao resultado. Circule pela sala ouvindo as discussões e já aproveite para ir selecionando quais alunos irão expor para o grupo como pensaram. O aluno que for expor como pensou, pode ir registrando na lousa à medida que verbaliza suas estratégias para que todos os demais compreendam seu raciocínio.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém mais pensou desta forma?
- Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar a lousa os alunos que você escolheu previamente)
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.
Orientação: Professor, explique aos alunos que o cálculo mental deve acontecer de forma sistemática para que se apropriem dele, sendo assim, deve ser explorado regularmente nas aulas de matemática. Para a aula de hoje, selecionamos um jogo que irá ajudá-los a calcular mentalmente com maior agilidade. Socialize com a turma o nome do jogo, “Virando as Cartas”, e diga que irão estudar as regras para poder colocá-lo em prática.
Professor, esse jogo foi pensado tendo como base o jogo “Feche a caixa”. Caso tenha acesso a uma sala de informática, seria interessante apresentar e desenvolver o jogo com o alunos também. Você pode acessar o jogo na página da Revista Nova Escola ou clicando aqui.
Nesta etapa, após separar a turma em trios considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, cada aluno deverá ter o seu conjunto de fichas numéricas e seu quadro de pontos e, o trio, seus dois dados, que podem ser comprados ou confeccionados, ficando a critério do professor.
Lembre-se que a formação dos grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.
Orientação: Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.
Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se que a formação dos grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se inteirar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.
Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.
Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se, que a formação ds grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.
Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.
Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se, que a formação ds grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.
Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.
Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se, que a formação ds grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.
Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.
Orientações: Professor, explique aos alunos que irão analisar a jogada de Mariana no jogo Virando as Cartas. Para esse momento, sugiro reorganizar as carteiras da turma, de modo que todos possam interagir melhor. Uma sugestão seria organizá-las formando um U.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- O que será que aconteceu com Mariana durante suas jogadas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.
Orientações: Professor, apresente aos alunos a 1ª rodada de Mariana. Após analisarem a tabela, questione-os sobre as cartas que sobraram, quantos quadradinhos ela teria de pintar em seu quadro de pontos e quantos restariam. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
- Quais as cartas que sobraram?
- Quantos pontos Mariana perdeu?
- E quantos sobraram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.
Orientações: Professor, apresente aos alunos a 2ª rodada de Mariana. Após analisarem a tabela, questione-os sobre as cartas que sobraram. Explique a eles que para cada rodada usaremos uma cor diferente para demonstrar os quadradinhos pintados por Mariana. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- E nessa rodada, alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
- Quais as cartas que sobraram?
- Quantos pontos Mariana perdeu?
- E agora, juntando os pontos perdidos na primeira e na segunda rodada, quantos sobraram?
- O que acontecerá se na próxima rodada sobrar um número maior que esse nas cartas de Mariana?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.
Orientações: Professor, agora apresente aos alunos a tabela referente a 3ª rodada de Mariana. Pergunte qual a cor utilizada para marcar os pontos que Mariana perdeu nesta rodada. Faça-os perceber que nesse jogo os pontos perdidos são uma questão de sorte, pois dependem dos números que saem nos dados. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- E nessa rodada, alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
- Quais as cartas que sobraram?
- Quantos pontos Mariana perdeu?
- E agora, juntando os pontos perdidos nas 3 primeiras rodadas, quantos pontos sobraram?
- O que deve acontecer na próxima jogada para que Mariana não passe a vez para o outro integrante do seu trio?
- Até agora, em qual jogada Mariana perdeu mais pontos? E em qual perdeu menos pontos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.
Orientações: Professor, agora apresente aos alunos a tabela referente a 4ª rodada de Mariana. Faça-os perceber que nesse jogo os pontos perdidos são uma questão de sorte, pois dependem dos números que saem nos dados. Pergunte a eles quantos pontos Mariana perdeu nessa rodada. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- E nessa rodada, alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
- Nessa rodada, podemos dizer que Mariana teve sorte ou azar? Por quê?
- Quais as cartas que sobraram?
- Quantos pontos Mariana perdeu?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos esse slide e os questione sobre o que deve acontecer com Mariana nesta rodada. Faça a pergunta do slide e solicite que algumas crianças a respondam e justifiquem suas respostas. É interessante verificar se alguma criança acha que os quadradinhos serão suficientes para pintar os pontos perdidos por Mariana. Se isso acontecer, tente entender como a criança pensou para que a faça refletir da maneira adequada.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- E então, os quadradinhos foram suficientes? Por quê?
- Quantos quadradinhos ficaram faltando para Mariana pintar?
- O que isso significa de acordo com as regras do jogo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos esse slide e os questione sobre o que deve acontecer com Mariana nesta rodada. Faça a pergunta do slide e solicite que algumas crianças a respondam e justifiquem suas respostas. É interessante verificar se alguma criança acha que os quadradinhos serão suficientes para pintar os pontos perdidos por Mariana. Se isso acontecer, tente entender como a criança pensou para que a faça refletir da maneira adequada.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- E então, os quadradinhos foram suficientes? Por quê?
- Quantos quadradinhos ficaram faltando para Mariana pintar?
- O que isso significa de acordo com as regras do jogo?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que, após a discussão de como eles e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso treinar bastante para não cometer erros. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.
Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer as atividades. Muitas vezes as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos mobilizam os conhecimentos adquiridos em outra situação utilizando cálculo mental.
Discuta com a turma:
- De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_02NUM01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Discussão das soluções
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, verbalize as instruções propostas e, posteriormente, proponha uma discussão/reflexão sobre como os alunos realizaram os cálculos mentalmente. Caso a aula ocorra de forma assíncrona você pode compartilhar com os alunos as instruções em formato de texto ou enviar um áudio para a turma.
Atividade Principal
Professor(a), explique como se constitui o jogo. Você pode compartilhar o documento a seguir com a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dd67uwruJx39y4m9JjnV8KCE76ytPSb3VEbBxCdySAdSkbBenF5Na6QzmdhU/ativaula-mat5-02num01.pdf
Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a aula explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela, enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada ou até gravando um vídeo. Você pode compartilhar também no grupo que talvez possuam nas redes sociais, enviar por e-mail, disponibilizar impressões na escola, etc.
Encerramento
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presentes nesta etapa do plano de aluno. Você pode perguntar as alunos se teriam outras estratégias para realizarem o cálculo mental.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Eles podem gravar o momento de resolução da atividade e compartilhar com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira aos alunos que socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre cálculo mental. Sugira aos alunos que realizem a atividade presente no Raio X deste plano com seus familiares.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Gilves
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Conhecimentos prévios
Adição e subtração com números naturais
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Dados
- Cartas numeradas
- Tabela de pontos
- Projetor de slides
- Lousa/quadro/canetão/giz
- Calculadora