Plano de Aula

Plano de aula: Cálculo Mental com o jogo Virando as Cartas

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fluência em cálculo mental com as quatro operações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Gilves

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conhecimentos prévios

Adição e subtração com números naturais

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Dados
  • Cartas numeradas
  • Tabela de pontos
  • Projetor de slides
  • Lousa/quadro/canetão/giz
  • Calculadora



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.