Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Cálculo Mental com o jogo Virando as Cartas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fluência em cálculo mental com as quatro operações
Por: Paula Gilves
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Gilves
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Conhecimentos prévios
Adição e subtração com números naturais
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Dados
- Cartas numeradas
- Tabela de pontos
- Projetor de slides
- Lousa/quadro/canetão/giz
- Calculadora
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.