Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 e 4) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula realizando a leitura do diálogo das meninas, e assim, questione o valor gasto por Ana, como também quanto ela deve ter recebido de troco, mediante a situação apresentada.
Explique que na aula de hoje, serão apresentada situações problema envolvendo a adição e subtração de números decimais e que poderão ser solucionadas pelos mesmos com cálculos mentais ou escritos para solucionar, porém seria interessante que tentassem solucionar mentalmente.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre adição e subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Quanto Ana gastou com a compra do caderno e da caneta?
- Você consegue fazer mentalmente? Explique.
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 e 4) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula realizando a leitura do diálogo das meninas, e assim, questione o valor gasto por Ana, como também quanto ela deve ter recebido de troco, mediante a situação apresentada.
Explique que na aula de hoje, serão apresentada situações problema envolvendo a adição e subtração de números decimais e que poderão ser solucionadas pelos mesmos com cálculos mentais ou escritos para solucionar, porém seria interessante que tentassem solucionar mentalmente.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre adição e subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Quanto Ana recebeu de troco?
- Você consegue fazer mentalmente? Explique.
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.
Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problema envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.
Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.
Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problema envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.
Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.
Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problemas envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.
Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.
Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problemas envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.
Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.
Orientação: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início. Professor, interessante observar a participação dos alunos, acompanhando o desenvolvimento do jogo, identificando a necessidade de alguma intervenção.
Propósito: Permitir a resolução de situações envolvendo adição e subtração de números decimais, através do jogo “Trilha dos decimal”.
Discuta com a turma:
? O que os jogadores não podem esquecer em todas as rodadas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém, durante o jogo, escolheu essa carta? Você quer contar pra gente como pensou para obter a resposta? Qual foi?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Você entendeu o raciocínio de Ana?
- Você pensou diferente para responder?
- Qual será a confusão feita por Cauê na resolução?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém, durante o jogo, escolheu essa carta? Você quer contar pra gente como pensou para obter a resposta? Qual foi?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Você entendeu o raciocínio de Cauê?
- Você pensou diferente para responder?
- Qual será a confusão feita por Mariana na resolução?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como o arredondamento por exemplo e assim não cometer erros. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.
Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo adição e subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Qual os dados que serão utilizados na resolução do problema?
- Será necessário uma ou mais operações para solucionar a situação proposta?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar