Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Papando frações: Adição e subtração de números fracionários
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com adição e subtração de números racionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora/Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações envolvendo a adição e subtração de números fracionários através do “Papando frações”.
Conceito-chave
Números fracionários, comparação, adição e subtração de frações com denominadores diferentes.
Conhecimentos prévios
Conceito de números fracionários;
Comparação, adição e subtração de números fracionários.
Recursos necessários.
- Slides para apresentação;
- Materiais do jogo xerocados e recortados;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações envolvendo a adição e subtração de números fracionários através do “Papando frações”.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.