Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 e 4) = 5 minutos.
Orientações: Estimular os alunos a interpretar e responder as perguntas, para assim, identificar a compreensão dos mesmos na resolução de adição e subtração de frações, associando a equivalência de frações. Por isso, é interessante permitir uma resolução coletiva, de forma que expressem suas estratégias de resolução.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre adição e subtração de números fracionários.
Discuta com a turma:
- Ela comeu fatia maior da pizza de mussarela ou de calabresa?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 7) = 25 minutos.
Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de adições e subtrações com números fracionários, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, o coleguismo e auto confiança. Este jogo possibilita também uma revisão de comparação de números fracionários associando a equivalência de frações.
Você pode combinar com a turma se apenas abordará adição, ou se será a subtração, ou ainda pode alternar, em uma rodada adição e na seguinte subtração das frações e assim consequentemente.
É interessante também lançar questionamentos quanto ao resultado, se corresponde a uma unidade, quantidade maior ou menor que um inteiro.
É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.
Este jogo é uma adaptação do jogo “Papa todas”, disponibilizado no site do MATHEMA: http://mathema.com.br/jogos-fundamental1/papa-todas-de-fracoes/
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 7) = 25 minutos.
Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de adições e subtrações com números fracionários, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, o coleguismo e auto confiança. Este jogo possibilita também uma revisão de comparação de números fracionários associando a equivalência de frações.
Você pode combinar com a turma se apenas abordará adição, ou se será a subtração, ou ainda pode alternar, em uma rodada adição e na seguinte subtração das frações e assim consequentemente.
É interessante também lançar questionamentos quanto ao resultado, se corresponde a uma unidade, quantidade maior ou menor que um inteiro.
É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 7) = 25 minutos.
Orientação: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início. Professor, interessante observar a participação dos alunos, acompanhando o desenvolvimento do jogo, identificando a necessidade de alguma intervenção.
Propósito: Permitir a resolução de situações envolvendo adição e subtração de números fracionários, através do jogo “Papando todas”.
Discuta com a turma:
? Seu resultado foi maior, menor ou igual a um inteiro?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante à que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém, durante o jogo, pegou essas cartas? Você quer contar pra gente como pensou para obter a resposta? Qual foi?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Ressaltando que muitas frações equivalentes poderão ser identificadas na tabela de representações fracionárias em tiras.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Você teria outra estratégia diferente de Cauê?
- Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante à que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Esta atividade possibilita demonstrar aos alunos, que a quantidade de frações equivalentes a uma determinada fração é infinita.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Você teria outra estratégia diferente de Ana?
- Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante à que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Observando que o combinado aqui foi alternar as operações, mas poderia ser apenas adição ou apenas subtração.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Você entendeu porque Ana perdeu?
- Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Observando que o combinado aqui foi alternar as operações, mas poderia ser apenas adição ou apenas subtração.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Você entendeu porque Ana perdeu?
- Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Professor, essa discussão contribui para a percepção dos números fracionários em situações do nosso dia a dia, e que de acordo com a necessidade de comparar, adicionar ou subtrair os mesmos, é necessário associar à equivalência de frações.
Propósito: Socializar a presença dos números fracionários em nosso cotidiano, associando a equivalência de frações para comparar, adicionar e subtrair números fracionários.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo adição e subtração de números fracionários.
Discuta com a turma:
- Quais os dados utilizados na resolução do problema?
- Que operações serão utilizadas para solucionar as situações propostas?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar