Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Adição de números decimais através da reta numerada
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com adição e subtração de números racionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Vieira Rocha
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais através da reta numerada.
Conceito-chave
Números decimais, adição, reta numerada e problemas.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais, Identificação de ordem nos números decimais, localização de números decimais na reta numerada.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Slides para apresentação;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais através da reta numerada.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas com números decimais envolvendo a reta numerada, é necessário que o mesmo saiba identificar o posicionamento desses números na reta. A noção de localização bem como que uma unidade de medida pode ser dividida em décimos deve estar compreendida.
Propósito: Identificar os conhecimentos sobre a localização de números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Esse número está mais perto de 6 ou 7 centímetros?
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 a 6) 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar retas em tamanho maior que auxilie no cálculo.
Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podemos indicar a temperatura na reta?
- A reta pode servir como um modelo graduado de termômetro? Qual unidade de medida podemos representar?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 a 6) 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar retas em tamanho maior que auxilie no cálculo.
Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podemos indicar a temperatura na reta?
- A reta pode servir como um modelo graduado de termômetro? Qual unidade de medida podemos representar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 a 6) 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar retas em tamanho maior que auxilie no cálculo.
Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podemos indicar a temperatura na reta?
- A reta pode servir como um modelo graduado de termômetro? Qual unidade de medida podemos representar?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 8,4 fica mais próximo de 8 ou de 9? Porquê?
- Para adicionar eu devo acrescentar na reta para a esquerda ou para a direita?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- A temperatura que eu encontrei está mais próxima de 10 ou de 11 graus?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quando eu adiciono na reta numerada, eu devo andar para a direita ou para a esquerda?
- Os números estão aumentando ou diminuindo para a direita?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- A temperatura que eu encontrei está mais próxima de 10 ou de 11 graus?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como estou adicionando, qual será o sentido da reta numerada? Pra direita ou pra esquerda?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- 8,4 fica mais próximo de 8 ou de 9? Porquê?
- Para adicionar eu devo acrescentar na reta para a esquerda ou para a direita?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como estou adicionando, qual será o sentido da reta numerada? Pra direita ou pra esquerda?
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de adições de números decimais?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, a correta localização do número decimal na reta numerada. A partir daí, as locomoções na reta obedecerão o sentido referente à operação solicitada. Certifique-se que os alunos entenderam a caminhada na reta conforme a idéia de adicionar ou subtrair.
Propósito: Discutir as técnicas envolvidas para a resolução da adição de números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Por que é importante localizarmos corretamente o número na reta numerada?
- Entre dois inteiros representados na reta numerada, existem quantos décimos?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação à resolução de problemas de adição de números decimais através da reta numerada.
Discuta com a turma:
- Onde podemos localizar a nota de Vitor?
- Qual a nota mínima para ele ser aprovado?
- Em que sentido em preciso me locomover na reta numerada?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_08NUM05 - slides com erro
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade Principal e Discussão das soluções.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a imagem abaixo, solicite que os alunos a reproduzam em seus cadernos e a preencha.
Solicite que os alunos compartilhem suas respostas, elas podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto.
Atividade principal
Professor(a), sugerimos que você envie os problemas propostos na Atividade principal para os alunos em formato de texto ou mesmo compartilhando os slides. Solicite que os alunos registrem suas resoluções e as compartilhem. As resoluções podem ser verbalizadas em uma aula síncrona ou então enviadas em formato de áudio, vídeo ou imagem caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona.
Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos sobre as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode compartilhar os slides e enviar as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicitar que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Para garantir o registro, solicite que os alunos enviem fotos das retas numéricas construídas em seus cadernos.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. A reta numérica presente na atividade pode fazer parte da tarefa, solicite que os alunos criem a reta numérica e indiquem nela os pontos.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Um assunto que pode ser sugerido é a análise das temperaturas diariamente. Os estudantes podem interagir com suas famílias em uma atividade de registros das temperaturas durante uma semana e então analisar as diferenças de temperatura em um mesmo horário, mas em dias diferentes.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Vieira Rocha
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais através da reta numerada.
Conceito-chave
Números decimais, adição, reta numerada e problemas.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais, Identificação de ordem nos números decimais, localização de números decimais na reta numerada.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Slides para apresentação;