Mito Perséfone
Plano de Aula
Plano de aula: Religião, mitologia e natureza
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cultura, religião e identidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos irão investigar as relações das religiões com o animismo. Perceber como as culturas da humanidade dotaram os elementos de espíritos e como a partir do sedentarismo tentaram controlá-los através de cultos e rituais.
Materiais necessários: Material para desenho, como papel, canetas e lápis.
Material complementar:
- Mito Perséfone: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F5xTk2Wa9GeXm6xnzmXkwyhnEVktdKQp897zhShF4c9ns48VfrCkSgjHR2U8/his5-03und07-mito-persefone.pdf
- Fichas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cs6G6cKwU3XGryE2AexvebTtWu5b8hGS8wreDQ4p7UnQNtEk46f95XJCn4zV/his5-03und07-baralho-xintoismo.pdf
- Quebra-cabeças: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/saNuDh65BuF6qczmPygxFdr9amwPQMAJNJEXx7bANxHn6hJF7T4e985RC9HQ/his5-03und07-quebra-cabeca.pdf
Para você saber mais:
- BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
- ALEXANDER, Heather Mitologia Grega. Uma introdução para crianças, Panda Books, 2013
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que eles irão descobrir como as religiões explicam alguns fenômenos da natureza.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo com os alunos o Mito de Perséfone, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F5xTk2Wa9GeXm6xnzmXkwyhnEVktdKQp897zhShF4c9ns48VfrCkSgjHR2U8/his5-03und07-mito-persefone.pdf
Converse com os alunos discutindo o que acontece quando Deméter e Perséfone estão distanciadas, o que marca esses momentos. Explique que os mitos religiosos procuram explicar fenômenos cotidianos, como as estações. Em torno dos mitos está o trabalho de deuses e seus efeitos na Terra. Pergunte aos alunos como podemos relacionar os rituais com a natureza e com a chuva, como aparece na manchete da notícia sobre os pataxós. Explique que os rituais e cultos são realizados em algumas religiões para atrair ou repelir certas forças da natureza ou dos deuses.
Você pode pedir para que os alunos leiam individualmente a história, ou aproveitar a leitura coletiva para trabalhar a oralidade e a leitura em voz alta dos alunos.
Para você saber mais:
- Link para a matéria do slide. Nela você pode encontrar imagens e descrição do Ritual das Águas dos pataxós. https://medium.com/jornalistas-livres/um-ritual-que-celebra-a-chegada-das-chuvas-e-clama-pela-preserva%C3%A7%C3%A3o-da-natureza-7323adeb8136 (acesso em 1 de junho de 2019)
- Nesse artigo do site do Instituto Socioambiental “Povos indígenas do Brasil” você pode encontrar informações e a discussão sobre as funções de diversos rituais de povos indígenas pelo Brasil: https://pib.socioambiental.org/pt/Rituais (acesso em 1 de junho de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Inicie essa parte da aula exibindo os slides e perguntando o que esses templos apresentam em comum. Explique que eles são templos xintoístas japoneses, em diferentes cidades, tamanhos, localizações e funções. Separe os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas e entregue o baralho dos elementos do xintoísmo. O baralho está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cs6G6cKwU3XGryE2AexvebTtWu5b8hGS8wreDQ4p7UnQNtEk46f95XJCn4zV/his5-03und07-baralho-xintoismo.pdf
Peça para que leiam as cartas e analisem se os elementos apresentados nelas aparecem nas imagens dos templos. Conte que os kamis são importantes elementos da cultura xintoísta. Peça para que algum aluno leia a carta “Monte Fuji” e explique que o próprio monte é considerado um kami, ou seja, o Monte possui uma alma, um espírito. No Japão existem três linhas religiosas muito importantes: o xintoísmo, o budismo e o taoísmo. O xintoísmo é a mais antiga, e se relaciona com os espíritos da natureza e familiares. Os kamis são os espíritos da natureza, ou de heróis, que são cultuados nos templos até os dias de hoje.
O culto a elementos da natureza e a presença de mitos que explicam o surgimento de fenômenos ou de animais se relaciona com um aspecto presente em diferentes religiões. Esse aspecto é conhecido como animismo, onde animais, fenômenos e objetos da natureza possuem alma e são cultuados. O animismo é considerado como uma das primeiras formas de expressão religiosa da humanidade, e traços dessa forma de pensamento podem ser encontradas em diferentes religiões que possuem em suas narrativas árvores sagradas, como as árvores do paraíso cristão e judaico; ou rituais com animais e alimentos, como no candomblé e a umbanda.
Diga para os alunos que essas religiões estão relacionadas com uma importante transformação da relação do homem com a natureza, e peça para que eles montem o quebra-cabeça para descobrirem qual é essa relação. O quebra-cabeça está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/saNuDh65BuF6qczmPygxFdr9amwPQMAJNJEXx7bANxHn6hJF7T4e985RC9HQ/his5-03und07-quebra-cabeca.pdf
Exiba o próximo slide e pergunte para os alunos como a agricultura e o pastoreio de animais pode ter influenciado a religião. Deixe que os grupos discutam brevemente, e explique que o domínio da natureza pelo homem através dessas atividades fez com que ele percebesse a existência de um funcionamento próprio da natureza. Observando como as plantas crescem, a necessidade das chuvas e do sol, as doenças às quais um animal pode estar sujeito, e outros aspectos, os primeiros grupos atribuíram a esses elementos uma alma, uma vontade própria. Frente a essa vontade, os homens passaram a realizar cultos ou rituais para atrair ou afastar esses elementos e o que estava relacionado com eles. Um ritual por exemplo poderia ser utilizado para atrair ou afastar chuvas, tornar os solos férteis, proteger os animais e homens contra doenças etc. Um exemplo de resquício arqueológico relacionado a crenças animistas é a Vênus de Willendorf, estatueta encontrada por arqueólogos em 1908 e que data de aproximadamente 27000 anos antes de Cristo. Essa representação é relacionada ao corpo da mulher e à fertilidade dos solos. De acordo com as pesquisas arqueológicas, os grupos humanos sedentários possuíam muitas vezes imagens femininas relacionadas à fertilidade. Seu culto poderia atrair boas colheitas, assim como o culto à deusa Deméter, deusa grega das colheitas, cultuada mais de 20 mil anos depois para que se alcançassem boas produções agrícolas.
Você pode mostrar as imagens do quebra-cabeças montadas, para que os alunos percebam a presença da agricultura e pastoreio como influência para a religião. Utilize o quebra-cabeça para aprofundar a atenção aos detalhes das imagens.
Para você saber mais:
- Indicamos a leitura do capítulo “As religiões antes das religiões”, do livro “Para conhecer melhor as religiões” de Patrick Banon.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Inicie essa parte da aula exibindo os slides e perguntando o que esses templos apresentam em comum. Explique que eles são templos xintoístas japoneses, em diferentes cidades, tamanhos, localizações e funções. Separe os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas e entregue o baralho dos elementos do xintoísmo. O baralho está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cs6G6cKwU3XGryE2AexvebTtWu5b8hGS8wreDQ4p7UnQNtEk46f95XJCn4zV/his5-03und07-baralho-xintoismo.pdf
Peça para que leiam as cartas e analisem se os elementos apresentados nelas aparecem nas imagens dos templos. Conte que os kamis são importantes elementos da cultura xintoísta. Peça para que algum aluno leia a carta “Monte Fuji” e explique que o próprio monte é considerado um kami, ou seja, o Monte possui uma alma, um espírito. No Japão existem três linhas religiosas muito importantes: o xintoísmo, o budismo e o taoísmo. O xintoísmo é a mais antiga, e se relaciona com os espíritos da natureza e familiares. Os kamis são os espíritos da natureza, ou de heróis, que são cultuados nos templos até os dias de hoje.
O culto a elementos da natureza e a presença de mitos que explicam o surgimento de fenômenos ou de animais se relaciona com um aspecto presente em diferentes religiões. Esse aspecto é conhecido como animismo, onde animais, fenômenos e objetos da natureza possuem alma e são cultuados. O animismo é considerado como uma das primeiras formas de expressão religiosa da humanidade, e traços dessa forma de pensamento podem ser encontradas em diferentes religiões que possuem em suas narrativas árvores sagradas, como as árvores do paraíso cristão e judaico; ou rituais com animais e alimentos, como no candomblé e a umbanda.
Diga para os alunos que essas religiões estão relacionadas com uma importante transformação da relação do homem com a natureza, e peça para que eles montem o quebra-cabeça para descobrirem qual é essa relação. O quebra-cabeça está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/saNuDh65BuF6qczmPygxFdr9amwPQMAJNJEXx7bANxHn6hJF7T4e985RC9HQ/his5-03und07-quebra-cabeca.pdf
Exiba o próximo slide e pergunte para os alunos como a agricultura e o pastoreio de animais pode ter influenciado a religião. Deixe que os grupos discutam brevemente, e explique que o domínio da natureza pelo homem através dessas atividades fez com que ele percebesse a existência de um funcionamento próprio da natureza. Observando como as plantas crescem, a necessidade das chuvas e do sol, as doenças às quais um animal pode estar sujeito, e outros aspectos, os primeiros grupos atribuíram a esses elementos uma alma, uma vontade própria. Frente a essa vontade, os homens passaram a realizar cultos ou rituais para atrair ou afastar esses elementos e o que estava relacionado com eles. Um ritual por exemplo poderia ser utilizado para atrair ou afastar chuvas, tornar os solos férteis, proteger os animais e homens contra doenças etc. Um exemplo de resquício arqueológico relacionado a crenças animistas é a Vênus de Willendorf, estatueta encontrada por arqueólogos em 1908 e que data de aproximadamente 27000 anos antes de Cristo. Essa representação é relacionada ao corpo da mulher e à fertilidade dos solos. De acordo com as pesquisas arqueológicas, os grupos humanos sedentários possuíam muitas vezes imagens femininas relacionadas à fertilidade. Seu culto poderia atrair boas colheitas, assim como o culto à deusa Deméter, deusa grega das colheitas, cultuada mais de 20 mil anos depois para que se alcançassem boas produções agrícolas.
Você pode mostrar as imagens do quebra-cabeças montadas, para que os alunos percebam a presença da agricultura e pastoreio como influência para a religião. Utilize o quebra-cabeça para aprofundar a atenção aos detalhes das imagens.
Para você saber mais:
- Indicamos a leitura do capítulo “As religiões antes das religiões”, do livro “Para conhecer melhor as religiões” de Patrick Banon.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Inicie essa parte da aula exibindo os slides e perguntando o que esses templos apresentam em comum. Explique que eles são templos xintoístas japoneses, em diferentes cidades, tamanhos, localizações e funções. Separe os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas e entregue o baralho dos elementos do xintoísmo. O baralho está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cs6G6cKwU3XGryE2AexvebTtWu5b8hGS8wreDQ4p7UnQNtEk46f95XJCn4zV/his5-03und07-baralho-xintoismo.pdf
Peça para que leiam as cartas e analisem se os elementos apresentados nelas aparecem nas imagens dos templos. Conte que os kamis são importantes elementos da cultura xintoísta. Peça para que algum aluno leia a carta “Monte Fuji” e explique que o próprio monte é considerado um kami, ou seja, o Monte possui uma alma, um espírito. No Japão existem três linhas religiosas muito importantes: o xintoísmo, o budismo e o taoísmo. O xintoísmo é a mais antiga, e se relaciona com os espíritos da natureza e familiares. Os kamis são os espíritos da natureza, ou de heróis, que são cultuados nos templos até os dias de hoje.
O culto a elementos da natureza e a presença de mitos que explicam o surgimento de fenômenos ou de animais se relaciona com um aspecto presente em diferentes religiões. Esse aspecto é conhecido como animismo, onde animais, fenômenos e objetos da natureza possuem alma e são cultuados. O animismo é considerado como uma das primeiras formas de expressão religiosa da humanidade, e traços dessa forma de pensamento podem ser encontradas em diferentes religiões que possuem em suas narrativas árvores sagradas, como as árvores do paraíso cristão e judaico; ou rituais com animais e alimentos, como no candomblé e a umbanda.
Diga para os alunos que essas religiões estão relacionadas com uma importante transformação da relação do homem com a natureza, e peça para que eles montem o quebra-cabeça para descobrirem qual é essa relação. O quebra-cabeça está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/saNuDh65BuF6qczmPygxFdr9amwPQMAJNJEXx7bANxHn6hJF7T4e985RC9HQ/his5-03und07-quebra-cabeca.pdf
Exiba o próximo slide e pergunte para os alunos como a agricultura e o pastoreio de animais pode ter influenciado a religião. Deixe que os grupos discutam brevemente, e explique que o domínio da natureza pelo homem através dessas atividades fez com que ele percebesse a existência de um funcionamento próprio da natureza. Observando como as plantas crescem, a necessidade das chuvas e do sol, as doenças às quais um animal pode estar sujeito, e outros aspectos, os primeiros grupos atribuíram a esses elementos uma alma, uma vontade própria. Frente a essa vontade, os homens passaram a realizar cultos ou rituais para atrair ou afastar esses elementos e o que estava relacionado com eles. Um ritual por exemplo poderia ser utilizado para atrair ou afastar chuvas, tornar os solos férteis, proteger os animais e homens contra doenças etc. Um exemplo de resquício arqueológico relacionado a crenças animistas é a Vênus de Willendorf, estatueta encontrada por arqueólogos em 1908 e que data de aproximadamente 27000 anos antes de Cristo. Essa representação é relacionada ao corpo da mulher e à fertilidade dos solos. De acordo com as pesquisas arqueológicas, os grupos humanos sedentários possuíam muitas vezes imagens femininas relacionadas à fertilidade. Seu culto poderia atrair boas colheitas, assim como o culto à deusa Deméter, deusa grega das colheitas, cultuada mais de 20 mil anos depois para que se alcançassem boas produções agrícolas.
Você pode mostrar as imagens do quebra-cabeças montadas, para que os alunos percebam a presença da agricultura e pastoreio como influência para a religião. Utilize o quebra-cabeça para aprofundar a atenção aos detalhes das imagens.
Para você saber mais:
- Indicamos a leitura do capítulo “As religiões antes das religiões”, do livro “Para conhecer melhor as religiões” de Patrick Banon.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Inicie essa parte da aula exibindo os slides e perguntando o que esses templos apresentam em comum. Explique que eles são templos xintoístas japoneses, em diferentes cidades, tamanhos, localizações e funções. Separe os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas e entregue o baralho dos elementos do xintoísmo. O baralho está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cs6G6cKwU3XGryE2AexvebTtWu5b8hGS8wreDQ4p7UnQNtEk46f95XJCn4zV/his5-03und07-baralho-xintoismo.pdf
Peça para que leiam as cartas e analisem se os elementos apresentados nelas aparecem nas imagens dos templos. Conte que os kamis são importantes elementos da cultura xintoísta. Peça para que algum aluno leia a carta “Monte Fuji” e explique que o próprio monte é considerado um kami, ou seja, o Monte possui uma alma, um espírito. No Japão existem três linhas religiosas muito importantes: o xintoísmo, o budismo e o taoísmo. O xintoísmo é a mais antiga, e se relaciona com os espíritos da natureza e familiares. Os kamis são os espíritos da natureza, ou de heróis, que são cultuados nos templos até os dias de hoje.
O culto a elementos da natureza e a presença de mitos que explicam o surgimento de fenômenos ou de animais se relaciona com um aspecto presente em diferentes religiões. Esse aspecto é conhecido como animismo, onde animais, fenômenos e objetos da natureza possuem alma e são cultuados. O animismo é considerado como uma das primeiras formas de expressão religiosa da humanidade, e traços dessa forma de pensamento podem ser encontradas em diferentes religiões que possuem em suas narrativas árvores sagradas, como as árvores do paraíso cristão e judaico; ou rituais com animais e alimentos, como no candomblé e a umbanda.
Diga para os alunos que essas religiões estão relacionadas com uma importante transformação da relação do homem com a natureza, e peça para que eles montem o quebra-cabeça para descobrirem qual é essa relação. O quebra-cabeça está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/saNuDh65BuF6qczmPygxFdr9amwPQMAJNJEXx7bANxHn6hJF7T4e985RC9HQ/his5-03und07-quebra-cabeca.pdf
Exiba o próximo slide e pergunte para os alunos como a agricultura e o pastoreio de animais pode ter influenciado a religião. Deixe que os grupos discutam brevemente, e explique que o domínio da natureza pelo homem através dessas atividades fez com que ele percebesse a existência de um funcionamento próprio da natureza. Observando como as plantas crescem, a necessidade das chuvas e do sol, as doenças às quais um animal pode estar sujeito, e outros aspectos, os primeiros grupos atribuíram a esses elementos uma alma, uma vontade própria. Frente a essa vontade, os homens passaram a realizar cultos ou rituais para atrair ou afastar esses elementos e o que estava relacionado com eles. Um ritual por exemplo poderia ser utilizado para atrair ou afastar chuvas, tornar os solos férteis, proteger os animais e homens contra doenças etc. Um exemplo de resquício arqueológico relacionado a crenças animistas é a Vênus de Willendorf, estatueta encontrada por arqueólogos em 1908 e que data de aproximadamente 27000 anos antes de Cristo. Essa representação é relacionada ao corpo da mulher e à fertilidade dos solos. De acordo com as pesquisas arqueológicas, os grupos humanos sedentários possuíam muitas vezes imagens femininas relacionadas à fertilidade. Seu culto poderia atrair boas colheitas, assim como o culto à deusa Deméter, deusa grega das colheitas, cultuada mais de 20 mil anos depois para que se alcançassem boas produções agrícolas.
Você pode mostrar as imagens do quebra-cabeças montadas, para que os alunos percebam a presença da agricultura e pastoreio como influência para a religião. Utilize o quebra-cabeça para aprofundar a atenção aos detalhes das imagens.
Para você saber mais:
- Indicamos a leitura do capítulo “As religiões antes das religiões”, do livro “Para conhecer melhor as religiões” de Patrick Banon.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Inicie essa parte da aula exibindo os slides e perguntando o que esses templos apresentam em comum. Explique que eles são templos xintoístas japoneses, em diferentes cidades, tamanhos, localizações e funções. Separe os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas e entregue o baralho dos elementos do xintoísmo. O baralho está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cs6G6cKwU3XGryE2AexvebTtWu5b8hGS8wreDQ4p7UnQNtEk46f95XJCn4zV/his5-03und07-baralho-xintoismo.pdf
Peça para que leiam as cartas e analisem se os elementos apresentados nelas aparecem nas imagens dos templos. Conte que os kamis são importantes elementos da cultura xintoísta. Peça para que algum aluno leia a carta “Monte Fuji” e explique que o próprio monte é considerado um kami, ou seja, o Monte possui uma alma, um espírito. No Japão existem três linhas religiosas muito importantes: o xintoísmo, o budismo e o taoísmo. O xintoísmo é a mais antiga, e se relaciona com os espíritos da natureza e familiares. Os kamis são os espíritos da natureza, ou de heróis, que são cultuados nos templos até os dias de hoje.
O culto a elementos da natureza e a presença de mitos que explicam o surgimento de fenômenos ou de animais se relaciona com um aspecto presente em diferentes religiões. Esse aspecto é conhecido como animismo, onde animais, fenômenos e objetos da natureza possuem alma e são cultuados. O animismo é considerado como uma das primeiras formas de expressão religiosa da humanidade, e traços dessa forma de pensamento podem ser encontradas em diferentes religiões que possuem em suas narrativas árvores sagradas, como as árvores do paraíso cristão e judaico; ou rituais com animais e alimentos, como no candomblé e a umbanda.
Diga para os alunos que essas religiões estão relacionadas com uma importante transformação da relação do homem com a natureza, e peça para que eles montem o quebra-cabeça para descobrirem qual é essa relação. O quebra-cabeça está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/saNuDh65BuF6qczmPygxFdr9amwPQMAJNJEXx7bANxHn6hJF7T4e985RC9HQ/his5-03und07-quebra-cabeca.pdf
Exiba o próximo slide e pergunte para os alunos como a agricultura e o pastoreio de animais pode ter influenciado a religião. Deixe que os grupos discutam brevemente, e explique que o domínio da natureza pelo homem através dessas atividades fez com que ele percebesse a existência de um funcionamento próprio da natureza. Observando como as plantas crescem, a necessidade das chuvas e do sol, as doenças às quais um animal pode estar sujeito, e outros aspectos, os primeiros grupos atribuíram a esses elementos uma alma, uma vontade própria. Frente a essa vontade, os homens passaram a realizar cultos ou rituais para atrair ou afastar esses elementos e o que estava relacionado com eles. Um ritual por exemplo poderia ser utilizado para atrair ou afastar chuvas, tornar os solos férteis, proteger os animais e homens contra doenças etc. Um exemplo de resquício arqueológico relacionado a crenças animistas é a Vênus de Willendorf, estatueta encontrada por arqueólogos em 1908 e que data de aproximadamente 27000 anos antes de Cristo. Essa representação é relacionada ao corpo da mulher e à fertilidade dos solos. De acordo com as pesquisas arqueológicas, os grupos humanos sedentários possuíam muitas vezes imagens femininas relacionadas à fertilidade. Seu culto poderia atrair boas colheitas, assim como o culto à deusa Deméter, deusa grega das colheitas, cultuada mais de 20 mil anos depois para que se alcançassem boas produções agrícolas.
Você pode mostrar as imagens do quebra-cabeças montadas, para que os alunos percebam a presença da agricultura e pastoreio como influência para a religião. Utilize o quebra-cabeça para aprofundar a atenção aos detalhes das imagens.
Para você saber mais:
- Indicamos a leitura do capítulo “As religiões antes das religiões”, do livro “Para conhecer melhor as religiões” de Patrick Banon.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Diga para os grupos que eles devem escolher uma das imagens dos templos para construir um infográfico a partir da informações que foram localizadas sobre os kamis. A ideia é que eles percebam que para além da estrutura dos tempos, muitos elementos relacionados com a natureza como rochas e árvores estão presentes neles. Com o infográfico os alunos deverão ser capazes de apontar nas imagens os kamis e explicar qual o seu significado.
Ajude os alunos a escolher imagens onde possam estar presentes pelo menos três kamis, e peça para que eles indiquem nas imagens com números, como no exemplo do slide, ou com setas e textos. Para a produção da imagem você pode levar algumas das imagens dos templos impressas.
Como adequar à sua realidade: Outra possibilidade para essa atividade é que os alunos desenhem um templo que irá servir de base para o infográfico, adicionando elementos relacionados aos kamis. Para isso é importante que os alunos percebam que os templos têm aspectos arquitetônicos específicos, como os torii, o telhado, as cores e a presença da natureza.
Além disso, essa pode ser uma atividade realizada com a ajuda de aplicativos e softwares em computadores.
Para saber mais:
Nesse site você pode encontrar algumas ferramentas digitais para fazer infográficos: https://viacarreira.com/montar-graficos-e-infograficos-online-160136/ (acesso em 1 de junho de 2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a relação entre religião e a natureza, que justifica as explicações para os fenômenos naturais.
Envie para os alunos, antecipadamente, o documento com o mito que será fonte de estudo nesta etapa. Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe o slide e discorra sobre o tema.
Caso ache interessante, encaminhe para os alunos o link (disponível aqui) que conta como os indígenas se relacionam com a natureza. Este vídeo faz parte de uma série de vídeos que demonstram como as religiões se relacionam com a natureza. Caso seja interessante, encaminhe os outros vídeos da série.
Problematização
Envie para os alunos, antecipadamente, todo o material que será usado nesta etapa: peça que leiam todo o material para que a proposta definida para este momento seja executada de forma satisfatória.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa, alterando apenas para que as análises sejam feitas individualmente. Compartilhe com os alunos os slides e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.
Éinteressante que a atividade de montar o quebra-cabeça seja direcionada, como convite, à família. Caso ache interessante, pode acessar o Google Earth para localizar Hiroshima e compartilhar com os alunos este acesso.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa: a proposta pode ser executada de forma individual ou em grupos, mas de forma assíncrona. Informe aos alunos que eles poderão fazer a tarefa usando os recursos que possuem, mas indique outros digitais para esta etapa: Powerpoint, Word, Padlet (esse recurso pode ser usado pelo grupo para um trabalho colaborativo).
Agende uma videoconferência onde os alunos apresentarão os trabalhos. Faça a mediação e norteie as explicações para esse tema.
Para conhecerem mais:
E- mail: disponível aqui.
Classroom: disponível aqui.
Hangouts: disponível aqui.
Padlet: disponível aqui.
Google Docs: disponível aqui.
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: disponível aqui.
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo montando os quebra-cabeças e conversando sobre a relação que têm com a natureza e quais formas para melhorá-la.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Palavras Chave: Estações; Mito de Perséfone; Mitologia Grega; Rituais indígenas; Xintoísmo; Templos; Japão; Animismo.