Povo Maori
Plano de Aula
Plano de aula: Cosmogonias
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cultura, religião e identidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos poderão conhecer diferentes narrativas religiosas que explicam o surgimento do mundo. Através das leituras eles poderão fazer comparações entre as histórias percebendo semelhanças e diferenças.
Materiais necessários: Materiais para a produção de cenário e fantasias para a encenação dos alunos.
Para você saber mais:
AGUIAR, Luiz Antonio Assim tudo começou. Enigmas da Criação Quinteto Editorial, 2005
OBEID, César Quando tudo começou. Mitos da criação universal. Panda Books, 2015
BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que irão analisar formas de explicar a origem do mundo e da vida.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos de onde vieram as coisas que existem no mundo e quais as explicações que eles conhecem para o surgimento de nosso planeta, da vida, e de todos os elementos do cosmo. Questione por que as imagens do slide estão ligadas com a imagem do meio e diga que essa é uma imagem que simula como seria o Big Bang. Pergunte para os alunos se alguém já conhece algo sobre o Big Bang, e exiba o slide com o texto.
Leia com os alunos e explique que o Big Bang é uma teoria baseada em evidências e estudos científicos que se propõe a explicar o surgimento do universo e de tudo o que ele contém. De acordo com os cientistas, o Big Bang teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos atrás, sendo que o planeta Terra e a vida humana seriam desdobramentos de reações químicas e físicas.
Mostre o slide com a evolução da vida no planeta Terra, explicando que nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, ele começou a surgir quando o universo já tinha cerca de 8,5 bilhões de ano de existência. Explique que por ser uma teoria científica, ela tem um caráter mutável: as novas descobertas influenciam nos cálculos e nas análises sobre o evento que teria dado origem para toda a vida e sua evolução.
Pergunte se alguém conhece o termo cosmológico que aparece no slide e o que isso poderia significar. Explique que a cosmologia é compreendida como qualquer teoria que explique a formação da vida no mundo. Pergunte se eles conhecem outras teorias de explicação do surgimento da vida, e diga que muitas religiões trazem em sua cultura cosmologias.
Apresentar para os alunos a espiral do tempo com a evolução do Planeta Terra ajuda a compreender a dimensão temporal da existência do universo e de planeta quando comparados com a vida humana. Se quiser aprofundar essa discussão, analise com os alunos através de contas matemáticas dados como há quanto tempo o homem vive na terra, quanto tempo levou desde as primeiras formas de vida até o surgimento da espécie humana etc.
Para você saber mais:
Artigos de jornal sobre o Big Bang e as discussões em torno dele:
- https://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/17/ciencia/1447754148_458128.html acesso em 26/04/2019
- http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI150545-17774,00-O+BIG+BANG+ESTA+ERRADO.html acesso em 26/04/2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos de onde vieram as coisas que existem no mundo e quais as explicações que eles conhecem para o surgimento de nosso planeta, da vida, e de todos os elementos do cosmo. Questione por que as imagens do slide estão ligadas com a imagem do meio e diga que essa é uma imagem que simula como seria o Big Bang. Pergunte para os alunos se alguém já conhece algo sobre o Big Bang, e exiba o slide com o texto.
Leia com os alunos e explique que o Big Bang é uma teoria baseada em evidências e estudos científicos que se propõe a explicar o surgimento do universo e de tudo o que ele contém. De acordo com os cientistas, o Big Bang teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos atrás, sendo que o planeta Terra e a vida humana seriam desdobramentos de reações químicas e físicas.
Mostre o slide com a evolução da vida no planeta Terra, explicando que nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, ele começou a surgir quando o universo já tinha cerca de 8,5 bilhões de ano de existência. Explique que por ser uma teoria científica, ela tem um caráter mutável: as novas descobertas influenciam nos cálculos e nas análises sobre o evento que teria dado origem para toda a vida e sua evolução.
Pergunte se alguém conhece o termo cosmológico que aparece no slide e o que isso poderia significar. Explique que a cosmologia é compreendida como qualquer teoria que explique a formação da vida no mundo. Pergunte se eles conhecem outras teorias de explicação do surgimento da vida, e diga que muitas religiões trazem em sua cultura cosmologias.
Apresentar para os alunos a espiral do tempo com a evolução do Planeta Terra ajuda a compreender a dimensão temporal da existência do universo e de planeta quando comparados com a vida humana. Se quiser aprofundar essa discussão, analise com os alunos através de contas matemáticas dados como há quanto tempo o homem vive na terra, quanto tempo levou desde as primeiras formas de vida até o surgimento da espécie humana etc.
Para você saber mais:
Artigos de jornal sobre o Big Bang e as discussões em torno dele:
- https://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/17/ciencia/1447754148_458128.html acesso em 26/04/2019
- http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI150545-17774,00-O+BIG+BANG+ESTA+ERRADO.html acesso em 26/04/2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos de onde vieram as coisas que existem no mundo e quais as explicações que eles conhecem para o surgimento de nosso planeta, da vida, e de todos os elementos do cosmo. Questione por que as imagens do slide estão ligadas com a imagem do meio e diga que essa é uma imagem que simula como seria o Big Bang. Pergunte para os alunos se alguém já conhece algo sobre o Big Bang, e exiba o slide com o texto.
Leia com os alunos e explique que o Big Bang é uma teoria baseada em evidências e estudos científicos que se propõe a explicar o surgimento do universo e de tudo o que ele contém. De acordo com os cientistas, o Big Bang teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos atrás, sendo que o planeta Terra e a vida humana seriam desdobramentos de reações químicas e físicas.
Mostre o slide com a evolução da vida no planeta Terra, explicando que nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, ele começou a surgir quando o universo já tinha cerca de 8,5 bilhões de ano de existência. Explique que por ser uma teoria científica, ela tem um caráter mutável: as novas descobertas influenciam nos cálculos e nas análises sobre o evento que teria dado origem para toda a vida e sua evolução.
Pergunte se alguém conhece o termo cosmológico que aparece no slide e o que isso poderia significar. Explique que a cosmologia é compreendida como qualquer teoria que explique a formação da vida no mundo. Pergunte se eles conhecem outras teorias de explicação do surgimento da vida, e diga que muitas religiões trazem em sua cultura cosmologias.
Apresentar para os alunos a espiral do tempo com a evolução do Planeta Terra ajuda a compreender a dimensão temporal da existência do universo e de planeta quando comparados com a vida humana. Se quiser aprofundar essa discussão, analise com os alunos através de contas matemáticas dados como há quanto tempo o homem vive na terra, quanto tempo levou desde as primeiras formas de vida até o surgimento da espécie humana etc.
Para você saber mais:
Artigos de jornal sobre o Big Bang e as discussões em torno dele:
- https://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/17/ciencia/1447754148_458128.html acesso em 26/04/2019
- http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI150545-17774,00-O+BIG+BANG+ESTA+ERRADO.html acesso em 26/04/2019
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas e diga que eles vão ler uma cosmologia. Explique que eles devem ficar atentos na leitura para perceber os seguintes dados:
1 - Qual parte da criação se trata? (do mundo, dos seres humanos, dos animais)
2 - Quem é o responsável pela criação?
3 - Existem deuses e deusas? Qual a função deles?
Gênesis bíblica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3KJhVBFAFVU9pCF7yQWsfUfHsqecwwq25qZr9fc7UBVUeJcadB8gaDG48f3/his5-03und10-texto-biblico.pdf
Discuta com os alunos baseado nas informações que eles coletaram nas histórias. Explique que cada povo tem uma forma de explicar o surgimento da vida, e que muitas histórias têm elementos similares como a existência do céu separado da terra, e o gênero que se coloca para cada um deles. Apesar das similaridades, cada uma dessas explicações tem relações com a história desses povos.
Exiba as imagens do slide e converse sobre a existência de praticantes dessas religiões na atualidade. Diga que as narrativas religiosas são parte da cultura de um povo, pois mesmo com o passar do tempo continuam existindo, e são passadas através de livros e da cultura oral para as novas gerações, perpetuando sua existência.
Como adequar à sua realidade:
Você pode trabalhar com vídeos sobre as cosmogonias. Nesse caso, indicamos os seguintes vídeos :
- https://www.youtube.com/watch?v=LMa42oBSb-Q vídeo sobre a cosmogonia yorubá. acesso em 26/04/2019
- https://www.youtube.com/watch?v=WCebL4AAtEk vídeo sobre a cosmogonia maia. acesso em 26/04/2019
- https://www.youtube.com/watch?v=YgaaI2exMz0 cosmogonia judaico-cristã. acesso em 26/04/2019
- https://www.youtube.com/watch?v=lj9Xs9Aznqw cosmogonia grega. acesso em 26/04/2019
Para você saber mais:
Dissertação sobre a cultura yorubás, sua cosmogonia e o papel das mulheres dentro delas: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/141939/azorli_dfr_me_assis_int.pdf?sequence=6&isAllowed=y. acesso em 26/04/2019
Sugerimos a leitura do capítulo “A humanidade, um destino comum… várias versões” do livro Para conhecer melhor as religiões. BANON, PATRICK Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas e diga que eles vão ler uma cosmologia. Explique que eles devem ficar atentos na leitura para perceber os seguintes dados:
1 - Qual parte da criação se trata? (do mundo, dos seres humanos, dos animais)
2 - Quem é o responsável pela criação?
3 - Existem deuses e deusas? Qual a função deles?
Gênesis bíblica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3KJhVBFAFVU9pCF7yQWsfUfHsqecwwq25qZr9fc7UBVUeJcadB8gaDG48f3/his5-03und10-texto-biblico.pdf
Discuta com os alunos baseado nas informações que eles coletaram nas histórias. Explique que cada povo tem uma forma de explicar o surgimento da vida, e que muitas histórias têm elementos similares como a existência do céu separado da terra, e o gênero que se coloca para cada um deles. Apesar das similaridades, cada uma dessas explicações tem relações com a história desses povos.
Exiba as imagens do slide e converse sobre a existência de praticantes dessas religiões na atualidade. Diga que as narrativas religiosas são parte da cultura de um povo, pois mesmo com o passar do tempo continuam existindo, e são passadas através de livros e da cultura oral para as novas gerações, perpetuando sua existência.
Como adequar à sua realidade:
Você pode trabalhar com vídeos sobre as cosmogonias. Nesse caso, indicamos os seguintes vídeos :
- https://www.youtube.com/watch?v=LMa42oBSb-Q vídeo sobre a cosmogonia yorubá. acesso em 26/04/2019
- https://www.youtube.com/watch?v=WCebL4AAtEk vídeo sobre a cosmogonia maia. acesso em 26/04/2019
- https://www.youtube.com/watch?v=YgaaI2exMz0 cosmogonia judaico-cristã. acesso em 26/04/2019
- https://www.youtube.com/watch?v=lj9Xs9Aznqw cosmogonia grega. acesso em 26/04/2019
Para você saber mais:
Dissertação sobre a cultura yorubás, sua cosmogonia e o papel das mulheres dentro delas: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/141939/azorli_dfr_me_assis_int.pdf?sequence=6&isAllowed=y. acesso em 26/04/2019
Sugerimos a leitura do capítulo “A humanidade, um destino comum… várias versões” do livro Para conhecer melhor as religiões. BANON, PATRICK Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
Sistematização
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Diga para os alunos que eles devem montar uma encenação das histórias que leram. Eles podem utilizar o roteiro de investigação do conto para ajudar nesse momento na investigação sobre as personagens e o cenário necessário. Diga para eles que as apresentações devem ser breves, e que eles devem utilizar os recursos disponíveis, como papel, canetas, sucata e tecidos para criar o cenário e adereços para as personagens. A apresentação pode ser feita através de uma encenação dos alunos ou do uso de fantoches ou apenas uma contação de história.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre as teorias existentes sobre o início do mundo e da vida.
Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema. Caso ache interessante, envie o link (disponível aqui) que trata sobre o tema proposto nesta etapa.
Problematização
Envie para os alunos, antecipadamente, todo o material que será usado nesta etapa e peça para que o leiam todo, para que a proposta definida para este momento seja executada de forma satisfatória. Antes de propor a tarefa, que pode ser executada individualmente ou em grupo, defina quais textos serão enviados para os alunos ou se toda a turma receberá todos os textos.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas amplie a forma de apresentação da proposta incluindo o teatro de bonecos, teatro de sombras, HQs, músicas, poesias. Esta atividade pode ser executada de forma individual ou em grupo.
Caso os alunos façam a opção por teatro ou músicas, peça para gravarem (em áudio e vídeo) esse momento e enviarem para o grupo de WhatsApp da turma, para compartilharem com os colegas. Esta etapa deve ser executada de forma assíncrona, para que os alunos tenham possibilidades de realizarem a tarefa com mais empenho e qualidade.
Agende uma videoconferência onde os alunos apresentarão os trabalhos feitos. Faça a mediação e norteie as explicações para esse tema.
Para conhecerem mais:
E- mail: disponível aqui.
Classroom: disponível aqui.
Hangouts: disponível aqui.
Padlet: disponível aqui.
Google Docs: disponível aqui.
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: disponível aqui.
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, incentivando e ajudando na produção do trabalho que será apresentado para a turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Palavras Chave: Cosmogonias; yourubás; maoris; cristãos; maias; bíblia; big bang; ciência e religião; surgimento do mundo; evolucionismo