Plano de Aula

Plano de aula: Diásporas e intolerância religiosa

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cultura, religião e identidade

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesse plano os alunos irão entrar em contato com o conceito de diáspora e das migrações por perseguição religiosa. Nesse contexto, os alunos irão analisar a canção para perceber quais as implicações desses movimentos migratórios para a cultura e a religião.

Materiais necessários: Papel e material para desenhar.

Para você saber mais:

  • Judeus: Os judeus são um povo baseado em uma crença religiosa. De acordo com a sua tradição, todos aqueles que nascem de uma mãe judia são considerados como parte desse povo. Sua origem remonta ao período da antiguidade e está explicada no Antigo Testamento, ou Torá, como é considerada pelos Judeus. Eles reconhecessem Jacó, filho de Isaac, como o seu antepassado. De seu casamento com diferentes mulheres nasceram 12 filhos. Para o judaísmo, esses 12 filhos de Jacó são os antepassados das 12 tribos de Israel e, portanto, todos os seus descendentes são considerados judeus.
  • Para saber mais sobre o judaísmo sugerimos o capítulo “O nascimento do monoteísmo: o judaísmo” do livro Para conhecer melhor as religiões. Nesse livro você vai encontrar informações sobre a formação dessa religião, além de informações sobre os rituais e mitos fundantes para os judeus e para outras religiões. BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
  • Para saber mais sobre o judaísmo também pode ser consultado o capítulo “Religiões surgidas no Oriente Médio: monoteísmo” de O livro das religiões. GAARDNER, Jostein HELLERN, Victor e NOTAKER, Henry O livro das religiões. Companhia das letras, 2005.
  • Sugerimos também o site do Centro de Estudos Judaicos da USP: http://cej.fflch.usp.br/ acesso em 26/04/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão refletir sobre as diásporas e como elas afetaram a vida de diferentes povos.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados