Histórias para o reconto
Plano de Aula
Plano de aula: Livros sagrados: cultura e identidade
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cultura, religião e identidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos irão entrar em contato com os livros sagrados, discutindo o acesso a eles pelos fiéis e o acesso à leitura e aos livros. Eles irão compreender qual era o contexto de surgimento das religiões e como os livros sagrados foram produzidos. Além disso, esse plano pretende que os alunos compreendam a importância da oralidade para o desenvolvimento da religião.
Material complementar:
Ilíada e Odisseia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/brqFdmVv3Bw4YNmdQk3SbprxSrRuRZSexsYj5vdGXd9JNCs3E6tRBA3SpwHH/his5-03und05-historias-para-o-reconto.pdf
Livros sagrados: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFUZzswhk6MMMXcdDg4rDkcUSW9XvksqyfFgqgGAhs2baS62Udrnh2gqbgm6/his5-03und05-fontes.pdf
Para você saber mais:
- Para conhecer um pouco mais sobre alguns livros sagrados: http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=199 acesso em 27/04/2019
- Algumas sugestões de aulas com textos sagrados: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/deb_nre/formacao_er/textos_sagrados.pdf
- Para trabalhar as religiões em sala de aula, sugerimos a leitura compartilhada com os alunos do livro “O livro de Theo” de Catarine Clemment. O livro relata uma viagem de um jovem francês que sai pelo mundo para conhecer diferentes religiões. Nesse link você pode ver mais comentários e uma resenha do livro https://www.youtube.com/watch?v=RK8bPCJi_UA acesso em 27/04/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que vocês irão conhecer alguns livros religiosos, e entender como eles eram utilizados no momento de sua elaboração.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Divida os alunos em dois grupos. Cada um deles deve ler uma história e fazer coletivamente um reconto para a sala. As histórias são versões de trechos da Ilíada e da Odisseia, e estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/brqFdmVv3Bw4YNmdQk3SbprxSrRuRZSexsYj5vdGXd9JNCs3E6tRBA3SpwHH/his5-03und05-historias-para-o-reconto.pdf Diga aos alunos que eles podem escolher um representante do grupo para contar a história, ou contar coletivamente. Eles devem ler as histórias somente uma vez.
Depois de feito o reconto oral, leia as histórias para o grupo e verifique se houveram modificações no momento em que elas foram contadas. Explique que essas histórias tem seu registro atribuído a Homero, que foi um poeta da Antiguidade que teria espalhado essas histórias na Grécia Antiga. Nesse momento da história do mundo os livros não eram objetos populares, e nem ao menos existiam como nós os conhecemos hoje.
As histórias da mitologia grega e de outras crenças religiosas eram contadas oralmente, passadas dos mais velhos para os mais novos. Pergunte aos alunos se eles já ouviram o ditado popular “quem conta um conto aumenta um ponto” e pergunte qual o seu significado. Explique que ele é usado para se falar de uma situação onde a história original já foi contada tantas vezes que sofreu alterações no seu sentido ou conteúdo. Pergunte se isso aconteceu no momento em que contaram a história, se houveram alterações nas versões ou se elas foram contadas ao pé da letra.
Como adequar à sua realidade: Caso queira, você pode dividir a sala em mais grupos e organizar mais do que dois recontos. Fique atento ao tempo, pois essa é uma atividade introdutória da aula.
Para você saber mais:
Quem foi Homero:
Versão da Ilíada
Versão da Odisseia
Algo sobre pergaminhos e dificuldades de registro: custo do papel, poucos alfabetizados etc.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Conte para os alunos que o registro da Ilíada e da Odisseia que foi atribuído a Homero foi feito em forma de poema. Nesses poemas podemos perceber a presença dos deuses da mitologia grega. Os mitos que compõem as histórias dos deuses gregos não tem um registro oficial, um livro religioso. Eles eram parte da cultura oral dos gregos, e eram passados a cada nova geração através da oralidade. Pergunte aos alunos como os conhecimentos de outras religiões que eles conhecem são transmitidos. Pergunte se eles conhecem os livros relacionados a essas religiões, e se sabem quando esses livros foram escritos. Conte que nessa aula iremos explorar alguns desses livros, e como eles eram utilizados em momentos diferentes por essas crenças. Entregue a lista de fontes para os alunos, que pode ser encontrada nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFUZzswhk6MMMXcdDg4rDkcUSW9XvksqyfFgqgGAhs2baS62Udrnh2gqbgm6/his5-03und05-fontes.pdf e peça para que eles façam uma organização cronológica delas.
Depois de finalizada essa atividade, exiba o slide com a linha do tempo, exiba o slide com a linha, pedindo para que os alunos chequem suas respostas e pergunte se há alguma dúvida sobre a época em que foram escritos os livros religiosos. Diga que algumas das imagens das fontes não são dos primeiros livros registros desses livros, mas sim de versões que foram feitas posteriormente.
Pergunte aos alunos se eles acreditam que ainda existem na humanidade os primeiros exemplares dos livros religiosos. Relacione com os textos védicos, apontando a idade que teriam esses manuscritos (mais do que quatro mil anos) e pergunte como teria sido escrito esse livro, qual técnica teria sido empregada. Você pode relacionar essa ideia do espaço para o registro com as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos recebidos por Moisés, que são parte fundamental da Torá. Levante questões como: Por que teriam sido usadas essas pedras? Como eram os livros nessa época? Eles existiam em profusão? Quem sabia ler e escrever no momento em que cada religião foi fundada? Retome os dados biográficos expostos sobre Maomé, que mesmo sem saber ler nem escrever foi capaz de angariar muitos seguidores para a religião que ele fundara. Passe pelas imagens no slide e pergunte de que forma esses livros foram feitos, quais os materiais e a mão de obra, ressaltando o caráter manual de sua elaboração para explicar a dificuldade de se produzir um livro. Explique que pouquíssimas pessoas tinham acesso à leitura e escrita nessa época, e que a aprendizagem da leitura e escrita e a posse de livros só se popularizou depois da invenção da imprensa de Gutenberg no século XV.
Você pode fazer essa atividade baseada em uma leitura coletivas fontes e da organização coletiva também da linha do tempo. Esse recurso é importante para que os alunos compreendam que as religiões se desenvolveram em diferentes momentos da história.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Conte para os alunos que o registro da Ilíada e da Odisseia que foi atribuído a Homero foi feito em forma de poema. Nesses poemas podemos perceber a presença dos deuses da mitologia grega. Os mitos que compõem as histórias dos deuses gregos não tem um registro oficial, um livro religioso. Eles eram parte da cultura oral dos gregos, e eram passados a cada nova geração através da oralidade. Pergunte aos alunos como os conhecimentos de outras religiões que eles conhecem são transmitidos. Pergunte se eles conhecem os livros relacionados a essas religiões, e se sabem quando esses livros foram escritos. Conte que nessa aula iremos explorar alguns desses livros, e como eles eram utilizados em momentos diferentes por essas crenças. Entregue a lista de fontes para os alunos, que pode ser encontrada nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFUZzswhk6MMMXcdDg4rDkcUSW9XvksqyfFgqgGAhs2baS62Udrnh2gqbgm6/his5-03und05-fontes.pdf e peça para que eles façam uma organização cronológica delas.
Depois de finalizada essa atividade, exiba o slide com a linha do tempo, exiba o slide com a linha, pedindo para que os alunos chequem suas respostas e pergunte se há alguma dúvida sobre a época em que foram escritos os livros religiosos. Diga que algumas das imagens das fontes não são dos primeiros livros registros desses livros, mas sim de versões que foram feitas posteriormente.
Pergunte aos alunos se eles acreditam que ainda existem na humanidade os primeiros exemplares dos livros religiosos. Relacione com os textos védicos, apontando a idade que teriam esses manuscritos (mais do que quatro mil anos) e pergunte como teria sido escrito esse livro, qual técnica teria sido empregada. Você pode relacionar essa ideia do espaço para o registro com as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos recebidos por Moisés, que são parte fundamental da Torá. Levante questões como: Por que teriam sido usadas essas pedras? Como eram os livros nessa época? Eles existiam em profusão? Quem sabia ler e escrever no momento em que cada religião foi fundada? Retome os dados biográficos expostos sobre Maomé, que mesmo sem saber ler nem escrever foi capaz de angariar muitos seguidores para a religião que ele fundara. Passe pelas imagens no slide e pergunte de que forma esses livros foram feitos, quais os materiais e a mão de obra, ressaltando o caráter manual de sua elaboração para explicar a dificuldade de se produzir um livro. Explique que pouquíssimas pessoas tinham acesso à leitura e escrita nessa época, e que a aprendizagem da leitura e escrita e a posse de livros só se popularizou depois da invenção da imprensa de Gutenberg no século XV.
Você pode fazer essa atividade baseada em uma leitura coletivas fontes e da organização coletiva também da linha do tempo. Esse recurso é importante para que os alunos compreendam que as religiões se desenvolveram em diferentes momentos da história.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Conte para os alunos que o registro da Ilíada e da Odisseia que foi atribuído a Homero foi feito em forma de poema. Nesses poemas podemos perceber a presença dos deuses da mitologia grega. Os mitos que compõem as histórias dos deuses gregos não tem um registro oficial, um livro religioso. Eles eram parte da cultura oral dos gregos, e eram passados a cada nova geração através da oralidade. Pergunte aos alunos como os conhecimentos de outras religiões que eles conhecem são transmitidos. Pergunte se eles conhecem os livros relacionados a essas religiões, e se sabem quando esses livros foram escritos. Conte que nessa aula iremos explorar alguns desses livros, e como eles eram utilizados em momentos diferentes por essas crenças. Entregue a lista de fontes para os alunos, que pode ser encontrada nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFUZzswhk6MMMXcdDg4rDkcUSW9XvksqyfFgqgGAhs2baS62Udrnh2gqbgm6/his5-03und05-fontes.pdf e peça para que eles façam uma organização cronológica delas.
Depois de finalizada essa atividade, exiba o slide com a linha do tempo, exiba o slide com a linha, pedindo para que os alunos chequem suas respostas e pergunte se há alguma dúvida sobre a época em que foram escritos os livros religiosos. Diga que algumas das imagens das fontes não são dos primeiros livros registros desses livros, mas sim de versões que foram feitas posteriormente.
Pergunte aos alunos se eles acreditam que ainda existem na humanidade os primeiros exemplares dos livros religiosos. Relacione com os textos védicos, apontando a idade que teriam esses manuscritos (mais do que quatro mil anos) e pergunte como teria sido escrito esse livro, qual técnica teria sido empregada. Você pode relacionar essa ideia do espaço para o registro com as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos recebidos por Moisés, que são parte fundamental da Torá. Levante questões como: Por que teriam sido usadas essas pedras? Como eram os livros nessa época? Eles existiam em profusão? Quem sabia ler e escrever no momento em que cada religião foi fundada? Retome os dados biográficos expostos sobre Maomé, que mesmo sem saber ler nem escrever foi capaz de angariar muitos seguidores para a religião que ele fundara. Passe pelas imagens no slide e pergunte de que forma esses livros foram feitos, quais os materiais e a mão de obra, ressaltando o caráter manual de sua elaboração para explicar a dificuldade de se produzir um livro. Explique que pouquíssimas pessoas tinham acesso à leitura e escrita nessa época, e que a aprendizagem da leitura e escrita e a posse de livros só se popularizou depois da invenção da imprensa de Gutenberg no século XV.
Você pode fazer essa atividade baseada em uma leitura coletivas fontes e da organização coletiva também da linha do tempo. Esse recurso é importante para que os alunos compreendam que as religiões se desenvolveram em diferentes momentos da história.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre a idade dos livros sagrados. Pergunte se esses livros são utilizados na atualidade pelos grupos religiosos. Explique que eles seguem sendo utilizados e publicados com seus textos quase inalterados. Diga que os textos religiosos são a base dessas crenças, e o lugar em que estão sistematizados os ensinamentos de cada doutrina religiosa. Apesar do passar do tempo, os ensinamentos que eles contém continuam sendo apropriados pelos seguidores das religiões e utilizados como maneiras de compreender os acontecimentos do mundo.
Diga para os alunos que vocês irão construir uma espiral do tempo sobre os momento de elaboração dos escritos da antiguidade. Para isso, você irá utilizar uma folha de cartolina ou papel cartão para recortar nela uma espiral. O meio da espiral representa os tempos mais remotos, e conforme o caminho da espiral se direciona para as margens da folha, o tempo vai passando. Portanto, os eventos mais antigos ficam no meio da espiral, e os mais novos nas pontas. Construa coletivamente esse trabalho, em grupos ou com a turma toda, refletindo sobre a passagem do tempo. Mostre para os alunos que o uso dos livros se repete em diferentes momentos da história, e portanto, ao fechar a espiral temos a sobreposição dessas épocas.
Para saber mais: Para conhecer alguns projetos que utilizam a linha do tempo como recurso didático, você pode consultar esse aritgo do site Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2371/espiral-do-tempo acesso em 27/04/2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que as transmissões orais são fundamentais para a manutenção da cultura de uma sociedade.
Antes de iniciar a aula, encaminhe para dois alunos os textos definidos aqui, para que eles leiam e façam o reconto para a turma.
Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe o slide e discorra sobre o tema. Caso ache interessante exemplificar o ditado popular usado no Plano, passe o vídeo do programa Escolinha do Professor Raimundo, onde a aluna Tati faz o reconto da história de Salomé (disponível aqui).
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas é interessante que após as explicações sobre a proposta da tarefa, a execução seja feita de forma assíncrona, para que os alunos possam se dedicar ao resultado final do trabalho.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esse momento, onde os alunos apresentarão os trabalhos e você poderá mediar e nortear o conhecimento, esclarecendo possíveis dúvidas.
Para conhecerem mais:
E- mail: disponível aqui.
Classroom: disponível aqui.
Hangouts: disponível aqui.
Padlet: disponível aqui.
Google Docs: disponível aqui.
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: disponível aqui.
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando os alunos a construírem o material para ser apresentado ao grupo, conversando e buscando mais informações sobre a origem da religião que professam.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Palavras Chave: livros sagrados; hinduísmo; vedas; tipitaka; budismo; alcorão; islamismo; muçulmanos; torá; judeus; Homero; Ilíada; Odisseia; Mahabharata; Bíblia