A Caixa de Pandora
Plano de Aula
Plano de aula: A caixa de Pandora: A religião e os males do mundo
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cultura, religião e identidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos irão estudar os mitos da Grécia Antiga, e a relação dos deuses com as cidades-Estado. As cidades servirão de base para a exploração dos templos, como o de Atena em Atenas, além da identificação dessas regiões com as histórias míticas, como o Minotauro em Creta. Além disso, discutiremos o controle dos deuses da vida dos mortais, e a constante busca dos mortais por assumir o controle de sua própria existência.
Materiais necessários:
Papel e canetas para a confecção do mural. Um caixa de papelão ou madeira para servir como caixa de Pandora.
Material complementar:
A caixa de Pandora: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rfPvuZ46XC9feAXVJykpVeHh7RcDpgsWpP8YTk3aqkWPYxBhuZgh3XVzy3Dr/his5-03und02-caixa-de-pandora.pdf
Minotauro e Teseu: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qfDUBSEkkxFzaJtjrfcsTdwvmckp8AVAa3zQqngTAazBY9NMTCJkeWW7qbmS/his5-03und03-minotauro-e-teseu.pdf
Para você saber mais:
- Para utilizar com os alunos, indicamos os livros:
HEATHER, Alexander. Mitologia grega: uma introdução para criança. São Paulo: Panda Books, 2013.
PRIETO, Heloísa. Divinas aventuras: histórias da mitologia grega. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016.
PRIETO, Heloísa. Divinas desventuras: outras histórias da mitologia grega. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016.
TEYSSIER, Éric e DARS, Éric. A Grécia Antiga. Passo a passo. Claro Enigma, 2015
- Para saber mais sobre as pólis gregas indicamos o site do Laboratório de Estudos da Cidade Antiga da Universidade de São Paulo. Nele você pode encontrar artigos, materiais didáticos e digitais que exploram os diferentes aspectos da pólis. http://labeca.mae.usp.br/ acesso em 27/04/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão investigar como as religiões explicam os fenômenos do cotidiano e como elas influenciam algumas formas de viver.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie essa aula com a leitura do conto “A caixa de Pandora”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rfPvuZ46XC9feAXVJykpVeHh7RcDpgsWpP8YTk3aqkWPYxBhuZgh3XVzy3Dr/his5-03und02-caixa-de-pandora.pdf
Após a leitura, faça uma interpretação oral do mito, perguntando o que Pandora fez com o mundo. Pergunte para os alunos porque Zeus deu a caixa para Pandora. Explique que Zeus deu a caixa como uma provocação, para que Pandora a abrisse e liberasse os males do mundo entre os homens. Ele procurava vingança, pois os homens aceitaram o fogo, que era algo exclusivo dos deuses, e que lhes foi dado por Prometeu. Diga que uma das funções dos mitos gregos era de explicar os fenômenos cotidianos, e pergunte o que a história de Pandora nos conta. Explique que o mito de Pandora conta como as desgraças surgiram na humanidade, como os males que acometem a nós e ao mundo foram espalhados pela Terra através da ação de uma humana.
Você pode aprofundar essa análise e pedir para que os alunos falem como os males do mundo afetam suas vidas, fazendo registros anônimos em pedaços de papel e depositando dentro de uma caixa. Essa é uma sensibilização para dar continuidade à reflexão dos problemas sociais que serão abordados na sistematização da aula.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Explique para os alunos que Pandora aparece em uma das histórias da Mitologia Grega, assim como os deuses Zeus, Hefesto, Prometeu e Epimeteu. Conte também que a Grécia na Antiguidade não poderia ser considerada um país como atualmente. Os primeiros povos que se fixaram nas margens do mar Egeu foram os aqueus no terceiro milênio antes de Cristo. O reino mais poderoso dessa época foi a cidade de Micenas. Nela surgiram os primeiros mitos e histórias - sementes do que seria, 3000 anos depois, a cultura da Grécia Antiga.
Leia com os alunos o mito do Minotauro, disponível nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qfDUBSEkkxFzaJtjrfcsTdwvmckp8AVAa3zQqngTAazBY9NMTCJkeWW7qbmS/his5-03und03-minotauro-e-teseu.pdf e peça para que eles identifiquem:
1- Quais são as cidades e seus reis?
2- Qual a relação que os personagens tinham com os deuses?
3- Por que Teseu temia Dionísio?
Converse sobre as histórias, perguntando qual o papel dos deuses nos mitos, trazendo a reflexão sobre Zeus e sua vingança no mito de Pandora. Diga que na Mitologia Grega os deuses muitas vezes tinham o papel de ameaçar e punir os humanos. Além disso, ressalte os acordos e a proximidade entre eles e os mortais.
Explore as imagens perguntando quais traços das histórias podemos ver nas ruínas da Ilha de Creta. Explique que os palácios dessa ilha ficaram conhecidos como Cnossos, e mostre o afresco com o desenho do touro e o drácon (moeda), com o relevo de um minotauro. Pergunte se essas imagens demonstram a importância dos mitos no cotidiano dessas pessoas e como. Explique que as moedas eram itens que circulavam entre todos, e o fato de haver um minotauro nela nos revela o quanto essa figura era importante para esse povo.
Explique que na Grécia Antiga cada cidade tinha uma forma de se organizar política e socialmente. Isso fez com que elas fossem consideradas como cidades-Estado. Muitas vezes, como vimos na história, essas civilizações entraram em combate, e nos mitos podemos encontrar histórias sobre como os deuses interferiam nesses momentos. Explique que as histórias da mitologia eram transmitidas oralmente nesses espaços, e as cidades estavam sempre relacionadas a um deus, responsável por proteger cada cidade. Exiba as imagens da cidade de Atenas e conte que a área representada é a ágora, um espaço coletivo onde se encontrava o templo da deusa Atena. Conte que Atenas foi uma importante cidade-Estado da Grécia. Sua deusa protetora era Atena, filha de Zeus e da deusa Métis. De acordo com a lenda, tanto Atena quanto Poseidon reivindicaram Atenas, que até então não tinha um protetor. Os deuses disseram que quem desse o presente mais útil para a cidade ficaria com ela. Poseidon fez surgir com seu tridente uma fonte de água salobra, e Atenas plantou uma oliveira com a qual ganhou a disputa.
Observe com os alunos a proporção do templo, seu tamanho e beleza. Discuta a dificuldade de construir tal monumento e como seu tamanho e o local onde ele fica (um lugar alto da cidade, em destaque) pode se relacionar com o papel que a religião tinha no cotidiano dos gregos. Questione porque as pessoas se dedicariam a fazer tal obra nas cidades gregas. Explique que os deuses eram figuras às quais se atribuia tanto o poder de proteger quanto o de punir. Os templos eram espaços utilizados para demonstrar a devoção aos deuses. Seu tamanho e a dificuldade para construí-lo revelam a dedicação do tempo e da força dos humanos para louvá-los.
Para ter mais tempo em sala para discutir o conto e trabalhar as imagens você pode pedir para que os alunos façam uma leitura prévia dele como lição de casa. Dessa forma eles estarão mais preparados para a discussão.
Para você saber mais:
- No site do Laboratório de Estudos da Cidade Antiga do Museu de Arqueologia e Etinologia da Universidade de São Paulo você pode encontrar uma ferramenta para explorar os espaços das cidades-Estados http://labeca.mae.usp.br/pt-br/city/
- Nessa matéria do jornal Nexo está o debate sobre a função das Olimpíadas e a representação das cidades e dos deuses nesses momentos: https://www.nexojornal.com.br/especial/2016/08/02/Religi%C3%A3o-e-rivalidade-as-Olimp%C3%ADadas-na-Gr%C3%A9cia-Antiga
- Artigo sobre os Jogos Olímpicos: http://labeca.mae.usp.br/media/pdf/hirata_os_jogos_olimpicos.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Explique para os alunos que Pandora aparece em uma das histórias da Mitologia Grega, assim como os deuses Zeus, Hefesto, Prometeu e Epimeteu. Conte também que a Grécia na Antiguidade não poderia ser considerada um país como atualmente. Os primeiros povos que se fixaram nas margens do mar Egeu foram os aqueus no terceiro milênio antes de Cristo. O reino mais poderoso dessa época foi a cidade de Micenas. Nela surgiram os primeiros mitos e histórias - sementes do que seria, 3000 anos depois, a cultura da Grécia Antiga.
Leia com os alunos o mito do Minotauro, disponível nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qfDUBSEkkxFzaJtjrfcsTdwvmckp8AVAa3zQqngTAazBY9NMTCJkeWW7qbmS/his5-03und03-minotauro-e-teseu.pdf e peça para que eles identifiquem:
1- Quais são as cidades e seus reis?
2- Qual a relação que os personagens tinham com os deuses?
3- Por que Teseu temia Dionísio?
Converse sobre as histórias, perguntando qual o papel dos deuses nos mitos, trazendo a reflexão sobre Zeus e sua vingança no mito de Pandora. Diga que na Mitologia Grega os deuses muitas vezes tinham o papel de ameaçar e punir os humanos. Além disso, ressalte os acordos e a proximidade entre eles e os mortais.
Explore as imagens perguntando quais traços das histórias podemos ver nas ruínas da Ilha de Creta. Explique que os palácios dessa ilha ficaram conhecidos como Cnossos, e mostre o afresco com o desenho do touro e o drácon (moeda), com o relevo de um minotauro. Pergunte se essas imagens demonstram a importância dos mitos no cotidiano dessas pessoas e como. Explique que as moedas eram itens que circulavam entre todos, e o fato de haver um minotauro nela nos revela o quanto essa figura era importante para esse povo.
Explique que na Grécia Antiga cada cidade tinha uma forma de se organizar política e socialmente. Isso fez com que elas fossem consideradas como cidades-Estado. Muitas vezes, como vimos na história, essas civilizações entraram em combate, e nos mitos podemos encontrar histórias sobre como os deuses interferiam nesses momentos. Explique que as histórias da mitologia eram transmitidas oralmente nesses espaços, e as cidades estavam sempre relacionadas a um deus, responsável por proteger cada cidade. Exiba as imagens da cidade de Atenas e conte que a área representada é a ágora, um espaço coletivo onde se encontrava o templo da deusa Atena. Conte que Atenas foi uma importante cidade-Estado da Grécia. Sua deusa protetora era Atena, filha de Zeus e da deusa Métis. De acordo com a lenda, tanto Atena quanto Poseidon reivindicaram Atenas, que até então não tinha um protetor. Os deuses disseram que quem desse o presente mais útil para a cidade ficaria com ela. Poseidon fez surgir com seu tridente uma fonte de água salobra, e Atenas plantou uma oliveira com a qual ganhou a disputa.
Observe com os alunos a proporção do templo, seu tamanho e beleza. Discuta a dificuldade de construir tal monumento e como seu tamanho e o local onde ele fica (um lugar alto da cidade, em destaque) pode se relacionar com o papel que a religião tinha no cotidiano dos gregos. Questione porque as pessoas se dedicariam a fazer tal obra nas cidades gregas. Explique que os deuses eram figuras às quais se atribuia tanto o poder de proteger quanto o de punir. Os templos eram espaços utilizados para demonstrar a devoção aos deuses. Seu tamanho e a dificuldade para construí-lo revelam a dedicação do tempo e da força dos humanos para louvá-los.
Para ter mais tempo em sala para discutir o conto e trabalhar as imagens você pode pedir para que os alunos façam uma leitura prévia dele como lição de casa. Dessa forma eles estarão mais preparados para a discussão.
Para você saber mais:
- No site do Laboratório de Estudos da Cidade Antiga do Museu de Arqueologia e Etinologia da Universidade de São Paulo você pode encontrar uma ferramenta para explorar os espaços das cidades-Estados http://labeca.mae.usp.br/pt-br/city/
- Nessa matéria do jornal Nexo está o debate sobre a função das Olimpíadas e a representação das cidades e dos deuses nesses momentos: https://www.nexojornal.com.br/especial/2016/08/02/Religi%C3%A3o-e-rivalidade-as-Olimp%C3%ADadas-na-Gr%C3%A9cia-Antiga
- Artigo sobre os Jogos Olímpicos: http://labeca.mae.usp.br/media/pdf/hirata_os_jogos_olimpicos.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Explique para os alunos que Pandora aparece em uma das histórias da Mitologia Grega, assim como os deuses Zeus, Hefesto, Prometeu e Epimeteu. Conte também que a Grécia na Antiguidade não poderia ser considerada um país como atualmente. Os primeiros povos que se fixaram nas margens do mar Egeu foram os aqueus no terceiro milênio antes de Cristo. O reino mais poderoso dessa época foi a cidade de Micenas. Nela surgiram os primeiros mitos e histórias - sementes do que seria, 3000 anos depois, a cultura da Grécia Antiga.
Leia com os alunos o mito do Minotauro, disponível nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qfDUBSEkkxFzaJtjrfcsTdwvmckp8AVAa3zQqngTAazBY9NMTCJkeWW7qbmS/his5-03und03-minotauro-e-teseu.pdf e peça para que eles identifiquem:
1- Quais são as cidades e seus reis?
2- Qual a relação que os personagens tinham com os deuses?
3- Por que Teseu temia Dionísio?
Converse sobre as histórias, perguntando qual o papel dos deuses nos mitos, trazendo a reflexão sobre Zeus e sua vingança no mito de Pandora. Diga que na Mitologia Grega os deuses muitas vezes tinham o papel de ameaçar e punir os humanos. Além disso, ressalte os acordos e a proximidade entre eles e os mortais.
Explore as imagens perguntando quais traços das histórias podemos ver nas ruínas da Ilha de Creta. Explique que os palácios dessa ilha ficaram conhecidos como Cnossos, e mostre o afresco com o desenho do touro e o drácon (moeda), com o relevo de um minotauro. Pergunte se essas imagens demonstram a importância dos mitos no cotidiano dessas pessoas e como. Explique que as moedas eram itens que circulavam entre todos, e o fato de haver um minotauro nela nos revela o quanto essa figura era importante para esse povo.
Explique que na Grécia Antiga cada cidade tinha uma forma de se organizar política e socialmente. Isso fez com que elas fossem consideradas como cidades-Estado. Muitas vezes, como vimos na história, essas civilizações entraram em combate, e nos mitos podemos encontrar histórias sobre como os deuses interferiam nesses momentos. Explique que as histórias da mitologia eram transmitidas oralmente nesses espaços, e as cidades estavam sempre relacionadas a um deus, responsável por proteger cada cidade. Exiba as imagens da cidade de Atenas e conte que a área representada é a ágora, um espaço coletivo onde se encontrava o templo da deusa Atena. Conte que Atenas foi uma importante cidade-Estado da Grécia. Sua deusa protetora era Atena, filha de Zeus e da deusa Métis. De acordo com a lenda, tanto Atena quanto Poseidon reivindicaram Atenas, que até então não tinha um protetor. Os deuses disseram que quem desse o presente mais útil para a cidade ficaria com ela. Poseidon fez surgir com seu tridente uma fonte de água salobra, e Atenas plantou uma oliveira com a qual ganhou a disputa.
Observe com os alunos a proporção do templo, seu tamanho e beleza. Discuta a dificuldade de construir tal monumento e como seu tamanho e o local onde ele fica (um lugar alto da cidade, em destaque) pode se relacionar com o papel que a religião tinha no cotidiano dos gregos. Questione porque as pessoas se dedicariam a fazer tal obra nas cidades gregas. Explique que os deuses eram figuras às quais se atribuia tanto o poder de proteger quanto o de punir. Os templos eram espaços utilizados para demonstrar a devoção aos deuses. Seu tamanho e a dificuldade para construí-lo revelam a dedicação do tempo e da força dos humanos para louvá-los.
Para ter mais tempo em sala para discutir o conto e trabalhar as imagens você pode pedir para que os alunos façam uma leitura prévia dele como lição de casa. Dessa forma eles estarão mais preparados para a discussão.
Para você saber mais:
- No site do Laboratório de Estudos da Cidade Antiga do Museu de Arqueologia e Etinologia da Universidade de São Paulo você pode encontrar uma ferramenta para explorar os espaços das cidades-Estados http://labeca.mae.usp.br/pt-br/city/
- Nessa matéria do jornal Nexo está o debate sobre a função das Olimpíadas e a representação das cidades e dos deuses nesses momentos: https://www.nexojornal.com.br/especial/2016/08/02/Religi%C3%A3o-e-rivalidade-as-Olimp%C3%ADadas-na-Gr%C3%A9cia-Antiga
- Artigo sobre os Jogos Olímpicos: http://labeca.mae.usp.br/media/pdf/hirata_os_jogos_olimpicos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Retome o mito de Pandora, explicando que os males do mundo foram libertados por ela através de uma peça pregada por Zeus, fruto de sua tentativa de controlar a vida dos mortais. Você deve preparar anteriormente uma caixa, com as manchetes disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4JFYNEAdzTQjzfmWfke6GKMNaQzPhktGRR3g3dXMnsgjXUCH3VMmUVcBZxBG/his5-03und02-manchetes.pdf
Peça para um aluno tirar da caixa uma manchete e pergunte para os alunos se isso é um dos males ou das esperanças da caixa de Pandora.
A partir das mensagens da caixa, faça uma reflexão sobre como os males que ela liberou no mundo nos afetam atualmente.
Discuta com eles quais foram as soluções encontradas e quantas delas podemos fazer em nosso cotidiano, sem depender de ninguém mas somente da nossa força de vontade de mudar nossos hábitos. Pergunte quais ações poderiam ser tomadas por nós para mudar essas situações. Diga para eles quais podem ser suas metas, o que eles acham que poderiam fazer e peça para que depositem novamente aquilo que esperam fazer de bem para o mundo dentro da caixa.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam como as religiões explicam os fenômenos do cotidiano da sociedade em que estão inseridas.
Siga as orientações definidas nesta etapa: envie para os alunos, antecipadamente, o arquivo proposto, para que eles leiam e possam contribuir com reflexões durante o debate sobre o tema.
Caso ache interessante, envie o link (disponível aqui) que conta o mito sobre Pandora através de uma animação.
Problematização
Envie, antecipadamente, o documento definido para esse momento, para que os alunos possam se inteirar sobre o assunto, executar a tarefa proposta e para que haja mais embasamento para a discussão. Nesta atividade, é interessante que seja feita de forma assíncrona.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos o slide e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.
Caso ache interessante, envie o link (disponível aqui) que conta o mito sobre o Minotauro através de uma animação.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas crie, ao invés de uma caixa, um mural com registros dos males que constavam da caixa de Pandora e acrescente outras imagens (ou manchetes) positivas e negativas da atualidade (do mundo, do país e da sua cidade).
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esse momento, onde os alunos apresentarão os trabalhos e você poderá mediar e nortear o conhecimento, esclarecendo possíveis dúvidas.
Agregue à proposta a ideia dos alunos escreverem (ou desenharem) as soluções que pensarem para os problemas que afligem o mundo. Faça um mural de “Boas atitudes para um mundo melhor”. Assim que este mural estiver pronto, encaminhe para o grupo de Whatsapp da turma e das redes sociais da escola.
Você pode utilizar e indicar aos alunos recursos digitais, como Word, PowerPoint e Padlet.
Para conhecerem mais:
E- mail: disponível aqui.
Classroom: disponível aqui.
Hangouts: disponível aqui.
Padlet: disponível aqui.
Google Docs: disponível aqui.
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: disponível aqui.
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo ajudando os alunos a construírem o material para ser parte integrante do mural.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Palavras Chave: mitologia grega; caixa de pandora; mitos; religião; Atenas; Minotauro; Creta.