Circuito terreiros de Umbanda
Plano de Aula
Plano de aula: Templos religiosos e culturas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cultura, religião e identidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos poderão averiguar como se organizam alguns templos religiosos e qual a função deles para os fiéis.
Materiais necessários: Papel e material para desenhar.
Material complementar:
Terreiros de umbanda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dRWfxXUHVvqDxHWUzdPzve2RbRthBCbfhKNRxsVg6KjnHPzp8PGwcuZshRS/his5-03und01-circuito-terreiros-de-umbanda.pdf
Igrejas Católicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mTSn38xympKwBYnM2qKXaYdAvgGheK7aVybqwPjJ7qDpnjuKtrX5caQt39GV/his5-03und01-circuito-igrejas-catolicas.pdf
Templos Hinduístas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hxbJTgTbW2uhBnjq4n4xr9YgWVKVEEkd7XmwgDDDWApPsjtTAEDuRqT7g7Hb/his5-03unid01-templos-hinduistas.pdf
Para você saber mais:
- Vitrais góticos: http://obviousmag.org/archives/2014/03/vitrais_goticos.html acesso em 27/04/2109
- Hinduísmo e murtis: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2003/030414_religiaohinduismo2.shtml acesso em 27/04/2109
- Candomblé e Orixás: PRANDI, Reginaldo: Xangô, o Trovão. Cia das Letrinhas, 2003; Ifá, o Adivinho. Cia das Letrinhas, 2002; Oxumarê, o Arco-Íris, Cia das Letrinhas, 2004; Mitologia dos Orixás, Cia das Letras, 2000.
- Barroco Mineiro: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/141143/1/barroco_minas_gerais.pdf acesso em 27/04/2109
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que vocês irão conhecer alguns templos religiosos e entender a função deles na vida das pessoas.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula fazendo uma investigação da imagem. Pergunte aos alunos o que é esse prédio, para que ele serve, quem o frequenta. Explique que é um templo religioso e pergunte com qual religião ele se relaciona. Diga que é uma mesquita, e pergunte onde eles acham que ela fica. Explique que essa é a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguaçu, Paraná. Pergunte se alguém na sala é parte dessa religião ou se conhecessem alguém que pertença a ela. Diga que os muçulmanos são uma parcela muito pequena da população, mas que seu número de seguidores vem crescendo nos últimos tempos em nosso país.
Exiba o próximo slide com outros templos religiosos. Indique que cada um deles corresponde a uma religião e verifique o que os alunos já sabem sobre esses templos religiosos. Pergunte para eles qual a função dos templos e para que os fiéis frequentam esses espaços. Em que dias eles vão? Para quê? Com quem? Existe alguma vestimenta específica ou ritual para esses dias? Deixe que eles conversem para trazerem as informações e hipóteses sobre a função dos templos. Estimule os alunos a falarem sobre suas vivências, criando sempre um ambiente de respeito às crenças entre os alunos, em que eles se sintam confortáveis de falar sobre suas experiências.
Para esse momento, você pode também imprimir as imagens e dividi-las entre os alunos em grupo, pedindo para que eles analisem e pensem o que representam e com qual religião se ligam.
Para você saber mais:
Artigo com informações sobre alguns templos no centro de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2018/04/1964678-cinco-igrejas-para-conhecer-no-centro-de-sao-paulo.shtml acesso em 27/04/2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula fazendo uma investigação da imagem. Pergunte aos alunos o que é esse prédio, para que ele serve, quem o frequenta. Explique que é um templo religioso e pergunte com qual religião ele se relaciona. Diga que é uma mesquita, e pergunte onde eles acham que ela fica. Explique que essa é a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguaçu, Paraná. Pergunte se alguém na sala é parte dessa religião ou se conhecessem alguém que pertença a ela. Diga que os muçulmanos são uma parcela muito pequena da população, mas que seu número de seguidores vem crescendo nos últimos tempos em nosso país.
Exiba o próximo slide com outros templos religiosos. Indique que cada um deles corresponde a uma religião e verifique o que os alunos já sabem sobre esses templos religiosos. Pergunte para eles qual a função dos templos e para que os fiéis frequentam esses espaços. Em que dias eles vão? Para quê? Com quem? Existe alguma vestimenta específica ou ritual para esses dias? Deixe que eles conversem para trazerem as informações e hipóteses sobre a função dos templos. Estimule os alunos a falarem sobre suas vivências, criando sempre um ambiente de respeito às crenças entre os alunos, em que eles se sintam confortáveis de falar sobre suas experiências.
Para esse momento, você pode também imprimir as imagens e dividi-las entre os alunos em grupo, pedindo para que eles analisem e pensem o que representam e com qual religião se ligam.
Para você saber mais:
Artigo com informações sobre alguns templos no centro de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2018/04/1964678-cinco-igrejas-para-conhecer-no-centro-de-sao-paulo.shtml acesso em 27/04/2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula fazendo uma investigação da imagem. Pergunte aos alunos o que é esse prédio, para que ele serve, quem o frequenta. Explique que é um templo religioso e pergunte com qual religião ele se relaciona. Diga que é uma mesquita, e pergunte onde eles acham que ela fica. Explique que essa é a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguaçu, Paraná. Pergunte se alguém na sala é parte dessa religião ou se conhecessem alguém que pertença a ela. Diga que os muçulmanos são uma parcela muito pequena da população, mas que seu número de seguidores vem crescendo nos últimos tempos em nosso país.
Exiba o próximo slide com outros templos religiosos. Indique que cada um deles corresponde a uma religião e verifique o que os alunos já sabem sobre esses templos religiosos. Pergunte para eles qual a função dos templos e para que os fiéis frequentam esses espaços. Em que dias eles vão? Para quê? Com quem? Existe alguma vestimenta específica ou ritual para esses dias? Deixe que eles conversem para trazerem as informações e hipóteses sobre a função dos templos. Estimule os alunos a falarem sobre suas vivências, criando sempre um ambiente de respeito às crenças entre os alunos, em que eles se sintam confortáveis de falar sobre suas experiências.
Para esse momento, você pode também imprimir as imagens e dividi-las entre os alunos em grupo, pedindo para que eles analisem e pensem o que representam e com qual religião se ligam.
Para você saber mais:
Artigo com informações sobre alguns templos no centro de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2018/04/1964678-cinco-igrejas-para-conhecer-no-centro-de-sao-paulo.shtml acesso em 27/04/2019
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A partir das hipóteses dos alunos, diga que a turma irá analisar três templos diferentes, pensando quais as funções do espaço religioso, o que podemos encontrar neles e como os fiéis os frequentam. A análise será feita através de um circuito, onde os alunos tem 5 minutos para cada estação. Em cada uma delas um conjunto de imagens e de textos trazem informações que devem ser localizadas e discutidas pelo grupo através das questões disparadoras.
As fontes são:
Terreiros de umbanda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dRWfxXUHVvqDxHWUzdPzve2RbRthBCbfhKNRxsVg6KjnHPzp8PGwcuZshRS/his5-03und01-circuito-terreiros-de-umbanda.pdf
Igrejas Católicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mTSn38xympKwBYnM2qKXaYdAvgGheK7aVybqwPjJ7qDpnjuKtrX5caQt39GV/his5-03und01-circuito-igrejas-catolicas.pdf
Templos Hinduístas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hxbJTgTbW2uhBnjq4n4xr9YgWVKVEEkd7XmwgDDDWApPsjtTAEDuRqT7g7Hb/his5-03unid01-templos-hinduistas.pdf
Pergunte aos alunos o que eles perceberam nos documentos referentes às igrejas. Peça para que cada grupo comunique suas impressões, para garantir espaço de fala para todos. Explique que no documento podemos encontrar dois estilos arquitetônicos das igrejas: gótico e barroco. Cada um deles se relaciona com a arquitetura e com a arte que estava em vigor nesse período. Nas duas podemos perceber algo que é notável nas igrejas católicas: a presença de imagens, pinturas, vitrais e outros tipos de decoração na igrejas. Explique que essas imagens trazem passagens bíblicas ou a história de algum santo ou santa. Eles tem a função de trazer para os fiéis os bons exemplos das histórias religiosas, que são referência para os seguidores dessa religião. Pergunte aos alunos se eles sabem qual é o dia que os católicos reservam para frequentar a igreja. Explique que o domingo se relaciona com um dia de descanso para essa cultura, e os católicos geralmente o utilizam para frequentar a igreja e prestar as principais obrigações como cristãos e fazer suas orações.
Pergunte a eles qual a relação que os hinduístas tem com seus templos. Explique que a relação deles com os templos não é tão assídua quanto a dos católicos. Não existe um dia na semana no qual eles devem frequentá-los obrigatoriamente, sendo que os cultos e orações são feitos nos lares e também nos momentos de devoção das peregrinações. Cabe ainda ressaltar a importância das imagens e estátuas, os mitras
Os umbandistas tem uma relação mais complexa com seu templo e os dias para frequentá-lo. Pergunte e eles quais os símbolos que eles encontraram na imagem, exibindo novamente a fotografia no slide. Chame atenção para as cores em tom de azul, relacionadas com Oxossi, e a imagem de Xangô no meio do espaço. Diga que cada orixá da umbanda tem um dia especial, e nesses dias eles são cultuados com danças, músicas e comidas de seu agrado. Alguns dias são relacionados com diferentes orixás e as festas a eles são misturadas em algumas ocasiões. O calendário de festas e celebrações dos terreiros de umbanda apresentam grande diversidade e complexidade.
Retome a pergunta disparadora, perguntando qual a importância dos templos para cada religião e se podemos falar que eles tem a mesma função em todas elas. Pergunte se os alunos tem algo a contribuir sobre sua vivência e a frequência e motivo pelos quais eles frequentam os templos de suas crenças. Explique que as religiões são formas de explicar os acontecimentos, e que muitas vezes as pessoas se dirigem aos seus templos em busca de esclarecimento sobre eles e para encontrar maneiras de lidar bem com seus problemas e desafios.
Como adequar à sua realidade:
- Você pode utilizar também alguns vídeos para explorar os tempos e sua organização no território brasileiro: http://g1.globo.com/bahia/batv/videos/t/edicoes/v/terreiro-tumba-junsara-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-do-brasil/7037629/ acesso em 27/04/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A partir das hipóteses dos alunos, diga que a turma irá analisar três templos diferentes, pensando quais as funções do espaço religioso, o que podemos encontrar neles e como os fiéis os frequentam. A análise será feita através de um circuito, onde os alunos tem 5 minutos para cada estação. Em cada uma delas um conjunto de imagens e de textos trazem informações que devem ser localizadas e discutidas pelo grupo através das questões disparadoras.
As fontes são:
Terreiros de umbanda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dRWfxXUHVvqDxHWUzdPzve2RbRthBCbfhKNRxsVg6KjnHPzp8PGwcuZshRS/his5-03und01-circuito-terreiros-de-umbanda.pdf
Igrejas Católicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mTSn38xympKwBYnM2qKXaYdAvgGheK7aVybqwPjJ7qDpnjuKtrX5caQt39GV/his5-03und01-circuito-igrejas-catolicas.pdf
Templos Hinduístas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hxbJTgTbW2uhBnjq4n4xr9YgWVKVEEkd7XmwgDDDWApPsjtTAEDuRqT7g7Hb/his5-03unid01-templos-hinduistas.pdf
Pergunte aos alunos o que eles perceberam nos documentos referentes às igrejas. Peça para que cada grupo comunique suas impressões, para garantir espaço de fala para todos. Explique que no documento podemos encontrar dois estilos arquitetônicos das igrejas: gótico e barroco. Cada um deles se relaciona com a arquitetura e com a arte que estava em vigor nesse período. Nas duas podemos perceber algo que é notável nas igrejas católicas: a presença de imagens, pinturas, vitrais e outros tipos de decoração na igrejas. Explique que essas imagens trazem passagens bíblicas ou a história de algum santo ou santa. Eles tem a função de trazer para os fiéis os bons exemplos das histórias religiosas, que são referência para os seguidores dessa religião. Pergunte aos alunos se eles sabem qual é o dia que os católicos reservam para frequentar a igreja. Explique que o domingo se relaciona com um dia de descanso para essa cultura, e os católicos geralmente o utilizam para frequentar a igreja e prestar as principais obrigações como cristãos e fazer suas orações.
Pergunte a eles qual a relação que os hinduístas tem com seus templos. Explique que a relação deles com os templos não é tão assídua quanto a dos católicos. Não existe um dia na semana no qual eles devem frequentá-los obrigatoriamente, sendo que os cultos e orações são feitos nos lares e também nos momentos de devoção das peregrinações. Cabe ainda ressaltar a importância das imagens e estátuas, os mitras
Os umbandistas tem uma relação mais complexa com seu templo e os dias para frequentá-lo. Pergunte e eles quais os símbolos que eles encontraram na imagem, exibindo novamente a fotografia no slide. Chame atenção para as cores em tom de azul, relacionadas com Oxossi, e a imagem de Xangô no meio do espaço. Diga que cada orixá da umbanda tem um dia especial, e nesses dias eles são cultuados com danças, músicas e comidas de seu agrado. Alguns dias são relacionados com diferentes orixás e as festas a eles são misturadas em algumas ocasiões. O calendário de festas e celebrações dos terreiros de umbanda apresentam grande diversidade e complexidade.
Retome a pergunta disparadora, perguntando qual a importância dos templos para cada religião e se podemos falar que eles tem a mesma função em todas elas. Pergunte se os alunos tem algo a contribuir sobre sua vivência e a frequência e motivo pelos quais eles frequentam os templos de suas crenças. Explique que as religiões são formas de explicar os acontecimentos, e que muitas vezes as pessoas se dirigem aos seus templos em busca de esclarecimento sobre eles e para encontrar maneiras de lidar bem com seus problemas e desafios.
Como adequar à sua realidade:
- Você pode utilizar também alguns vídeos para explorar os tempos e sua organização no território brasileiro: http://g1.globo.com/bahia/batv/videos/t/edicoes/v/terreiro-tumba-junsara-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-do-brasil/7037629/ acesso em 27/04/2019
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A partir das hipóteses dos alunos, diga que a turma irá analisar três templos diferentes, pensando quais as funções do espaço religioso, o que podemos encontrar neles e como os fiéis os frequentam. A análise será feita através de um circuito, onde os alunos tem 5 minutos para cada estação. Em cada uma delas um conjunto de imagens e de textos trazem informações que devem ser localizadas e discutidas pelo grupo através das questões disparadoras.
As fontes são:
Terreiros de umbanda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dRWfxXUHVvqDxHWUzdPzve2RbRthBCbfhKNRxsVg6KjnHPzp8PGwcuZshRS/his5-03und01-circuito-terreiros-de-umbanda.pdf
Igrejas Católicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mTSn38xympKwBYnM2qKXaYdAvgGheK7aVybqwPjJ7qDpnjuKtrX5caQt39GV/his5-03und01-circuito-igrejas-catolicas.pdf
Templos Hinduístas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hxbJTgTbW2uhBnjq4n4xr9YgWVKVEEkd7XmwgDDDWApPsjtTAEDuRqT7g7Hb/his5-03unid01-templos-hinduistas.pdf
Pergunte aos alunos o que eles perceberam nos documentos referentes às igrejas. Peça para que cada grupo comunique suas impressões, para garantir espaço de fala para todos. Explique que no documento podemos encontrar dois estilos arquitetônicos das igrejas: gótico e barroco. Cada um deles se relaciona com a arquitetura e com a arte que estava em vigor nesse período. Nas duas podemos perceber algo que é notável nas igrejas católicas: a presença de imagens, pinturas, vitrais e outros tipos de decoração na igrejas. Explique que essas imagens trazem passagens bíblicas ou a história de algum santo ou santa. Eles tem a função de trazer para os fiéis os bons exemplos das histórias religiosas, que são referência para os seguidores dessa religião. Pergunte aos alunos se eles sabem qual é o dia que os católicos reservam para frequentar a igreja. Explique que o domingo se relaciona com um dia de descanso para essa cultura, e os católicos geralmente o utilizam para frequentar a igreja e prestar as principais obrigações como cristãos e fazer suas orações.
Pergunte a eles qual a relação que os hinduístas tem com seus templos. Explique que a relação deles com os templos não é tão assídua quanto a dos católicos. Não existe um dia na semana no qual eles devem frequentá-los obrigatoriamente, sendo que os cultos e orações são feitos nos lares e também nos momentos de devoção das peregrinações. Cabe ainda ressaltar a importância das imagens e estátuas, os mitras
Os umbandistas tem uma relação mais complexa com seu templo e os dias para frequentá-lo. Pergunte e eles quais os símbolos que eles encontraram na imagem, exibindo novamente a fotografia no slide. Chame atenção para as cores em tom de azul, relacionadas com Oxossi, e a imagem de Xangô no meio do espaço. Diga que cada orixá da umbanda tem um dia especial, e nesses dias eles são cultuados com danças, músicas e comidas de seu agrado. Alguns dias são relacionados com diferentes orixás e as festas a eles são misturadas em algumas ocasiões. O calendário de festas e celebrações dos terreiros de umbanda apresentam grande diversidade e complexidade.
Retome a pergunta disparadora, perguntando qual a importância dos templos para cada religião e se podemos falar que eles tem a mesma função em todas elas. Pergunte se os alunos tem algo a contribuir sobre sua vivência e a frequência e motivo pelos quais eles frequentam os templos de suas crenças. Explique que as religiões são formas de explicar os acontecimentos, e que muitas vezes as pessoas se dirigem aos seus templos em busca de esclarecimento sobre eles e para encontrar maneiras de lidar bem com seus problemas e desafios.
Como adequar à sua realidade:
- Você pode utilizar também alguns vídeos para explorar os tempos e sua organização no território brasileiro: http://g1.globo.com/bahia/batv/videos/t/edicoes/v/terreiro-tumba-junsara-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-do-brasil/7037629/ acesso em 27/04/2019
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A partir das hipóteses dos alunos, diga que a turma irá analisar três templos diferentes, pensando quais as funções do espaço religioso, o que podemos encontrar neles e como os fiéis os frequentam. A análise será feita através de um circuito, onde os alunos tem 5 minutos para cada estação. Em cada uma delas um conjunto de imagens e de textos trazem informações que devem ser localizadas e discutidas pelo grupo através das questões disparadoras.
As fontes são:
Terreiros de umbanda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dRWfxXUHVvqDxHWUzdPzve2RbRthBCbfhKNRxsVg6KjnHPzp8PGwcuZshRS/his5-03und01-circuito-terreiros-de-umbanda.pdf
Igrejas Católicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mTSn38xympKwBYnM2qKXaYdAvgGheK7aVybqwPjJ7qDpnjuKtrX5caQt39GV/his5-03und01-circuito-igrejas-catolicas.pdf
Templos Hinduístas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hxbJTgTbW2uhBnjq4n4xr9YgWVKVEEkd7XmwgDDDWApPsjtTAEDuRqT7g7Hb/his5-03unid01-templos-hinduistas.pdf
Pergunte aos alunos o que eles perceberam nos documentos referentes às igrejas. Peça para que cada grupo comunique suas impressões, para garantir espaço de fala para todos. Explique que no documento podemos encontrar dois estilos arquitetônicos das igrejas: gótico e barroco. Cada um deles se relaciona com a arquitetura e com a arte que estava em vigor nesse período. Nas duas podemos perceber algo que é notável nas igrejas católicas: a presença de imagens, pinturas, vitrais e outros tipos de decoração na igrejas. Explique que essas imagens trazem passagens bíblicas ou a história de algum santo ou santa. Eles tem a função de trazer para os fiéis os bons exemplos das histórias religiosas, que são referência para os seguidores dessa religião. Pergunte aos alunos se eles sabem qual é o dia que os católicos reservam para frequentar a igreja. Explique que o domingo se relaciona com um dia de descanso para essa cultura, e os católicos geralmente o utilizam para frequentar a igreja e prestar as principais obrigações como cristãos e fazer suas orações.
Pergunte a eles qual a relação que os hinduístas tem com seus templos. Explique que a relação deles com os templos não é tão assídua quanto a dos católicos. Não existe um dia na semana no qual eles devem frequentá-los obrigatoriamente, sendo que os cultos e orações são feitos nos lares e também nos momentos de devoção das peregrinações. Cabe ainda ressaltar a importância das imagens e estátuas, os mitras
Os umbandistas tem uma relação mais complexa com seu templo e os dias para frequentá-lo. Pergunte e eles quais os símbolos que eles encontraram na imagem, exibindo novamente a fotografia no slide. Chame atenção para as cores em tom de azul, relacionadas com Oxossi, e a imagem de Xangô no meio do espaço. Diga que cada orixá da umbanda tem um dia especial, e nesses dias eles são cultuados com danças, músicas e comidas de seu agrado. Alguns dias são relacionados com diferentes orixás e as festas a eles são misturadas em algumas ocasiões. O calendário de festas e celebrações dos terreiros de umbanda apresentam grande diversidade e complexidade.
Retome a pergunta disparadora, perguntando qual a importância dos templos para cada religião e se podemos falar que eles tem a mesma função em todas elas. Pergunte se os alunos tem algo a contribuir sobre sua vivência e a frequência e motivo pelos quais eles frequentam os templos de suas crenças. Explique que as religiões são formas de explicar os acontecimentos, e que muitas vezes as pessoas se dirigem aos seus templos em busca de esclarecimento sobre eles e para encontrar maneiras de lidar bem com seus problemas e desafios.
Como adequar à sua realidade:
- Você pode utilizar também alguns vídeos para explorar os tempos e sua organização no território brasileiro: http://g1.globo.com/bahia/batv/videos/t/edicoes/v/terreiro-tumba-junsara-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-do-brasil/7037629/ acesso em 27/04/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Para finalizar a atividade, peça os grupos escolham um dos templos analisados tanto na problematização quanto na contextualização. Eles deverão fazer um desenho retratando esses templos, pensando naquele que mais lhe chamou a atenção. Entregue para os grupos folhas grandes, onde eles possam trabalhar ao mesmo tempo na ilustração. Depois de elaborados os desenhos, faça uma roda com os alunos para que eles compartilhem suas representações e para que expliquem o que eles acharam interessante sobre o templo escolhido. A roda de conversa é importante para trabalhar o respeito à diversidade entre os alunos, e a compreensão dos elementos de cada religião.
Você pode propor a elaboração do desenho individualmente, e fazer uma roda de conversa mais extensa. Essa estratégia pode ser interessante para aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as características das religiões estudadas.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a composição da identidade e da cultura de uma sociedade através da religião.
Inicie a aula com uma conversa sobre a religião dos alunos: qual é, se têm o costume de frequentar e participar dos movimentos promovidos pela religião, dentre outros questionamentos.
Siga às orientações definidas nesta etapa. Caso ache interessante, envie aos alunos o link (disponível aqui) de uma animação sobre a evolução das religiões no mundo ao longo do tempo.
Problematização
Envie, antecipadamente, os documentos definidos para esse momento, para que os alunos possam se inteirar sobre o assunto e executar a tarefa proposta. Nesta atividade, é interessante que seja feita de forma assíncrona. Informe os alunos que eles podem desenvolver a atividade usando os recursos que possuem, mas apresente a eles a possibilidade de utilizarem recursos digitais (PowerPoint, Paint, Word, Jamboard, Padlet).
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos o slide e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas amplie a possibilidade de conclusão do aprendizado permitindo que os alunos façam, além do desenho, um acróstico (com os termos que queiram destacar neste aprendizado), um painel colaborativo (onde todos contribuem com imagens e pequenos textos), músicas e poemas.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esse momento, onde os alunos apresentarão os trabalhos e você poderá mediar e nortear o conhecimento, esclarecendo possíveis dúvidas.
Para conhecerem mais:
E- mail: disponível aqui.
Classroom: disponível aqui.
Hangouts: disponível aqui.
Padlet: disponível aqui.
Google Docs: disponível aqui.
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: disponível aqui.
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo através de uma visita à museus que abordam um pouco da história das religiões no Brasil:
- Museu de Arte Sacra (São João Del-Rei): disponível aqui.
- Museu Afro-brasileiro:disponível aqui.
Caso você conheça outro museu, ou em sua cidade tenha algum com o acervo referente ao tema desta aula, envie o link aos pais.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Palavras Chave: Templos; Igrejas; Catedrais; Umbanda; Hinduísmo; judaísmo; candomblé; gótico; barroco; espiritismo; sinagoga; islamismo