Biografias
Plano de Aula
Plano de aula: Importantes figuras religiosas
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cultura, religião e identidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos irão entrar em contato com a biografia de algumas figuras religiosas importantes. Irão identificar quais os papéis delas dentro das religiões e a sua relação com o divino que dá forma para essas religiões.
Materiais necessários: Papel para a elaboração do cartão ou post- its, canetas e uma fita para colar.
Material complementar:
Fichas de biografias: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf
Modelos para os cartões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8QXD8f3f4RkUmWYcD46wfsZucscrz5mSMEZhEas9kHPj7FwB3BhC4NJwWV9j/his5-03und04-modelo-tabela.pdf
Para você saber mais:
- Para esse plano foram utilizados os livros:
GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
- Além deles você também pode encontrar boas informações e dados bibliográficos nas seguintes obras:
WILKINSON, Philip O livro Ilustrado das religiões: o fascinante universo das crenças e doutrinas que acompanham os homens através dos tempos. São Paulo: Publifolha, 2000
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que vocês irão conhecer a história de alguns importante líderes religiosos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.
Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.
Na ordem dos slides as imagens correspondem a:
Martinho Lutero - fundação do protestantismo
Jesus Cristo - cristianismo
Maomé - islamismo
Mãe Meninha do Gantois - umbanda
Confúcio - confucionismo
Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.
Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.
Na ordem dos slides as imagens correspondem a:
Martinho Lutero - fundação do protestantismo
Jesus Cristo - cristianismo
Maomé - islamismo
Mãe Meninha do Gantois - umbanda
Confúcio - confucionismo
Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.
Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.
Na ordem dos slides as imagens correspondem a:
Martinho Lutero - fundação do protestantismo
Jesus Cristo - cristianismo
Maomé - islamismo
Mãe Meninha do Gantois - umbanda
Confúcio - confucionismo
Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.
Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.
Na ordem dos slides as imagens correspondem a:
Martinho Lutero - fundação do protestantismo
Jesus Cristo - cristianismo
Maomé - islamismo
Mãe Meninha do Gantois - umbanda
Confúcio - confucionismo
Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.
Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.
Na ordem dos slides as imagens correspondem a:
Martinho Lutero - fundação do protestantismo
Jesus Cristo - cristianismo
Maomé - islamismo
Mãe Meninha do Gantois - umbanda
Confúcio - confucionismo
Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Diga que nessa aula eles irão analisar a biografia dessas importantes figuras para a religião católica, judaica, islâmica, budista e confucionista. Explique que biografias são textos que contam a vida das pessoas, o que elas fizeram enquanto vivas, onde nasceram e quando morreram, entre outros aspectos do cotidiano delas. Para isso, forme cinco grupos na sala. Cada um deles deve receber uma das fichas disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf
Peça para que eles destaquem no texto o nome do dono da biografia estudada, a época e o local em que nasceu e viveu. As perguntas das fichas não precisam ser registradas. Elas servem para que eles debatam sobre as informações discutidas no texto. Deixe que eles leiam e discutam por 10 minutos. Inicie um debate coletivo, perguntando se todos os homens cujas imagens foram vistas nos slides foram contempladas. Peça para que os grupos falem um pouco do que foi debatido frente às questões. É essencial garantir a habilidade oral dos alunos, por isso é interessante que todos possam falar e que você controle o tempo de cada exposição.
Faça pontuações e problematizações também. Nos ensinamentos de Confúcio encontramos a relação da política com a religião, e a função reguladora que podemos encontrar nos movimentos religiosos. Pode relacionar também a ideia de Jesus como um judeu revolucionário, que desejava contrariar as regras. Além de se relacionarem com a política, as religiões também se relacionavam entre si, como no caso do cristianismo, judaísmo e islamismo. Essa relação se deve a trocas entre os habitantes das regiões onde nasceram essas religiões. Para encerrar a reflexão, pergunte como o budismo se relaciona com esses aspectos sociais e políticos. Diga que o desprendimento da vida material é a base do budismo, que não se liga com o que vivemos na terra, mas com o que trazemos de nossas vidas passadas. Por isso muitos dizem que o budismo pode ser considerado mais como uma filosofia do que como uma religião, pois cada um constrói um caminho para chegar à felicidade, sem seguir regras de comportamento. Conte que o confucionismo também é considerado como uma filosofia por alguns estudiosos, e pergunte porque. Diga que a inexistência de um deus para os confucionistas faz com que as consequências de nossas ações sejam nossa responsabilidade, e não de algo externo a nós.
Para encerrar essa aula, pergunte em quais textos podemos encontrar a palavra profeta, e o que eles acham que ela significa. Explique que entre as religiões monoteístas, os profetas são uma forma de se ligar com o divino, com Deus. Eles são intermediários que trazem a verdade de Deus para a Terra, e por isso essas religiões precisam de leis. As leis permitem que nós, humanos, tenhamos uma vida tranquila, seguindo as ordens de Deus e sendo protegidos por ele.
Nesse aula é possível analisar coletivamente ou individualmente as biografias. Caso ache mais proveitoso para sua turma, organize as informações dos textos em slides e discuta as questões coletivamente. Você pode ainda utilizar essas informações das biografias pedindo para que os alunos façam registro das respostas, ou propondo um registro comparativo entre duas ou mais biografias. É possível criar muitas estratégias para essa parte da aula, que pode ser feita inclusive sem o apoio audiovisual. Caso tenha em sua escola um espaço onde é possível sentar com os alunos em roda essa é uma boa oportunidade. As rodas de conversa são ideais para que os alunos aprendam a respeitar as opiniões e momentos de fala dos colegas, trabalhando não só a habilidade oral como também o respeito.
Para você saber mais:
- Para saber mais sobre a origem dessas religiões sugerimos as obras:
GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
- Uma boa fonte para a consulta do surgimento dos judeus é o artigo da revista Le Monde Diplomatíque: https://diplomatique.org.br/como-surgiu-o-povo-judeu/ acesso em 27/04/2019
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Diga que nessa aula eles irão analisar a biografia dessas importantes figuras para a religião católica, judaica, islâmica, budista e confucionista. Explique que biografias são textos que contam a vida das pessoas, o que elas fizeram enquanto vivas, onde nasceram e quando morreram, entre outros aspectos do cotidiano delas. Para isso, forme cinco grupos na sala. Cada um deles deve receber uma das fichas disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf
Peça para que eles destaquem no texto o nome do dono da biografia estudada, a época e o local em que nasceu e viveu. As perguntas das fichas não precisam ser registradas. Elas servem para que eles debatam sobre as informações discutidas no texto. Deixe que eles leiam e discutam por 10 minutos. Inicie um debate coletivo, perguntando se todos os homens cujas imagens foram vistas nos slides foram contempladas. Peça para que os grupos falem um pouco do que foi debatido frente às questões. É essencial garantir a habilidade oral dos alunos, por isso é interessante que todos possam falar e que você controle o tempo de cada exposição.
Faça pontuações e problematizações também. Nos ensinamentos de Confúcio encontramos a relação da política com a religião, e a função reguladora que podemos encontrar nos movimentos religiosos. Pode relacionar também a ideia de Jesus como um judeu revolucionário, que desejava contrariar as regras. Além de se relacionarem com a política, as religiões também se relacionavam entre si, como no caso do cristianismo, judaísmo e islamismo. Essa relação se deve a trocas entre os habitantes das regiões onde nasceram essas religiões. Para encerrar a reflexão, pergunte como o budismo se relaciona com esses aspectos sociais e políticos. Diga que o desprendimento da vida material é a base do budismo, que não se liga com o que vivemos na terra, mas com o que trazemos de nossas vidas passadas. Por isso muitos dizem que o budismo pode ser considerado mais como uma filosofia do que como uma religião, pois cada um constrói um caminho para chegar à felicidade, sem seguir regras de comportamento. Conte que o confucionismo também é considerado como uma filosofia por alguns estudiosos, e pergunte porque. Diga que a inexistência de um deus para os confucionistas faz com que as consequências de nossas ações sejam nossa responsabilidade, e não de algo externo a nós.
Para encerrar essa aula, pergunte em quais textos podemos encontrar a palavra profeta, e o que eles acham que ela significa. Explique que entre as religiões monoteístas, os profetas são uma forma de se ligar com o divino, com Deus. Eles são intermediários que trazem a verdade de Deus para a Terra, e por isso essas religiões precisam de leis. As leis permitem que nós, humanos, tenhamos uma vida tranquila, seguindo as ordens de Deus e sendo protegidos por ele.
Nesse aula é possível analisar coletivamente ou individualmente as biografias. Caso ache mais proveitoso para sua turma, organize as informações dos textos em slides e discuta as questões coletivamente. Você pode ainda utilizar essas informações das biografias pedindo para que os alunos façam registro das respostas, ou propondo um registro comparativo entre duas ou mais biografias. É possível criar muitas estratégias para essa parte da aula, que pode ser feita inclusive sem o apoio audiovisual. Caso tenha em sua escola um espaço onde é possível sentar com os alunos em roda essa é uma boa oportunidade. As rodas de conversa são ideais para que os alunos aprendam a respeitar as opiniões e momentos de fala dos colegas, trabalhando não só a habilidade oral como também o respeito.
Para você saber mais:
- Para saber mais sobre a origem dessas religiões sugerimos as obras:
GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
- Uma boa fonte para a consulta do surgimento dos judeus é o artigo da revista Le Monde Diplomatíque: https://diplomatique.org.br/como-surgiu-o-povo-judeu/ acesso em 27/04/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Através do mapa, construa um painel com informações sucintas sobre as biografias estudadas. Através das informações, cada grupo deve criar uma pequena ficha (tamanho de um cartão para que não fique difícil visualizar, caso queira um modelo pode acessar esse link e imprimir essa página: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8QXD8f3f4RkUmWYcD46wfsZucscrz5mSMEZhEas9kHPj7FwB3BhC4NJwWV9j/his5-03und04-modelo-tabela.pdf ) com informações sobre a pesquisa.
Fatores como o nome da pessoa estudada, a época em que viveu e a corrente religiosa a qual pertence são interessantes. Depois disso, peça para que cada grupo localize no mapa onde eles nasceram e fixe o cartão no local. Como o mapa estará projetado no slide você pode fixar o cartão nessa tela “virtual”. Discuta como as religiões monoteístas estudadas tem origem em locais próximos, assim como o budismo e o confucionismo se localizam no oriente. Explique que esses dois grupos de vertentes religiosas influenciaram umas às outras com o passar a história desses lugares, e por isso tem aspectos similares.
Você pode fazer a atividade pedindo para que os alunos ilustrem alguma passagem interessante do texto no cartão. Caso tenha um mapa-múndi como recurso em sua escola é interessante também apresentá-lo aos alunos.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam alguns líderes religiosos que influenciaram seu povo e marcaram a história.
Siga as orientações definidas nesta etapa: compartilhe os slides e vá discorrendo sobre o tema.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.
Se achar interessante envie aos alunos os links de animações sobre algumas religiões:
Budismo: disponível aqui.
Judaísmo: disponível aqui.
A vida de Confúcio:disponível aqui.
Mohammed, o último profeta:disponível aqui.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas é interessante que após as explicações sobre a proposta da tarefa, a execução seja feita de forma assíncrona, para que os alunos possam se dedicar ao resultado final do trabalho.
Você pode indicar aos alunos recursos digitais, como Word, PowerPoint e Padlet.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esse momento, onde os alunos apresentarão os trabalhos e você poderá mediar e nortear o conhecimento, esclarecendo possíveis dúvidas.
Para conhecerem mais:
E- mail: disponível aqui.
Classroom: disponível aqui.
Hangouts: disponível aqui.
Padlet: disponível aqui.
Google Docs: disponível aqui.
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: disponível aqui.
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo ajudando os alunos a construírem o material para ser apresentado ao grupo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Palavras Chave: Religião; Budismo; Buda; Cristianismo; Jesus; Taoísmo; Judaísmo; Moisés; Islamismo; Maomé; líderes religioso; Mãe Meninha/ Candomblé