Plano de Aula

Plano de aula: Religiões e resistências culturais

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cultura, religião e identidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesse plano os alunos terão contato com a religião dos iorubás escravizados trazidos para o Brasil. Através dela poderão perceber formas de resistência de culturas marginalizadas como dos escravizados e dos indígenas.

Material complementar:

letra Ponto de Nanã: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6pkPMDuNR4Zb8CBHATRtP98jv8AjQVUMyeWFjwVyVrHpgZGw4fQyfyDM5RFw/his5-03und09-letra-ponto-de-nana.pdf

Informações para o quiz: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BeVYqX9Wp7QFa74TpbQdMA9cchWtgybF8KwdsfzYbqaeNVKQvjy7QFBPN2tW/his5-03und09-informacoes-para-o-quiz.pdf

Quiz: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNgRZc69kPzDh3fwTAxDSeKzCn2UasxnvRHy5tGDmvYbVCpdGe8jbqbwd5Uk/his5-03und09-quiz.pdf

Para você saber mais:

  • Artigo do professor Sérgio E. Ferretti Universidade Federal do Maranhão – Brasil que aborda o sincretismo como forma de resistência: http://www.scielo.br/pdf/ha/v4n8/0104-7183-ha-4-8-0182.pdf acesso em 01/05/2019
  • BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
  • PRANDI, Reginaldo: Xangô, o Trovão. Cia das Letrinhas, 2003; Ifá, o Adivinho. Cia das Letrinhas, 2002; Oxumarê, o Arco-Íris, Cia das Letrinhas, 2004; Mitologia dos Orixás, Cia das Letras, 2000.
  • Nesse link você pode encontrar um artigo de Anderson Oliva, professor de História da África da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sobre a composição da identidade iorubá: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6223/1/ARTIGO_Inven%C3%A7%C3%A3oIorub%C3%A1s%C3%81frica.pdf acesso em 01/05/2019
  • Artigo do Professor Rafael Bivar Marquese sobre o comércio de escravizados:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002006000100007 acesso em 01/05/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que vocês irão analisar as relações entre a religião e a manutenção de culturas marginalizadas nas sociedades do passado.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados