Plano de aula: Formas de marcação do tempo. Qual o tempo do tempo?

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano parte de um jogo para problematizar o uso de instrumentos de marcação de tempo em diferentes tempos históricos.

Ele se baseia três baralhos, um de instrumentos que utilizamos para marcar o tempo, outro com períodos da História e outro com lugares (espaço); e uma trilha. Os alunos devem ser divididos em times, que a cada rodada deve tirar uma carta de cada baralho e formar uma frase. Os alunos devem discutir:
Esta frase faz sentido? Se fizer, o grupo deu sorte e pode jogar o dado para avançar na trilha do tabuleiro. Ganha quem chegar ao final da trilha.

Este instrumento procura mobilizar dois sentidos da passagem de tempo: o uso de instrumentos de marcação do tempo e a noção de tempo histórico.
A primeira é mais acessível aos alunos, principalmente porque utilizamos marcadores de tempo em nosso cotidiano. Por isso pretendemos que eles falem sobre os instrumentos que conhecem para marcar o tempo, e que relacionem estes instrumentos a um momentos da história e a um lugar. Por meio do sorteio no baralho, estes três aspectos se misturam e são utilizados para a contextualização dos tempos históricos. Nos baseamos na possibilidade de uso de um certo instrumento em uma época para demonstrar como se configuram as sociedades em alguns momentos. Este exercício pretende aproximar os alunos destes contextos que determinam os tempos históricos.

Além disso, a clareza sobre o uso deles faz com que eles percebam continuidades e novas formas de uso determinadas pelas próprias condições sociais de cada tempo histórico.

Materiais necessários: Papel colorido para a confecção das cartas, papel sulfite, canetinhas, canetas, lápis de cor, tesoura, cola, dados, papelão, régua. Você pode imprimir as cartas e o tabuleiro que estão disponíveis em anexo neste plano ou produzir estes materiais.

Material complementar:

O Material complementar deste plano poderá ser impresso ou ser produzido em sala de aula:

Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ejvehnMvMBnwPeAcVAywvcXaw635kQ5gUdUJv7UM83rR8gyJvcGchT99xuTq/his5-08und02-tabuleiro.pdf

Baralhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PGqwDV2FYWU9mrK3ZfwJTyjy4r5nbZfkYRPS3CCRCk9HAfvFcHNnsphfJBeh/his5-08und02-baralhos.pdf

Para você saber mais:

Para compreender melhor de que forma os instrumentos se relacionam com o tempo e o espaço, e como seus usos determinam certos tempos históricos, sugerimos dois capítulos.

O texto de Edward Thompson, “Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial”, do livro Costumes em comum, descreve o surgimento dos primeiros relógios e o controle do tempo que passa das mãos da Igreja para o do capitalista industrial.

Além deste texto, sugerimos a leitura da parte I (Tempo e trabalho) do livro Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente, do historiador Jacques Le Goff, que aponta as formas de viver a passagem do tempo e de pensar o uso dele em três perspectivas: o camponês, o mercador e a igreja. Este texto tem um aspecto bastante teórico, mas fornece uma boa reflexão sobre como diferentes parcelas da sociedade convivem em um mesmo tempo histórico com perspectivas diferentes sobre a passagem do tempo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide e exponha para os alunos que a aula será uma investigação sobre maneiras de medir o tempo. Explique oralmente que esta atividade será feita por meio de um jogo de cartas que serão elaboradas por eles.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência