Modelo história em quadrinho
Plano de Aula
Plano de aula: Contos africanos. Memória, história oral e formas de marcar o tempo
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano, trabalhe com literatura no Ensino de História, explorando através de um conto africano formas de marcação do tempo que dependem da observação da natureza e não utilizam instrumentos (como relógios e calendários). Os alunos são convidados, através da narrativa, a refletir de que forma a sensação da passagem de tempo e o tempo psicológico se diferenciam dos marcadores temporais. Baseados na reflexão do tempo da natureza no conto eles podem conhecer um pouco da cultura sul-africana e observar como a sensação da passagem do tempo está presente em todas as culturas. Como finalização da aula os alunos são convidados a compor uma história em quadrinho, demonstrando a passagem do tempo em desenho ou no texto escrito.
Materiais necessários: Para fazer a história em quadrinho disponibilize folhas de sulfite. O modelo dos quadrinhos seguem neste arquivo, caso queira imprimir https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E8tEvFNawRdYnbZSn8BRVaj2csN6RpKKjEdghVYjtKgrZD2ZfUTThJ2kw4MP/his5-08und05-modelo-historia-em-quadrinho.pdf
Material complementar:
Conto “A encantadora canção do pássaro mágico” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtJV2EYyAyQAtg9xHvKPvCfCdbzS7MXvrtvXksD3vzCt4QEMNQZTuC65HzEv/his5-08und05-conto-a-encantadora-cancao-do-passaro-magico.pdf
MANDELA, Nelson (seleção) Meus contos africanos/seleção Nelson Mandela; tradução Luciana Garcia - 2 ed. - São Paulo: Martins Fontes - selo Martins, 2009
Modelo história em quadrinho https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E8tEvFNawRdYnbZSn8BRVaj2csN6RpKKjEdghVYjtKgrZD2ZfUTThJ2kw4MP/his5-08und05-modelo-historia-em-quadrinho.pdf
Para você saber mais:
Nesse artigo de Ernesta Zamboni e Selva Guimarães Fonseca é discutida a contribuição da literatura na infância para a noção de tempo histórico, apresentando dois livros que se dedicam a explorar questões da memória e das permanências e mudanças na sociedade. ZAMBONI, Ernesta e FONSECA, Selva Guimarães Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 82, p. 339-353, set.-dez. 2010
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n82/05.pdf acesso em 16/01/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Essa aula tem o objetivo de expandir a percepção do que pode ser considerado um marcador de tempo. Para isso, comece a aula contando para as crianças que eles irão trabalhar com histórias nessa aula, e que através dela irão analisar formas de marcar o tempo.
Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS