Plano de Aula

Plano de aula: Contos africanos. Memória, história oral e formas de marcar o tempo

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, trabalhe com literatura no Ensino de História, explorando através de um conto africano formas de marcação do tempo que dependem da observação da natureza e não utilizam instrumentos (como relógios e calendários). Os alunos são convidados, através da narrativa, a refletir de que forma a sensação da passagem de tempo e o tempo psicológico se diferenciam dos marcadores temporais. Baseados na reflexão do tempo da natureza no conto eles podem conhecer um pouco da cultura sul-africana e observar como a sensação da passagem do tempo está presente em todas as culturas. Como finalização da aula os alunos são convidados a compor uma história em quadrinho, demonstrando a passagem do tempo em desenho ou no texto escrito.

Materiais necessários: Para fazer a história em quadrinho disponibilize folhas de sulfite. O modelo dos quadrinhos seguem neste arquivo, caso queira imprimir https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E8tEvFNawRdYnbZSn8BRVaj2csN6RpKKjEdghVYjtKgrZD2ZfUTThJ2kw4MP/his5-08und05-modelo-historia-em-quadrinho.pdf

Material complementar:

Conto “A encantadora canção do pássaro mágico” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtJV2EYyAyQAtg9xHvKPvCfCdbzS7MXvrtvXksD3vzCt4QEMNQZTuC65HzEv/his5-08und05-conto-a-encantadora-cancao-do-passaro-magico.pdf

MANDELA, Nelson (seleção) Meus contos africanos/seleção Nelson Mandela; tradução Luciana Garcia - 2 ed. - São Paulo: Martins Fontes - selo Martins, 2009

Modelo história em quadrinho https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E8tEvFNawRdYnbZSn8BRVaj2csN6RpKKjEdghVYjtKgrZD2ZfUTThJ2kw4MP/his5-08und05-modelo-historia-em-quadrinho.pdf

Para você saber mais:

Nesse artigo de Ernesta Zamboni e Selva Guimarães Fonseca é discutida a contribuição da literatura na infância para a noção de tempo histórico, apresentando dois livros que se dedicam a explorar questões da memória e das permanências e mudanças na sociedade. ZAMBONI, Ernesta e FONSECA, Selva Guimarães Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 82, p. 339-353, set.-dez. 2010

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n82/05.pdf acesso em 16/01/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Essa aula tem o objetivo de expandir a percepção do que pode ser considerado um marcador de tempo. Para isso, comece a aula contando para as crianças que eles irão trabalhar com histórias nessa aula, e que através dela irão analisar formas de marcar o tempo.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados