Linha do tempo
Plano de Aula
Plano de aula: Formas de registro da história. O tempo histórico na cultura oral
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano pretende explorar a linha do tempo enquanto recurso de localização dos eventos no tempo e da percepção da continuidade e simultaneidades. Através da história dos direitos indígenas pretende-se que os alunos percebam a sua duração e a concentração de eventos em um certo momento histórico, apontando para a relevância que esse tema passa a ter a partir do século XX.
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite ou caderno dos alunos para a elaboração da linha do tempo. Se for possível, peça como lição de casa que os alunos tragam informações de sua vida pessoal, como quando andaram ou disseram as primeiras palavras, o nascimento de um irmão etc., para a composição da linha do tempo da sistematização.
Material complementar:
Tabela com os dados sobre o avanço dos direitos indígenas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kvG5aYHPbMAtb3Kcx3JwVpWwEuznHcB4VAXDKj2pT6j68PWwF58cz7wxuJn3/his5-08und08-linha-do-tempo.pdf
Para você saber mais:
No site do Projeto Povos Indígenas do Brasil você pode encontrar mais informações sobre o direito dos povos indígenas e as narrativas indígenas: https://pib.socioambiental.org/pt/Narrativas_Ind%C3%ADgenas acesso em 24/02/2019
Você também pode acessar o artigo A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas de Maria Regina Celestino de Almeida para compreender melhor o percurso dos direitos indígenas no Brasil. ALMEDIA, Maria Regina Celestino de.
- A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 37, nº 75, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/2017nahead/1806-9347-rbh-2017v37n75-02.pdf acesso em 24/02/2019
Recomendamos também outro artigo da autora: ALMEDIA, Maria Regina Celestino de Os índios na História do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo Revista História Hoje, v. 1, no 2, p. 21-39 - 2012
O site da Funai também traz mais informações: http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/politica-indigenista
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para os alunos que eles irão refletir sobre os usos de uma linha do tempo, as situações onde elas nos ajudam a compreender a passagem do tempo e formas adequadas de sua utilização.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: A contextualização será iniciada com a leitura da biografia de Ailton Krenak, retirada do site Povos Indígenas Brasileiros (disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/O_eterno_retorno_do_encontro acesso em 14/05/2019).
Peça para que os alunos prestem atenção nas datas que aparecem na biografia durante a leitura. Destaque quais informações podemos ter sobre a vida de Ailton, o lugar onde nasceu, onde morou e qual a sua atuação política. Mostre a linha do tempo construída a partir do texto.
Pergunte aos alunos se todas as informações presentes no texto podem ser encontradas na linha do tempo. Após as respostas, pergunte para que eles poderiam utilizar uma linha do tempo. Ela é um recurso adequado para que? De que forma ela nos ajuda a compreender os acontecimentos? Anote as primeiras hipóteses na lousa antes de iniciar a problematização.
Como adequar à sua realidade: Você pode retirar outras biografias como essa no site Povos Indígenas Brasileiros nesse endereço: https://pib.socioambiental.org/pt/Narrativas_Ind%C3%ADgenas .
O texto introdutório das biografias (que podem ser encontradas ao final dos textos), são muito ricos em informações sobre costumes e sensação da passagem do tempo pelos donos das biografias.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: A contextualização será iniciada com a leitura da biografia de Ailton Krenak, retirada do site Povos Indígenas Brasileiros (disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/O_eterno_retorno_do_encontro acesso em 14/05/2019).
Peça para que os alunos prestem atenção nas datas que aparecem na biografia durante a leitura. Destaque quais informações podemos ter sobre a vida de Ailton, o lugar onde nasceu, onde morou e qual a sua atuação política. Mostre a linha do tempo construída a partir do texto.
Pergunte aos alunos se todas as informações presentes no texto podem ser encontradas na linha do tempo. Após as respostas, pergunte para que eles poderiam utilizar uma linha do tempo. Ela é um recurso adequado para que? De que forma ela nos ajuda a compreender os acontecimentos? Anote as primeiras hipóteses na lousa antes de iniciar a problematização.
Como adequar à sua realidade: Você pode retirar outras biografias como essa no site Povos Indígenas Brasileiros nesse endereço: https://pib.socioambiental.org/pt/Narrativas_Ind%C3%ADgenas .
O texto introdutório das biografias (que podem ser encontradas ao final dos textos), são muito ricos em informações sobre costumes e sensação da passagem do tempo pelos donos das biografias.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Inicie a problematização apontando que a linha do tempo é um recurso utilizado para organizar diferentes tipos de eventos. Aponte para a linha do tempo do slide explicando que ela conta quais foram os principais momentos da política indigenista no Brasil, desde o período colonial. Explique que as políticas indigenistas eram todas as ações do governo que promoviam mudanças na vida dos povos indígenas. Essa linha do tempo do slide traz as informações sobre as transformações entre os séculos XVI até o XIX, cujos detalhes estão na lista abaixo:
1570 Primeira Lei contra o cativeiro indígena
Esta lei só permitia a escravização de indígenas com alegação de Guerra Justa.
1680 Decretação do Regimento das Missões - Alvará nº 1 de abril de 1680
Reconheceu os índios como os “primários e naturais senhores das terras que habitavam”, ou nas em que foram aldeados por missionários, não havendo a necessidade de legitimar a posse e devendo seus direitos serem preservados diante de concessões de terras a particulares.
1758: Fim da Escravidão Indígena
Proibia definitivamente a escravidão indígena, mas visava a integração do índio à vida da Colônia.
1824 A Constituição do Império do Brasil
É a primeira constituição brasileira. Não mencionava a presença de índios no território brasileiro.
1850 Promulgação da Lei de Terras
As terras dos índios que não viviam mais aldeados foram incorporadas às terras da união. O reconhecimento da terra foi atrelado à necessidade de civilizar ‘hordas selvagens’.
1891 A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil
É a primeira constituição no sistema republicano de governo. Não mencionava a presença de índios no território brasileiro, mas concedeu aos governos estaduais as decisões sobre as terras devolutas.
Explique para os alunos como os direitos dos povos indígenas foram se transformando nesse período, saindo do cativeiro e com a proibição da escravidão. Aponte também a ausência deles na constituição de 1824 e a incorporação de suas terras pelo Estado através da Lei de Terras. A necessidade de proteger e de civilizar os indígenas se relaciona com a tentativa de fazer com que seus hábitos e costumes relacionados com a natureza e suas religiões fossem abandonados em prol de uma cultura eurocêntrica.
Após essa breve explicação, faça a exploração da linha do tempo com os alunos. Peça para que eles observem os espaços entre as datas. Pergunte o que eles mostram e porque alguns estão mais distantes entre si. Comente também sobre os balões que trazem os fatos, perguntando como eles representariam algo que durou mais do que um ano na história, como a existência de um órgão governamental, ou eventos que aconteceram no mesmo ano. Se quiser, volte para a linha do tempo da contextualização e aponte os momentos mais duradouros de sua vida que aparecem nas linhas coloridas (momento em que passa a trabalhar exclusivamente no movimento indígena) .
Divida os alunos em grupos e entregue para eles o documento com as principais datas sobre a política indigenista no Brasil no século XX, disponível nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kvG5aYHPbMAtb3Kcx3JwVpWwEuznHcB4VAXDKj2pT6j68PWwF58cz7wxuJn3/his5-08und08-linha-do-tempo.pdf. Explique que eles deverão fazer a linha do tempo para esse período, e antes que os alunos iniciem a elaboração leia coletivamente o documento explicando alguns eventos que eles tenham dificuldade para compreender.
Para saber mais:
Esse pequeno artigo traz uma discussão sobre o termo política indigenista, como uma espécie de política que é feita sem a participação dos grupos indígenas, e que portanto, não é mais adequada ao momento pós constituição de 1989. https://pib.socioambiental.org/pt/O_que_%C3%A9_pol%C3%ADtica_indigenista
Nesse link do site do Instituto Moreira Sales podem ser encontradas imagens e um pouco da história das políticas de proteção aos grupos indígenas durante o começo do século XX http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=politica-indigenista
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Analise coletivamente a linha do tempo elaborada pelos grupos a partir de uma apresentação dos resultados. Os grupos devem se organizar para a apresentar seu trabalho e como pensaram a estrutura de sua linha do tempo elaborada na problematização.
Faça a contextualização observando se os alunos cuidaram da espaçamento entre as datas e como eles marcaram eventos simultâneos e os contínuos.
Retome os eventos e explique a continuidade entre eles, e como a linha do tempo pode ser um recurso para localizar certos eventos em seu momento histórico e como ela nos faz perceber o aumento de políticas indigenistas com o passar do tempo, evidenciando a ampliação dos direitos dos povos indígenas.
Explique que desde a constituição de 1988 os direitos dos indígenas tem se ampliado, com demarcação de terras e outras ações fruto dos esforços dos povos indígenas para ter sua cultura legitimada. Como podemos perceber, pela narrativa de vida de Ailton Krenak, os povos indígenas deixaram de ser agentes passivos na busca por direitos, e se tornaram o principal ator social na busca por seus direitos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância da linha do tempo como marcador de tempo e ferramenta facilitadora, ao analisar uma cadência de fatos e acontecimentos.
Envie antecipadamente todo o material utilizado para iniciar a aula - a prévia leitura do texto e análise da linha do tempo favorecerá o momento de discussão no grupo. Agende uma videoconferência e dê continuidade às orientações.
Problematização
Envie, antecipadamente, todos o material (texto e as orientações para que os alunos leiam e façam o que é proposto - esta leitura prévia facilitará o momento de discussão).
Caso ache viável, você pode utilizar recursos digitais para fazer um trabalho coletivo através dos painéis colaborativos (Padlet), ou indicar aos alunos que façam a atividade através do PowerPoint ou Word. É interessante que esta etapa seja executada de forma assíncrona.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Permita que os alunos apresentem a linha do tempo construída.
Sistematização
Altere a proposta enviando aos alunos o link que contém outras biografias de Povos indígenas brasileiros. Peça que escolham um dos povos e façam a linha do tempo. Esse link está definido na etapa da Contextualização do Plano.
Agende uma videoconferência para que os alunos falem sobre o povo indígena que escolheram e elaborar a linha do tempo. Aqui, eles exporão o que aprenderam e apresentarão a linha do tempo. Faça a mediação do conhecimento orientando e fazendo as devidas intervenções.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo e, juntamente com o aluno, façam a linha do tempo. Para que seja uma tarefa divertida, aos textos podem ser adicionados fotos e desenhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Palavras Chave: memórias, direitos indígenas, constituição de 1988