Plano de aula: Formas de registro da história. O tempo histórico na cultura oral

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano pretende explorar a linha do tempo enquanto recurso de localização dos eventos no tempo e da percepção da continuidade e simultaneidades. Através da história dos direitos indígenas pretende-se que os alunos percebam a sua duração e a concentração de eventos em um certo momento histórico, apontando para a relevância que esse tema passa a ter a partir do século XX.

Materiais necessários: Folhas de papel sulfite ou caderno dos alunos para a elaboração da linha do tempo. Se for possível, peça como lição de casa que os alunos tragam informações de sua vida pessoal, como quando andaram ou disseram as primeiras palavras, o nascimento de um irmão etc., para a composição da linha do tempo da sistematização.

Material complementar:

Tabela com os dados sobre o avanço dos direitos indígenas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kvG5aYHPbMAtb3Kcx3JwVpWwEuznHcB4VAXDKj2pT6j68PWwF58cz7wxuJn3/his5-08und08-linha-do-tempo.pdf

Para você saber mais:

No site do Projeto Povos Indígenas do Brasil você pode encontrar mais informações sobre o direito dos povos indígenas e as narrativas indígenas: https://pib.socioambiental.org/pt/Narrativas_Ind%C3%ADgenas acesso em 24/02/2019

Você também pode acessar o artigo A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas de Maria Regina Celestino de Almeida para compreender melhor o percurso dos direitos indígenas no Brasil. ALMEDIA, Maria Regina Celestino de.

Recomendamos também outro artigo da autora: ALMEDIA, Maria Regina Celestino de Os índios na História do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo Revista História Hoje, v. 1, no 2, p. 21-39 - 2012

O site da Funai também traz mais informações: http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/politica-indigenista

Orientações: Explique para os alunos que eles irão refletir sobre os usos de uma linha do tempo, as situações onde elas nos ajudam a compreender a passagem do tempo e formas adequadas de sua utilização.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência