Plano de aula: Formas de marcar o tempo. A resistência de formas de marcação do tempo em diferentes culturas

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano trabalha a simultaneidade do tempo cronológico marcado pelos calendários e das temporalidades trazidas pelas festas e comemorações relacionadas à culturas locais. Pretende-se que os alunos compreendam que, mesmo não sendo eventos marcados no calendário, esses períodos possuem um tempo cíclico que se relaciona com o envolvimento das comunidades na preparação e vivência desses eventos, marcando uma época do ano específica que se repete.

Materiais necessários: Imagem do calendário Chinês e do Ano Novo Chinês, textos, cartolina, folhas coloridas, lápis de cor, canetas, cola, tesoura e material para a produção do cartaz.

Para você saber mais:

Um livro clássico sobre a reflexão sobre o tempo e a religião e que pode ser consultado para se aprofundar na reflexão é “O sagrado e o Profano” de Mircea Eliade. Nele o autor escreve sobre a diferença das relações que a comunidade estabelece com a sensação da passagem do tempo na vivência da religião, quando se frequenta um templo ou se realiza um cortejo, e no cotidiano.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes,1992.

Para saber mais sobre as festas populares brasileiras, e refletir sobre a relação que elas guardam com a temporalidade e a sensação de passagem do tempo no período colonial e pós-colonial, indicamos os dois volumes da obra Festa: Cultura e sociabilidade na América Portuguesa. O livro foi fruto de um seminário que aconteceu na USP em 1999, dedicado a compreender as festas que influenciaram a cultura e identidade brasileira.

JANCSÓ, István; KANTOR, Íris. (orgs.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa. São Paulo: Imprensa Oficial; Hucitec; Edusp; Fapesp, 2001. 2v. 992p.

Orientações: Essa aula objetiva a compreensão de que eventos importantes para a história de comunidades locais acontecem de maneira simultânea com o tempo do calendário, e que elas marcam um tempo diferente e impregnado de significados e sentidos. Você deve falar para os alunos que eles irão estudar festas populares e a relação que elas têm com o nosso calendário.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência