Plano de Aula

Plano de aula: Contos indígenas brasileiros. Memória, história oral e formas de marcar o tempo por meio da etnoastronomia

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano você poderá trabalhar a etnoastronomia, que se relaciona a todo tipo de registro feito acerca da observação dos astros no céu pelos grupos indígenas. Esse estudo permitiu aos indígenas o desenvolvimento de calendários baseados na percepção dos eventos cíclicos da natureza e transmitido por meio dos mitos pela cultura oral.

Para a realização desse plano é importante ler atentamente todas as fichas para poder explicar os fenômenos aos alunos, caso necessário.

Materiais necessários: Para a realização da atividade da sistematização, serão necessários folhas de sulfite e de materiais como lápis de cor e canetas hidrográficas para o registro. Forneça também revistas, cola e tesoura, se quiser que os alunos trabalhem com colagens.

Material complementar:

Nesse plano, utilize as fichas complementares a seguir:

Ficha 1: A ema https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x9mU3cNGnMDUSzHsxgyFG7XUeBsHGJj7dENJCfsnVTtQ6v5zEbAzRQxHqxub/his5-08und06-ficha-1-a-ema.pdf

Ficha 2: As plêiades e a chuva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y49EGg9Ne2FAzBZfkVjV9xxD9fv9zGGGZHGd66GdAGSMZSxHZAbK9QHNHCjF/his5-08und06-ficha-2-as-pleiades-e-a-chuva.pdf

Ficha 3: Constelações segmentadas https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dFAUmxhHf3xNeabJGpjt9kGkFdbwhYTbD8wE6r4qd6fgFFHTqGSmeZcbZH97/his5-08und06-ficha-3-constelacoes-segmentadas.pdf

Ficha 4: Cruzeiro do sul https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ggJFGaxWFTd63fGC83qtErRMUDQbBfcwEfD6WQ4wnAG72wkfYxyw945jnMaC/his5-08und06-ficha-4-cruzeiro-do-sul.pdf

Ficha 5: Invernos e verões https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fUfbA5qqK54td7Xz69VzDvfUT2pUcH6NJDHUmK5rArGb2U45wSFKQZtmRugw/his5-08und06-ficha-5-ocaso-das-constelacoes.pdf

Ficha 6: O homem velho https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2mKqkqBUYTcJTSSfe49y8Umfen5fPamVBZjYPxMQMya6QZ6Y45e4F9tDXNjT/his5-08und06-ficha-6-o-homem-velho.pdf

Ficha 7: O sol e os pontos cardeais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CxVmD7peqfdK9Jfdx38C7bECgGBUETXetDu56wfkrTYUUk2aRnmmKY2vCAm/his5-08und06-ficha-7-o-sol-e-os-pontos-cardeais.pdf

Ficha 8: ocaso das constelações https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YrrYgeBqFnXyms2GyAYgvxJCf5pVufTNn3qnyAFw5rpyHAAxJfZvsfTrtw85/o-caso-das-constelacoes.pdf

Ficha 9: Plêiades https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rtymv3cVZanAZxMH6Mh3N8JfNkfhpdbpxmQNSH8e4zTReKejshD9cfp84hks/his5-08und06-ficha-8-pleiades.pdf

Ficha 10: Siõkhã https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PBnVT2VjPF5BmjckSghwCVX4HyRY42WXqbsKUvVV8QQcUGfFWhjzdSWkNhNP/his5-08und06-ficha-9-siokha.pdf

Além delas, também encontrará um modelo para o Guia da Etnoastronomia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSChPDXunw5wKttchKk9WX6jpCeX3suFHrUFBhBdw3gSASS43vntqFTuEkUp/his5-08und06-pagina-do-guia.pdf

E a narrativa indígena "Por que o sol anda tão devagar?": https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83SW84VSz7KkuJHqueP5ftkBDfwecge9jbJe2PZdAvmP6gcTTZrnHVJ8HTba/his5-08und06-narrativa-indigena-porque-o-sol-anda-tao-devagar.pdf

Para você saber mais:

Alguns dos conceitos utilizados nas fichas envolvem a compreensão de eventos astronômicos. Para isso, recomenda-se a leitura completa dos dois documentos que serviram como base para o desenvolvimento das atividades. O primeiro trata da etnoastronomia entre os indígenas guaranis, e traz muitas informações interessantes além do que está nas fichas. Disponível em: https://www.mat.uc.pt/mpt2013/files/tupi_guarani_GA.pdf (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

O segundo, um artigo do site Instituto Socioambiental, traz mais detalhes sobre o grupo Tukano e como eles sistematizaram as informações observadas no céu noturno. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Astronomia_tukano (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Além disso é interessante compreender bem o conceito de etnoastronomia e seus desdobramentos sociais e econômicos.

De acordo com Mourão a definição de etnoastronomia se dá da seguinte forma: “Ciência que tem por fim estudar, por intermédio dos costumes de um povo, os seus conhecimentos astronômicos (...)” Fonte: MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 287.

No artigo “O universo das sociedades numa perspectiva relativa: exercícios de etnoastronomia”, adiciona-se ao conceito definido por Mourão a ideia de que a etnoastronomia tem “o intuito de difundir valores pautados na tolerância à diversidade cultural e na necessidade da convivência harmônica entre o ser humano e o meio onde vive.” (FARES, MARTINS, MACIEL, FILHO). Essa perspectiva precisa estar aparente no estudo do conteúdo desse plano de aula para que os alunos compreendam a relevância e importância cultural que a observação dos astros têm para os grupos indígenas, tão válida quanto outros instrumentos e teorias utilizados na marcação do tempo de outras sociedades. O artigo explora práticas didáticas utilizadas no Planetário do Pará para a compreensão da aplicação do termo em um contexto educativo.

FARES, Érika Akel; Karla Pessoa MARTINS; MACIEL, Lidiane e Michel Sauma FILHO - O universo das sociedades numa perspectiva relativa: exercícios de etnoastronomia. Disponível em: http://planetario.ufsc.br/etnoastronomia/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Além do artigo, você também pode assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iANzY4Hb4Oc (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Para falar sobre os mitos indígenas, recomenda-se leitura do artigo do site Instituto Socioambiental, que diferencia o conceito de mito com o de lenda. Mito é a nomenclatura indicada pois as histórias são parte de um conjunto de crenças que influencia nas condições sociais e econômicas dos povos indígenas, sendo mais do que lendas, algo que faz parte somente do imaginário. https://pib.socioambiental.org/pt/Mitos_e_cosmologia (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Objetivo
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Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Explique para os alunos que eles irão conhecer o que é etnoastronomia e saber como os indígenas usavam a observação do céu para marcar o tempo.

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