Plano de Aula

Plano de aula: Tempo da natureza: O tempo cíclico

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano trata do tempo da natureza e da percepção pelos alunos de seu caráter cíclico, além da apropriação de cada cultura desse aspecto da natureza. Se propõe uma atividade que consiga relacionar a vivência das estações à cada realidade, pensando no clima e na produção de certos alimentos - momento de plantio e preparação do terreno. Por isso é importante se atentar à realidade local e à possibilidade de inserir elementos relacionados com ela no plano. É possível também convidar algum produtor rural, caso seja interessante, para que as crianças possam perceber o aspecto humano e cultural dessas práticas.

Espera-se que os alunos sejam sensibilizados para a percepção de como cada realidade se relaciona de maneira diferente com as estações, e como as sensações vividas em cada lugar se relaciona com sua cultura.

Materiais necessários:

Papel kraft ou cartolina para elaboração de um calendário grande. Folhas sulfite, canetas, lápis-de-cor e cola para as crianças desenharem.

Material complementar: acesso do professor aos textos e vídeos disponíveis nos links: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/ta-na-hora-da-roca-campanha-pede-respeito-ao-plantio-tradicional-quilombola

http://www.ceasa.gov.br/dados/publicacao/Catalogo%20hortalicas.pdf

Roteiro - Ficha

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ARJr2fBGt87WRHdX8rBAhN9AGhZm9bwYEYakkmAQkG7nVUTDuqtpbqMDyY3z/his5-08und01-roteiro.pdf

Para você saber mais:

As obras indicadas aqui são interessantes para se refletir acerca do tema tempo e temporalidade no estudo de história. Algumas, como a de Mircea Eliade, trazem reflexões filosóficas acerca das religiões e do tempo cíclico dentro delas. Outras são mais objetivas em suas análises, como em “O tempo que o tempo tem”. Ainda, caso ache interessante o debate sobre a sensação se passagem do tempo nos diferentes agrupamentos humanos, é possível recorrer ao livro de Norbert Elias aqui indicado.

CHERMAN, Alexandre & VIEIRA, Fernando. O tempo que o tempo tem: por que o ano tem 12 meses e outras curiosidades sobre o calendário. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Jorge Zahar, 1998.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão investigar como funcionam os ciclos da natureza e se podemos utilizar esses ciclos para marcar o tempo.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados