Roteiro
Plano de Aula
Plano de aula: Tempo da natureza: O tempo cíclico
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano trata do tempo da natureza e da percepção pelos alunos de seu caráter cíclico, além da apropriação de cada cultura desse aspecto da natureza. Se propõe uma atividade que consiga relacionar a vivência das estações à cada realidade, pensando no clima e na produção de certos alimentos - momento de plantio e preparação do terreno. Por isso é importante se atentar à realidade local e à possibilidade de inserir elementos relacionados com ela no plano. É possível também convidar algum produtor rural, caso seja interessante, para que as crianças possam perceber o aspecto humano e cultural dessas práticas.
Espera-se que os alunos sejam sensibilizados para a percepção de como cada realidade se relaciona de maneira diferente com as estações, e como as sensações vividas em cada lugar se relaciona com sua cultura.
Materiais necessários:
Papel kraft ou cartolina para elaboração de um calendário grande. Folhas sulfite, canetas, lápis-de-cor e cola para as crianças desenharem.
Material complementar: acesso do professor aos textos e vídeos disponíveis nos links: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/ta-na-hora-da-roca-campanha-pede-respeito-ao-plantio-tradicional-quilombola
http://www.ceasa.gov.br/dados/publicacao/Catalogo%20hortalicas.pdf
Roteiro - Ficha
Para você saber mais:
As obras indicadas aqui são interessantes para se refletir acerca do tema tempo e temporalidade no estudo de história. Algumas, como a de Mircea Eliade, trazem reflexões filosóficas acerca das religiões e do tempo cíclico dentro delas. Outras são mais objetivas em suas análises, como em “O tempo que o tempo tem”. Ainda, caso ache interessante o debate sobre a sensação se passagem do tempo nos diferentes agrupamentos humanos, é possível recorrer ao livro de Norbert Elias aqui indicado.
CHERMAN, Alexandre & VIEIRA, Fernando. O tempo que o tempo tem: por que o ano tem 12 meses e outras curiosidades sobre o calendário. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Jorge Zahar, 1998.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão investigar como funcionam os ciclos da natureza e se podemos utilizar esses ciclos para marcar o tempo.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS