Plano de aula: Tempo da natureza: O tempo cíclico

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano trata do tempo da natureza e da percepção pelos alunos de seu caráter cíclico, além da apropriação de cada cultura desse aspecto da natureza. Se propõe uma atividade que consiga relacionar a vivência das estações à cada realidade, pensando no clima e na produção de certos alimentos - momento de plantio e preparação do terreno. Por isso é importante se atentar à realidade local e à possibilidade de inserir elementos relacionados com ela no plano. É possível também convidar algum produtor rural, caso seja interessante, para que as crianças possam perceber o aspecto humano e cultural dessas práticas.

Espera-se que os alunos sejam sensibilizados para a percepção de como cada realidade se relaciona de maneira diferente com as estações, e como as sensações vividas em cada lugar se relaciona com sua cultura.

Materiais necessários:

Papel kraft ou cartolina para elaboração de um calendário grande. Folhas sulfite, canetas, lápis-de-cor e cola para as crianças desenharem.

Material complementar: acesso do professor aos textos e vídeos disponíveis nos links: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/ta-na-hora-da-roca-campanha-pede-respeito-ao-plantio-tradicional-quilombola

Roteiro - Ficha

Para você saber mais:

As obras indicadas aqui são interessantes para se refletir acerca do tema tempo e temporalidade no estudo de história. Algumas, como a de Mircea Eliade, trazem reflexões filosóficas acerca das religiões e do tempo cíclico dentro delas. Outras são mais objetivas em suas análises, como em “O tempo que o tempo tem”. Ainda, caso ache interessante o debate sobre a sensação se passagem do tempo nos diferentes agrupamentos humanos, é possível recorrer ao livro de Norbert Elias aqui indicado.

CHERMAN, Alexandre & VIEIRA, Fernando. O tempo que o tempo tem: por que o ano tem 12 meses e outras curiosidades sobre o calendário. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Jorge Zahar, 1998.

Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão investigar como funcionam os ciclos da natureza e se podemos utilizar esses ciclos para marcar o tempo.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência