Filipetas
Plano de Aula
Plano de aula: Marcas do tempo e do espaço na linguagem
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos poderão investigar como a linguagem foi alterada ao longo do tempo no Brasil, os sotaques de cada região e a influência dos vocabulários de cada lugar. Com isso poderão perceber como o português foi utilizado em diferentes épocas e lugares.
Materiais necessários: Material escolar para registro de informações.
Material complementar:
fonte para o dicionário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tNXePDGGxKKK7ZzVdWucCrUzcuvaAPGZEkSgUBUKV7yVvUfkW8AqGQQz9u9S/his5-08und10-fonte-para-o-dicionario.pdf
Para você saber mais:
COSTA, Lairson Barbosa da. Variação dos pronomes “tu”/“você” nas capitais do Norte. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4808 acesso em 11/03/2019
Vídeo “Sotaques”, do Canal Porta dos Fundos: https://www.youtube.com/watch?v=GVTQO9czBsI
Série Sotaques do Brasil, Jornal Hoje 2014:
https://www.youtube.com/watch?v=uSzZ5vl45hI&t=1024s Programa completo exibido pela Globo News. Acesso em 11/03/2019
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/08/reporter-da-serie-sotaques-do-brasil-conta-bastidores-da-viagem-pelo-pais.html Bastidores da produção do programa. Acesso em 11/03/2019
https://www.youtube.com/watch?v=Riesu0ByqWQ Uso do “r”. Acesso em 11/03/2019
https://www.youtube.com/watch?v=CP8hO2bSBC4 Uso do “s”. Acesso em 11/03/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para os alunos que eles irão explorar maneiras de falar que podemos encontrar no Brasil, tanto no presente quanto no passado.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula mostrando as figuras do slide e dizendo que você irão fazer um jogo. Os alunos não podem dizer o nome do que está representado nas figuras. Diga que você irá falar uma palavra e que eles devem anotar em uma folha o número da imagem correspondente. Por exemplo, quando disse a palavra maranhão, eles devem escolher a imagem 1, 2, ou 3.
A lista de palavras e a imagem que corresponde a elas é a seguinte:
Imagem 1: mexerica, pokan, tangerina, bergamota, laranja.
Imagem 2: a pipa, maranhão, o pipa, papagaio, raia.
Imagem 3: pernilongo, mosca, mutuca, butuca, muriçoca.
Faça a correção dos nomes oralmente e explique que essas variações acontecem dependendo da região ou da cidade em que se está. Um nome de objeto, animal, alimento ou outros elementos do cotidiano podem mudar de acordo com as influências do vocabulário de cada lugar. Esse é o caso também da mandioca, representada no próximo slide. Leia o mapa com os alunos conversando sobre elementos que influenciam na maneira de falar de cada região. Discuta com eles os sotaques que conhecem e pergunte se eles sabem de onde vem cada forma de falar.
Como adequar à sua realidade: Se você quiser se aprofundar na ideia dos sotaques pode exibir o vídeo do canal Porta dos Fundos, explorando as maneiras de falar do personagem. Vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=GVTQO9czBsI acesso em 07/03/2019
Além desse vídeo, a série de reportagens do Jornal Hoje sobre sotaques pode também trazer mais informações para os alunos.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/08/reporter-da-serie-sotaques-do-brasil-conta-bastidores-da-viagem-pelo-pais.html acesso em 07/03/2019
Para você saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=uSzZ5vl45hI programa feito com as pesquisadoras que desenvolveram o Atlas Linguístico do Brasil, Suzana Cardoso e Jacyra Andrade Mota. acesso em 07/03/2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula mostrando as figuras do slide e dizendo que você irão fazer um jogo. Os alunos não podem dizer o nome do que está representado nas figuras. Diga que você irá falar uma palavra e que eles devem anotar em uma folha o número da imagem correspondente. Por exemplo, quando disse a palavra maranhão, eles devem escolher a imagem 1, 2, ou 3.
A lista de palavras e a imagem que corresponde a elas é a seguinte:
Imagem 1: mexerica, pokan, tangerina, bergamota, laranja.
Imagem 2: a pipa, maranhão, o pipa, papagaio, raia.
Imagem 3: pernilongo, mosca, mutuca, butuca, muriçoca.
Faça a correção dos nomes oralmente e explique que essas variações acontecem dependendo da região ou da cidade em que se está. Um nome de objeto, animal, alimento ou outros elementos do cotidiano podem mudar de acordo com as influências do vocabulário de cada lugar. Esse é o caso também da mandioca, representada no próximo slide. Leia o mapa com os alunos conversando sobre elementos que influenciam na maneira de falar de cada região. Discuta com eles os sotaques que conhecem e pergunte se eles sabem de onde vem cada forma de falar.
Como adequar à sua realidade: Se você quiser se aprofundar na ideia dos sotaques pode exibir o vídeo do canal Porta dos Fundos, explorando as maneiras de falar do personagem. Vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=GVTQO9czBsI acesso em 07/03/2019
Além desse vídeo, a série de reportagens do Jornal Hoje sobre sotaques pode também trazer mais informações para os alunos.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/08/reporter-da-serie-sotaques-do-brasil-conta-bastidores-da-viagem-pelo-pais.html acesso em 07/03/2019
Para você saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=uSzZ5vl45hI programa feito com as pesquisadoras que desenvolveram o Atlas Linguístico do Brasil, Suzana Cardoso e Jacyra Andrade Mota. acesso em 07/03/2019
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Aprofunde a discussão de como os sotaques mudam em cada região. Pergunte se as formas de falar o português mudaram com o tempo. Explique que as influências na linguagem oral aconteceram durante toda a vida do nosso país, desde a época colonial. O uso de certas palavras está relacionado com o momento histórico ou a época em que se vive e com as maneiras de se relacionar com o outro. Pergunte aos alunos como eles utilizam a palavra “você” fora da escola. Nas redes sociais é comum usarmos essa palavra na forma “vc”. O ambiente digital das redes sociais carrega bastante informalidade, e muitas palavras são alteradas nele.
Pergunte aos alunos: qual a diferença do português que utilizamos nas redes sociais e na escola? Aponte que o que aprendemos e utilizamos na escola é um português formal, e o das redes é uma linguagem mais ligada com o cotidiano e com a praticidade do encurtamento das palavras. Esse encurtamento está relacionado com as diferença entre a linguagem que utilizamos para escrever e para falar. As formas de falar se relacionam com o lugar onde estamos, e a língua escrita carrega uma unidade de todo o país.
Em alguns lugares, a palavra você também é substituída pelo “tu”. Observe o mapa com os alunos, analisando quais as capitais onde mais se utiliza o “tu”. Diga para os alunos que essas três formas não são as únicas que foram utilizadas no Brasil. No passado, outras variações desse termo foram empregadas.
Distribua entre eles as filipetas com as fontes, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V8jnQXvGeVBQKuEmttKvS7kP4uYkjV6ckMuESYkZQcSST6aTBvp4GMHmByXW/his5-08und10-filipetas.pdf Explique que são todos trechos de cartas, e que eles devem reconhecer, em pequenos grupos:
1- A forma que aparece.
2 - A época em que foi escrita a carta.
3 - Para quem foi escrita a carta.
4 - O que a carta informa.
Peça para que eles exponham brevemente o que entenderam de seu trecho anotando no quadro a forma de tratamento e a época em que foi utilizada. Analise coletivamente as diferenças entre esses períodos e as mudanças, ressaltando a manutenção do uso do “tu” até o momento presente, assim como o Vossa Excelência, em casos específicos. Explique que a palavra “você” tem origem nas variações linguísticas do termo “vós”. Essa mudança começou a acontecer no século XV, onde o emprego do “vós” começa a desaparecer, dando espaço para outras expressões, até que desaparece no século XIX. Ressalte que não é possível afirmar que em todo o período que compreende a transformação do termo “vós” não podemos demarcar épocas em que alguma das formas foi utilizada exclusivamente. Os hábitos de linguagem são alterados de maneira vagarosa entre as gerações e os períodos históricos.
Você pode exemplificar perguntando para os alunos se seus pais ou avós falam gírias ou termos que eles não usam. Diga que as formas de se referir a diversas situações se transformam em cada época. No caso do você, o que podemos demarcar é o começo do uso de cada variação: o Vossa Mercê passou a ser utilizado depois da segunda metade so século XVIII, dando origem ao vosmecê posteriormente, por exemplo. Alguns pesquisadores afirmam que o Vossa Mercê foi inicialmente utilizado como título de diferenciação do Rei de Portugal. Com o tempo, os nobres também passaram a ser tratados por esse pronome, o que se expandiu para a burguesia que buscava reconhecimento e posteriormente para camadas populares. Esse processo aconteceu em Portugal e em suas colônias, mas as transformações do português falado no Brasil teve outros motivos. De acordo com pesquisadores, a língua que era falada aqui no período colonial é desconhecida, pois misturava muitos elementos do português com as línguas indígenas. Uma das consequências dessa mistura foi a pronúncia da letra “r”, cujo som produzido pelos portugueses era muito difícil para os indígenas, sendo adaptado e gerando o que nós hoje conhecemos como a pronúncia das pessoas do interior, com o som do “r” forte nas palavras.
O português começa a chegar na região do litoral, mas a interiorização leva tempo, e por isso nossa língua tem tantas variantes. Além disso, em diferentes estados e cidades brasileiras tivemos influência de outras línguas como o espanhol, o francês (como no caso do Rio de Janeiro e da pronúncia do “r” carioca), o italiano, o alemão e mais recentemente o inglês com suas várias palavras e termos que estão presentes em nosso cotidiano (o verbo “deletar” vem da palavra “delet” da língua inglesa).
As variantes do português deram origem para diversos sotaques e termos regionais que são empregados em nosso cotidiano e que diferenciam a língua portuguesa em cada espaço do país. No ambiente escolar, o que aprendemos nas aulas de Língua Portuguesa é a linguagem que mais se aproxima de uma linguagem sem sotaques. Pergunte para os alunos se é possível falar a nossa língua sem o sotaque. Existe alguma forma neutra do português? Ou cada pessoa carrega em seu jeito de falar uma característica própria? Faça essa reflexão apontando a importância de respeitar essa pluralidade da língua que é parte das culturas e identidades locais, além de apontar como a língua se transforma e como a maneira de falar marca uma época.
Caso você possa exibir vídeos em sala pode utilizar a seguinte reportagem como introdução da discussão sobre o uso do “tu” no Brasil https://globoplay.globo.com/v/3566561/ acesso em 08/03/2019
Para você saber mais:
Para saber mais sobre o uso do “r” no Brasil e as diferenças de pronúncia de cada região acesse o vídeo https://globoplay.globo.com/v/3558809/ acessp em 08/03/2019
Caso queira se aprofundar nas análises históricas dos pronomes de tratamento recomendamos os seguintes artigos: http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC5/IC55.pdf acesso em 08/03/2019
http://www.scielo.br/pdf/alfa/v57n2/10.pdf acesso em 08/03/2019
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4808 acesso em 08/03/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: A sistematização estará baseada na composição de um dicionário de termos regionais. Para isso, inicie esse momento exibindo o Tweet com a pegadinha. Pergunte aos alunos o que eles compreendem da frase. Explique que “lua” em alguns lugares como o estado do Pará, significa que o sol está muito forte e muito quente. Pergunte aos alunos se eles conhecem outras expressões regionais e faça com eles uma pesquisa na escola, compondo um dicionário de sinônimos. O material disponível nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tNXePDGGxKKK7ZzVdWucCrUzcuvaAPGZEkSgUBUKV7yVvUfkW8AqGQQz9u9S/his5-08und10-fonte-para-o-dicionario.pdf pode servir para que os alunos comecem a pesquisa dos primeiros verbetes. Essa pesquisa poderá ser ampliada através de entrevistas na escola e em casa. Você pode ler o material e fazer com os alunos um exercício de descrição de outras palavras, como o que está presente na frase: “Palavra que designa brincadeira em que as crianças riscam uma figura no chão, formada por quadrados numerados, jogam uma pedrinha e vão pulando com uma perna só”. Sem falar a palavra os alunos podem ter mais sucesso na variedade dos termos encontrados nas entrevistas, além de refletir sobre o significado delas.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha acesso a computadores em sua escola, esse mural pode ser construído digitalmente para que os alunos possam registrar áudios e vídeos explorando o sotaque de cada região. Você pode expandir essa pesquisa pedindo para que os alunos levem esse material para casa e perguntem aos seus responsáveis por termos interessantes da língua portuguesa.
Para você saber mais: O projeto Atlas Linguístico do Brasil é uma das fontes utilizadas para desenvolver o material de apoio da sistematização. Nele você pode encontrar artigos mais aprofundados sobre o uso das palavras e as variações de sotaque em nosso país. https://alib.ufba.br/ acesso em 08/03/2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam as mudanças e permanências na linguagem do povo brasileiro ao longo do tempo.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas, mas altere a proposta para, ao invés de anotarem em uma folha, os alunos falem (associem) as palavras à imagem.
Problematização
Envie, antecipadamente, todos o material (texto, links e as orientações para que os alunos manipulem o material e façam o que é proposto). Este trabalho prévio facilitará o momento de discussão. Já defina os componentes dos grupos e encaminhe o texto específico para o trabalho.
Caso ache viável, você pode utilizar recursos digitais para fazer a apresentação dos textos através de recursos digitais (Padlet, PowerPoint ou Word).
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa.
Sistematização
Caso decida fazer esta etapa de forma assíncrona, peça aos alunos que façam a atividade proposta junto com os membros da família. Diga que vale ligar para avós, tios e primos, para que eles ajudem a listar termos usados pela família ou pela comunidade onde estão inseridos. Envie o material de apoio disponibilizado nesta etapa - disponibilize a sugestão proposta no item "Como adequar à sua realidade". Os registros audiovisuais são perfeitos para esse momento de isolamento.
Caso você mantenha a proposta original do Plano, pode utilizar recursos digitais para fazer um trabalho coletivo, através de painéis colaborativos (Padlet), ou utilizando o PowerPoint ou Word.
Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho feito, e, neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, elaborando a lista de verbetes usados pelos familiares e/ou pela comunidade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memóriaO surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Palavras Chave: Língua portuguesa; Sotaque; Variação linguística