Sorvete de Gelo
Plano de Aula
Plano de aula: O tempo da natureza e os métodos de conservação dos alimentos
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade HF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos irão encontrar exemplos de práticas que foram usadas para conservar os alimentos em diferentes espaços e momentos no Brasil e na América. Refletindo sobre os usos de diferentes práticas os alunos poderão perceber como o ser humano foi desenvolvendo técnicas para deter a deterioração causada pelo tempo da natureza nos alimentos.
Materiais necessários: Materiais para a confecção do Mural como papel, cartolinas, lápis e canetas coloridas, cola, tesoura etc.
Material complementar:
História “Sorvete de gelo” AUERBACH, Patricia. Histórias de Antigamente. Cia das letrinhas, 2016: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cvAvGCGaAeAhjYwDTygD2vxA23XgysUrRq7QfrhgFE4EDvdfJpzFjTdeud6W/his5-08und09-sorvete-de-gelo.pdf
Ficha dos alimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT39CRQekqnN5XncD8XQhabKNgrz8frahZJwc5CqsqZ7ppekVPmpeESBdbE4/his5-08und09-ficha-dos-alimentos.pdf
Para você saber mais:
Para saber mais sobre hábitos alimentares no Brasil:
https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/viewFile/8319/5217
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Inicie a aula contando para os alunos que eles irão conhecer alguns costumes do passado nessa aula, imaginando como se vivia no passado e quais eram os costumes das pessoas.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Inicie a contextualização lendo o texto “Sorvete de Gelo”, escrito por Patricia Auerbach, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cvAvGCGaAeAhjYwDTygD2vxA23XgysUrRq7QfrhgFE4EDvdfJpzFjTdeud6W/his5-08und09-sorvete-de-gelo.pdf
Após a leitura pergunte para os alunos se eles conhecem algum outro método de conservação. Aponte para as imagens do slide, com geladeiras utilizadas no passado, incluindo um sistema de refrigeração movido à vapor. Aproveite essa imagem para perguntar como pessoas que não possuem energia elétrica podem conservar seus alimentos. Pergunte se eles já observaram os rótulo de um produto comprado no mercado.
Faça a leitura de um rótulo, apontando a presença de conservantes nesses produtos e explicando que atualmente grande parte dos produtos que consumimos são feitos para durar por bastante tempo nas prateleiras dos supermercados e em nossas casas. Através da história das geladeiras do passado, pergunte a eles se os conservantes existiam nesse momento e como a humanidade conservava seus alimentos no passado.
Como adequar à sua realidade: Caso ache interessante, você pode pedir para que os alunos tragam de casa essas embalagens para a análise, ou realizar essa atividade após o intervalo, pedindo para que os alunos recolham algumas embalagens limpas que encontrarem nesse momento.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Dê continuidade para a discussão sobre os hábitos de conservação dos alimentos. Pergunte aos alunos se eles conhecem a história da formiga e da cigarra. Provavelmente os alunos já tiveram contato com ela em outros momentos escolares. Diga que essa história foi atribuída a um escritor chamado Esopo, que viveu na Grécia, no século VI a. C.
Leia o trecho do slide para relembrar a história com os alunos, explicando que as formigas estocam a comida no verão, para poderem se alimentar durante o período do inverno que são bastante rigorosos no hemisfério Norte, onde vivia Esopo. Elas não conservam os alimentos que guardam, pois se alimentam dos fungos que nascem do que estocam em seus formigueiros, mas conhecem a natureza e sabem que durante o inverno há escassez de comida. O tempo das estações influencia também na conservação dos alimentos, e por isso os grupos humanos desenvolveram diferentes técnicas de conservação dependendo de onde habitavam e das necessidades que tinham.
Divida os alunos em três grupos. Diga para os alunos que eles irão analisar alguns métodos de conservação utilizados no Brasil. Peça para que eles sigam o seguinte roteiro de análise:
1- Qual é a prática de conservação?
2 - Como ela funciona? Qual a sua ação no alimento?
3 - Qual grupo social utiliza essa prática? Para que?
grupo 1 - paçoca: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/huSrEWDE5TEpCXDsZyrRWa2GdRnwBsqUgQVfr2tAgkmbVf7YM27mzexmXQgH/his5-08und09-pacoca.pdf
grupo 2 - moquém: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Npb5K9DgHuhsCxEvh4YtJrc2MhN429uuCyyvzkJraKJJs4EpqTFwyQZuuxsf/his5-08und09-moquem.pdf
grupo 3 - sal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCCzUbxCS9AKKGzQ9A9jnBH3pbu8rB8bP2h2gJC5CK2W2HsvuDM9tEm8bubp/his5-08und09-sal.pdf
Após a análise, peça para que os grupos compartilhem suas respostas. É importante ressaltar quais foram as técnicas representadas: a paçoca, o uso do sal e o charque, e o moqueado. Cada uma das fontes guardam especificidades que podem ser exploradas nesse momento coletivo.
Converse com os alunos, pontuando suas falas e estimulando a participação. Aproveite o charque para falar sobre as relações que a produção tem com clima do local onde começou a ser produzida essa carne. Os aspectos econômicos que aparecem também nos mostram como em diferentes tempos os seres humanos desenvolveram técnicas e procuraram por produtos que agregassem valor a suas produções. Na paçoca, reflita com os alunos a distância dos caminhos que os tropeiros percorriam no Caminho do Ouro e a importância de se ter alimentos nesse caminho. O caminho era percorrido com mulas e levava vários dias para ser completado. Apesar dos postos que existiam no caminho (como as cidades citadas de Silveiras e Cachoeira Paulista), os tropeiros precisavam de alimentos que fossem fáceis de carregar e não ficassem estragados no caminho. Sobre o moquém, reflita sobre como essa prática aparece de diferentes formas na cultura dos índios Tembé, sendo incorporada não só para a conservação dos alimentos mas também para rituais.
Antes de finalizar a análise das fontes, converse com os alunos sobre os conservantes utilizados nos alimentos processados. Pergunte a eles quais práticas seriam as mais saudáveis. Explique que um dos grandes problemas dos produtos que utilizam conservantes é o sódio, proveniente de sais. Diferentes componentes dos produtos industrializados tem uma quantidade muito grande de sais, e portanto de sódio. Para consumí-los em quantidade adequada precisamos sempre ficar de olho nos rótulos, para que não sejam prejudiciais a nossa saúde.
Como adequar à sua realidade:
Para a divisão dos grupos observe a quantidade de alunos em sua sala. Se considerar que existem muitos alunos para somente três grupos faça mais do que um grupo com mesmo tema.
Para aprofundar os estudos sobre alimentação saudável você pode acessar os seguintes materiais:
Informações sobre o consumo de sódio no site do Ministério da Saúde:
http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_promocao_da_saude.php?conteudo=sodio
campanha do Ministério da Saúde para regulação dos alimentos: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/junho/13/sodio-e-alimentacao-saudavel.pdf
Para você saber mais:
Para saber mais sobre as práticas de conservação listadas, destacamos as seguintes referências e links:
Moquém e povo Tembé: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19426_11546.pdf acesso em 10/03/2019
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Temb%C3%A9 acesso em 10/03/2019
Paçoca e tropeiros: http://www.historiadaalimentacao.ufpr.br/noticias/noticias112.html acesso em 10/03/2019
estrada real: http://www.institutoestradareal.com.br/ acesso em 10/03/2019
Povo Ashaninka: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Ashaninka acesso em 10/03/2019
Charque: http://www.humanas.ufpr.br/portal/cedope/files/2011/12/As-carnes-secas-do-Cear%C3%A1-e-o-mercado-Almir-Leal-de-Oliveira.pdf acesso em 10/03/2019 PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Retome as embalagens dos produtos e observe com os alunos a data de validade. Verifique qual o alimento com o maior prazo e compare com os outros. Pergunte aos alunos: alguma técnica de conservação consegue impedir que os alimentos se estraguem? A intenção é que os alunos percebam que, por mais desenvolvidas que sejam algumas técnicas, com alimentos processados por máquinas e com aditivos que não encontramos em nosso cotidiano, é impossível impedir que os alimentos se degradem.
Para finalizar esse estudo, construa um painel com as práticas de conservação de alimentos estudadas.
Separe a sala em dois grupos. Um deles será responsável por organizar a parte dos conservantes em embalagens. Utilize as fichas para as embalagens, disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT39CRQekqnN5XncD8XQhabKNgrz8frahZJwc5CqsqZ7ppekVPmpeESBdbE4/his5-08und09-ficha-dos-alimentos.pdf para identificar os conservantes presentes nos alimentos.
O segundo grupo será responsável por adicionar no mural as outras formas de conservação estudadas, produzindo ilustrações e registrando as informações sobre uso das práticas em cada espaço estudado. Destaque com os alunos quais os motivos para o uso de cada prática, relacionando com os contextos que foram explorados.
Como adequar à sua realidade: Você pode adicionar nesse mural a discussão sobre os orgânicos, apontando as vantagens do consumo desses alimentos. Para aprofundar os estudos sobre produtos de origem orgânica você pode utilizar esse material produzido pelo Ministério da Agricultura: http://www.redezero.org/cartilha-produtos-organicos.pdf
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que alguns costumes do passado - e da atualidade - foram importantes marcos de uma época dentro de um tempo histórico.
Envie antecipadamente todo o material utilizado para iniciar a aula. A prévia leitura do texto favorecerá o momento de discussão no grupo. Peça aos alunos que, para a aula, selecionem dois produtos (ou rótulos) para a execução da atividade proposta na Problematização.
Agende uma videoconferência dê continuidade às orientações.
Se achar interessante, envie aos alunos alguns links de propagandas de geladeiras ao longo do tempo: link 1 (disponível aqui), link 2 (disponível aqui), link 3 (disponível aqui).
Problematização
Envie, antecipadamente, todos o material (texto e as orientações para que os alunos leiam e façam o que é proposto - esta leitura prévia facilitará o momento de discussão). Já defina os componentes dos grupos e encaminhe o texto específico para o trabalho.
Caso ache viável, você pode utilizar recursos digitais para fazer um trabalho coletivo através de painéis colaborativos (Padlet), ou indicar aos alunos que façam a atividade através do PowerPoint ou Word. É interessante que esta etapa seja executada de forma assíncrona.
Agende uma videoconferência, siga as orientações definidas para esta etapa e permita que os alunos apresentem o trabalho realizado
Caso ache interessante, envie o link (disponível aqui) para que os alunos leiam sobre a conservação dos alimentos ao longo do tempo e na atualidade.
Sistematização
Caso você mantenha a proposta original do Plano, pode utilizar recursos digitais para fazer um trabalho coletivo, através de painéis colaborativos (Padlet), do PowerPoint ou Word.
Caso decida fazer esta etapa de forma assíncrona, deixe que os alunos façam o trabalho com os recursos que possuem, mas indique também os digitais.
Agende uma videoconferência para que apresentem o trabalho feito, e, neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo. Oriente que, juntamente com o aluno, façam uma pesquisa na internet para descobrirem propagandas antigas de eletrodomésticos ou alimentos. Explique que serão bons e divertidos momentos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Palavras Chave: formas de conservação, alimentos, conservantes, tropeiros, moquém, paçoca, sal.