Sorvete de Gelo
Plano de Aula
Plano de aula: O tempo da natureza e os métodos de conservação dos alimentos
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade HF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos irão encontrar exemplos de práticas que foram usadas para conservar os alimentos em diferentes espaços e momentos no Brasil e na América. Refletindo sobre os usos de diferentes práticas os alunos poderão perceber como o ser humano foi desenvolvendo técnicas para deter a deterioração causada pelo tempo da natureza nos alimentos.
Materiais necessários: Materiais para a confecção do Mural como papel, cartolinas, lápis e canetas coloridas, cola, tesoura etc.
Material complementar:
História “Sorvete de gelo” AUERBACH, Patricia. Histórias de Antigamente. Cia das letrinhas, 2016: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cvAvGCGaAeAhjYwDTygD2vxA23XgysUrRq7QfrhgFE4EDvdfJpzFjTdeud6W/his5-08und09-sorvete-de-gelo.pdf
Ficha dos alimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT39CRQekqnN5XncD8XQhabKNgrz8frahZJwc5CqsqZ7ppekVPmpeESBdbE4/his5-08und09-ficha-dos-alimentos.pdf
Para você saber mais:
Para saber mais sobre hábitos alimentares no Brasil:
https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/viewFile/8319/5217
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Inicie a aula contando para os alunos que eles irão conhecer alguns costumes do passado nessa aula, imaginando como se vivia no passado e quais eram os costumes das pessoas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS