GEO5_07UND07 - Texto da ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Uso de energia elétrica em comunidade indígenas
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Texto da ação propositiva.
Material complementar:
Texto da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fTfH6nJWbJvT8M6W72gJzuQtmUKEVwqy7E8RX4prZxQ44kCYd4w4waDdtJXu/geo5-07und07-texto-da-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
O uso da energia elétrica no ambiente residencial disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2001_tr51_0009.pdf acesso em: 28/05/2019
Cartilha “Usos de Sistemas Energéticos com Fontes Renováveis em Regiões Isoladasdisponível” em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/cartilha_usos_de_sistemas_completa_2.pdf acesso em: 28/05/2019
Contextos prévios: Os alunos já devem ter estudas fontes de energia renováveis e não renováveis.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta para os alunos ou peça-os para lerem em conjunto. Após a leitura pergunte aos alunos: “Será que as comunidades indígenas precisam de energia elétrica?”. Comente com os alunos o fato de que a energia elétrica já é tão comum nas nossas vidas que nem imaginamos como é sem ela. Pergunte se eles conhecem uma comunidade indígena e se imaginam como é a vida nela. Comente que muitas comunidades possuem gerador para alimentar alguns equipamentos que demandam eletricidades, por exemplo geladeira.
Para você saber mais:
Pesquisa da Unicamp gera energia elétrica para indígenas no Xingu disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/10/18/pesquisa-da-unicamp-gera-energia-eletrica-para-indigenas-no-xingu acesso em: 28/05/2019
Contextos prévios: Os alunos já devem ter estudas fontes de energia renováveis e não renováveis.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS