Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Canva.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte vídeo, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual.
- Aparelhos que menos gastam energia elétrica - disponível aqui.
Peça para destacarem os equipamentos que gastam menos energia elétrica.
Contextualização
Sugere-se que esta etapa da aula seja feita de maneira sincrônica. Apresente o slide/imagem do plano original e dialogue com os alunos de acordo com as orientações.
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide a seguir:

Pergunte, de maneira assincrônica ou sincrônica, o que eles entendem da manchete da notícia. Peça que registrem as atividades que t?m realizado em casa, durante a quarentena, que envolvem o consumo de energia elétrica. Espera-se que os alunos compreendam que a permanência das pessoas em casa pode favorecer o aumento do consumo de energia elétrica.
Ação propositiva
A proposta para esta etapa é uma adaptação do plano original. Agora individualmente, a ideia é que investiguem e registrem, por meio de uma tabela, as atividades da casa, durante uma semana inteira, que consumem de energia elétrica e o tempo de uso de cada aparelho.
Veja o exemplo a seguir:

A ideia é que percebam quem é a pessoa da casa que realiza mais atividades que consomem energia elétrica e em qual dia da semana (finais de semana ou durante a semana).
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que os alunos criem um cartão virtual para homenagear aquele familiar que utiliza menos aparelhos que consomem energia elétrica na casa. Para montar o cartão virtual, sugere-se o uso do Canva.
Os alunos precisam:
- Assistir ao tutorial:
- Como fazer um convite digital no celular – disponível aqui;
- Escolher as palavras que serão utilizadas levando em conta que não se trata de um convite de aniversário, mas de um cartão de parabenização;
- Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Conceitos tarifários: demanda e consumo - disponível aqui;
- Dicas de economia de energia - disponível aqui;
- Casa eficiente - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Coronavírus: veja dicas de como evitar desperdício de energia elétrica durante pandemia - disponível aqui.